Iphan reforça Campanha pela Recuperação de Bens Procurados nos aeroportos
publicado em 13 de março de 2008, às 15h39
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou em outubro de 2007, uma Campanha Institucional para recuperar bens culturais desaparecidos.
A participação da sociedade e das instituições culturais são vitais nesta iniciativa. Para dar continuidade à ação, o Iphan, com apoio da Infraero, está disponibilizando o filme da Campanha para veiculação nas salas de embarque dos aeroportos de todo País, além de dois modelos de banners e folhetos explicativos de como a população pode participar através de denúncias anônimas sobre os bens culturais procurados.
A novidade nesta fase da Campanha é o destaque para o furto de peças arqueológicas. Um dos modelos de banners, que serão fixados nos aeroportos, chama atenção para o roubo de peças arqueológicas, também patrimônio cultural brasileiro.
O Iphan tem cadastrado, hoje, no banco de dados três peças arqueológicas que estão desaparecidas. Porém, é inestimável o número de peças arqueológicas que já foram furtadas. Grande parte desses bens encontra-se em subsolo e em lugares de difícil acesso, estando, portanto, mais sujeitas a violação. Além disso, soma-se o fato de que os bens arqueológicos não são muitas vezes identificados como patrimônio cultural nacional, devido à falta de informações sobre esses bens pela população em geral.
Atualmente o Iphan já tem registrado mais de 14 mil sítios arqueológicos.
Todos os sítios arqueológicos são protegidos pelo Iphan e qualquer intervenção feita nos mesmos tem que ter a aprovação do Instituto.
Abaixo alguns Sítios Arqueológicos tombados pelo Iphan:
• Sambaqui do Pindaí, em São Luis-MA;
• Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato-PI;
• Inscrições Pré-Históricas do Rio Ingá, em Ingá-PB;
• Sambaqui da Barra do Rio Itapitangui, em Cananéia-SP;
• Lapa da Cerca Grande, em Matozinhos-MG;
• Quilombo do Ambrosio: remanescentes, em Ibiá-MG;
• Ilha do Campeche, em Florianópolis-SC.
Consulte o banco de dados com a lista de bens procurados.
Denúncias anônimas podem ser feitas por
Telefone: (21) 2262-1971
Fax: (21) 2524-0482
E-mail bcp-gemov@iphan.gov.br
ou no próprio banco online.
Mais informações:
Assessoria de Comunicação
Iphan/Monumenta
Fones: (61) 3326.3911 – 3326.8014 – 9972.0050
ascom@iphan.gov.br