Centro Lucio Costa promove evento sobre Fotografia e Patrimônio

Paisagem Rio de Janeiro

Qual o papel da fotografia e do patrimônio cultural nas transformações da sociedade? A quarta edição das Mesas Redondas sobre Fotografia e Patrimônio, que acontecerá no dia 06 de dezembro no Centro Lúcio Costa, no Rio de Janeiro (RJ), vai reunir estudantes, pesquisadores e profissionais das áreas da fotografia e do patrimônio cultural para debater e problematizar esta e outras questões teóricas, históricas e práticas associadas a essas duas áreas do conhecimento. Realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural e pelo Programa de Pós-Graduação em História da UNIRIO, o evento será gratuito, sem inscrições prévias e sujeito à lotação de 50 vagas. Haverá emissão de certificado para os participantes e trasmissão ao vivo via streaming.

O evento foi criado em 2015, como um espaço para reflexão das interseções entre fotografia e patrimônio cultural. A primeira edição trouxe um debate sobre os múltiplos olhares possíveis da prática da preservação do Iphan, com a presença de fotógrafos e pesquisadores envolvidos com a temática da fotografia e do patrimônio. A segunda edição, em 2016, abordou as transformações ocorridas no campo da fotografia após os anos 1970 e seus impactos nas ações de preservação do patrimônio cultural. Já em 2017, foi abordado o tema Democracia e Cidadania e seus diálogos entre teoria e prática da fotografia no universo das políticas patrimoniais.

Alto XinguA fotografia e a Revista do Patrimônio

Nesta edição de 2018, durante o evento haverá ainda apresentação da Revista do Patrimônio, que tem a fotografia como importante aliada na sensibilização dos leitores. Com a tradição e a importância de uma das revistas institucionais mais antigas do Brasil, publicada desde 1937, e com a qualidade autoral e iconográfica reconhecida por sua excelência, serão apresentados os novos números da Revista. Nessa edição especial, a publicação segue a linha temática destacada pelo Iphan ao longo de todo o ano de 2018 e aborda, em dois volumes, o Patrimônio Cultural da Região Norte do país.

Com uma curadoria fotográfica refinada, os registros em forma de arte contam múltiplas histórias visuais do Norte, como do Teatro Amazonas, do Círio de Nazaré e do Patrimônio Arqueológico da Amazônia. São destaques os trabalhos de fotógrafos e artistas premiados, como Claudia Andujar, Frans Krajcberg, Luiz Braga, Elza Lima, Pierre Verger, Miguel Chikaoka, Renato Soares, Franz Keller-Leuzinger, Guy Veloso, Walter Firmo, Els Lagrou, Marc Ferrez, Felipe Augusto Fidanza, Marcela Bonfim, Ronaldo Nina, George Huebner, Margi Moss, Spix & Martius, Antonio José Landi, entre outros, além de fotógrafos do Iphan, como Dana Merrill, Francisco Moreira da Costa, Marcel Gautherot (coleção do Instituto Moreira Salles e acervo do Iphan), Márcio Vianna, Oscar Liberal e Fernando Mesquita.

As Mesas Redondas sobre patrimônio e fotografia serão transmitidas via streaming meio dos links:

Manhã https://www.youtube.com/watch?v=vIK8RbR6bcg

Tarde https://www.youtube.com/watch?v=9fAdK-nPADA

Serviço
Mesas redondas sobre Fotografia e Patrimônio
Data:
06 de dezembro, às 09h30
Local: Avenida Presidente Vargas, 3131, 19° andar – Auditório do Iphan – Edifício Teleporto – Rio de Janeiro (RJ)
Evento gratuito

 

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Yara Diniz – yara.dinz@iphan.gov.br
(61) 2024-5533/ 2024-5511
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr |
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 

 

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin