Sítios do patrimônio mundial na América Latina e Caribe em debate
publicada em 30 de novembro de 2012, às 14h24
Centro do Patrimônio Mundial realiza no Chile encontro com representantes da região para discutir o estado de conservação e gestão dos Sítios do Patrimônio Mundial.
Nos próximos dias 2 a 5 de dezembro, o Centro do Patrimônio Mundial, da UNESCO, e o Governo Chileno realizam a Reunião Final do Segundo Ciclo do Exercício do Informe Periódico para a América Latina e Caribe em Santiago do Chile, contando com a presença de representantes dos gestores dos sítios do patrimônio mundial na região, incluindo o Brasil. Nesse encontro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por intermédio da Assessoria de Relações Internacionais e do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização, participam dos debates.
O objetivo da reunião será avaliar os resultados finais do Exercício do Informe Periódico para os sítios da região, discutindo questões referentes ao seu estado de conservação e às necessidades de gestão e capacitação. Serão levantadas diretrizes para o planejamento regional de ações da UNESCO para os próximos anos, a serem levadas aos demais instâncias regionais, como os Centros de Categoria II da Unesco existentes na região como o Centro Lucio Costa, no Rio de Janeiro e o Centro Regional de Patrimônio Mundial em Zacatecas, no México. Trata-se de um passo importante no alcance dos objetivos do processo do Informe Periódico, não apenas para gerar uma plataforma de discussão para a metodologia de avaliação do Informe Periódico, mas também para identificar linhas prioritárias de cooperação internacional.
O Exercício do Informe Periódico organizado pela UNESCO é importante para a implementação, em nível regional, da Convenção do Patrimônio Mundial. O Segundo Ciclo do Informe Periódico para a Região da América Latina e Caribe começou em 2009, com uma primeira rodada de encontros na Argentina, México, Brasil e Barbados, e uma segunda rodada de reuniões em 2012, no Brasil, República Dominicana e México.
Os seus resultados estarão centrados nos aspectos relacionados à conservação e gestão dos sítios naturais, culturais e mistos declarados Patrimônio Mundial na região.
Para saber mais: Veja programação do encontro.