Centro Lucio Costa recebe encontro sobre a preservação de acervos de matriz africana

10 Encontro temático do Patrimônio CulturalDebater a preservação e a gestão de bens móveis e acervos de matriz africana por meio de práticas patrimoniais é o objetivo do 10º Encontro Temático do Patrimônio: enfrentamentos para a preservação de bens móveis de matriz africana. O evento, que ocorre dia 22 de novembro no Centro Lucio Costa, no Rio de Janeiro (RJ) é aberto ao público e promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a partir da parceria entre o Grupo de Trabalho Interdepartamental para Preservação do Patrimônio Cultural de Matriz Africana (GTMAF) e Centro Lucio Costa.

A proposta é promover espaços de debate e partilha sobre práticas de preservação de bens no âmbito do Patrimônio Cultural. O foco do encontro é a discussão sobre o reconhecimento de bens móveis de Matriz Africana. A programação está dividida em duas mesas: Identificação e atribuição de valores e Conservação e gestão de acervos de matriz africana

Os debates incluem temas como obras de arte, processos de musealização desses bens a partir de uma curadoria participativa com comunidade e instituições; a continuidade do uso ritualístico de bens, mesmo depois de seu reconhecimento como Patrimônio Cultural ou sua musealização.

Os participantes também vão debater sobre como conciliar as necessidades específicas da conservação da materialidade do bem e as especificidades de sua natureza ritualística e sagrada. Está prevista também a discussão sobre a relação entre as comunidades tradicionais e as instituições de guarda desses acervos.

Um dos assuntos do evento é a Coleção Perseverança, que será tema da palestra Conservação e gestão de acervos de matriz africana. O acervo reúne peças que sobreviveram ao Dia do Quebra, que ocorreu em fevereiro de 1912, quando terreiros de Xangô de Maceió (AL) foram alvo de intolerância e ficaram totalmente destruídos. As esculturas, imagens, instrumentos musicais, indumentárias e outros objetos compõem uma das mais importantes e raras coleções etnográficas do Brasil. Tombada pelo governo de Alagoas em 2013, a coleção Perseverança agora pleiteia tombamento federal do Iphan.
A experiência será exposta pelo professor Zezito Araújo, servidor da Secretaria de Estado de Educação de Alagoas e membro do Instituto Histórica e Geográfico de Alagoas (IHGAL). A mesa ainda terá participação do curador e filho-de-santo do terreiro Ilê Omolu e Oxum (São João de Meriti-RJ), Marco Antônio Teobaldo, e dos servidores do Iphan, Cláudia Nunes e Marcos Aurélio Tavares. 

Outro caso é o do Museu do Samba, cuja experiência patrimonial será exposta pela gestora da instituição, Nilcemar Nogueira. Ela vai compor a mesa Identificação e atribuição de valores de bens móveis e acervos de matriz africana. Segundo a gestora, a palestra vai “mostrar os impactos das atividades do museu na vida dos detentores e de que forma vem se construindo o plano de salvaguarda como instrumento de inserção social”. Um dos principais focos do museu está situado no campo da educação patrimonial as partir de ações realizadas junto a escolas, a partir das quais se trabalha “a questão da identidade, a contribuição negra e a ancestralidade de matriz africana enquanto brasileira”, diz Nilcemar.

A mesa ainda terá participante do professor Marcelo Nascimento Bernardo da Cunha, pesquisador do Departamento de Museologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e coordenador do Museu Afro-Brasileiro da UFBA; da professora Lia Dias Laranjeira, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab); e da antropóloga Guacira Waldeck, servidora do Iphan lotada no Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular. 

Serviço:
10º Encontro Temático do Patrimônio: Enfrentamentos para a preservação de bens móveis de Matriz Africana

Data: 22 de novembro de 2019, a partir das 9h
Local: Centro Lúcio Costa
           Avenida Presidente Vargas, 3131 – Cidade Nova, Rio de Janeiro (RJ)

Mais informações para imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
(61) 2024-5526 / 2024-5511
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr
www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovB

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin