Mapa Etno-histórico de Curt Nimuendajú

Banner - Mapa Etno-Histórico do Brasil e Regiões Adjacentes

Downloads

Download Mapa Etno-histórico 2017
Download Mapa Etno-histórico -Versões anteriores
Download Mapa Etno-histórico - Restaurações digitais

A presente versão do Mapa Etno-histórico do Brasil e Regiões Adjacentes é uma iniciativa da equipe técnica do Inventário Nacional da Diversidade Linguística do Departamento do Patrimônio Imaterial (INDL/DPI). Contou com a parceria da Universidade Federal do Pará, Museu Paraense Emílio Goeldi, Museu Nacional/UFRJ e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), instituições estas que participaram da elaboração das outras edições do Mapa, atualmente esgotadas. Os exemplares originais se encontram nos acervos do Museu Nacional e do Museu Paraense Emílio Goeldi e os arquivos digitais dessas versões estão disponíveis para download.

O Iphan realizou uma revisão completa desta obra que é considerada um marco dos estudos sobre as línguas e culturas indígenas no Brasil. Trata-se da primeira fase do projeto Plataforma Interativa de Dados Geo-históricos, Bibliográficos e Linguístico-culturais da Diversidade Linguística no Brasil, cujo objetivo é utilizar as novas tecnologias da informação e da comunicação para promover o acesso a conteúdos como a restauração digital do mapa original (elaborado em meados dos anos 1940), a versão digital na íntegra dos documentos históricos e etnográficos mencionados pelo autor, e informações georreferenciadas sobre a diversidade linguística no país.

Curt Nimuendajú e o Mapa Etno-históricoKurt Unckel (1883-1945) nasceu na cidade alemã de Jena e tornou-se etnólogo a partir da experiência de contato e de pesquisa com povos indígenas no Brasil. Recebeu a alcunha de Nimuendajú (“o que fez seu assento, o que se estabeleceu”, conforme tradução livre do linguista Aryon Rodrigues) pelos guaranis do oeste paulistano, por volta do ano de 1905. Naturalizou-se brasileiro em 1920, adotando oficialmente o nome a ele dado pelos indígenas. Foi um dos principais pesquisadores da diversidade social e cultural da Amazônia. Além de uma vasta obra intelectual, também produziu três versões do Mapa por encomenda das instituições de pesquisa Smithsonian Institution, Museu Paraense Emílio Goeldi e Museu Nacional do Rio de Janeiro. 

Elaborado artesanalmente e medindo cerca de 2m x 2m, o Mapa Etno-histórico do Brasil Regiões Adjacentes é uma síntese definitiva de uma vida inteira dedicada ao estudo das línguas e culturas indígenas. Este documento/monumento está inscrito pela UNESCO no Programa Memória do Mundo, destinado a reconhecer como patrimônio da humanidade os acervos e/ou documentos arquivísticos e bibliográficos de grande valor cultural, histórico e de memória. Um audiovisual com entrevistas e detalhes da reedição está disponivel em Mapa Etno-histórico do Brasil e Regiões Adjacentes.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin