Balaio do Patrimônio debate preservação cultural no Piauí

publicada em 06 de julho de 2011, às 12h27

 

A cidade de Pedro II será o palco para oficinas, debates e uma extensa programação cultural, entre os dias 7 e 9 de julho, quando acontecem o Balaio do Patrimônio Cultural e Sala do Artista Popular, No Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular no Rio de Janeiro. Neste período, a cidade será um espaço de socialização dos conhecimentos produzidos sobre o patrimônio cultural do município, do estado do Piauí e do Brasil, reunindo diversos grupos para discutir estratégias de proteção ao patrimônio material e imaterial.

O objetivo do encontro é construir uma rede de parcerias para atuar na defesa e preservação dos bens culturais. Serão realizadas mesas-redondas sobre vários temas, além de oficinas sobre a salvaguarda do patrimônio imaterial, o artesanato tradicional brasileiro, proteção ao patrimônio arqueológico, restauro de construções tradicionais e elaboração de projetos culturais. Haverá ainda uma programação cultural, com apresentação de grupos e filmes do próprio município.

A edição da Sala do Artista Popular trará a exposição dos trabalhos de artesãs da comunidade de Formiga, tecelãs e santeiros da cidade de Pedro II, que ficarão expostas no Espaço Nordeste, durante os meses de julho e agosto. Será ainda inaugurada a sede da Associação Xique-Xique, viabilizada a partir de recursos do Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural – Promoart, e do Mais Cultura.

O Balaio do Patrimônio Cultural é uma realização do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com diversas instituições, o que possibilitou a ampliação das atividades e dos horizontes do evento. As inscrições são gratuitas e já podem ser realizadas na sede da Superintendência do Iphan em Teresina, e em Pedro II na ACONTUR, Rádio Matões FM, Tenda da Cruviana, Associação Xique-Xique, e Secretaria Municipal de Obras e Cultura de Pedro II. Os participantes terão direito a certificados.

Veja mais:
Folder
Cartaz

Mais informações
Telefones (86) 3221-1404, 3221-5538.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin