Apresentação musical vai homenagear Roberto Burle Marx

Sítio Burle MarxO Centro Cultural Sítio Roberto Burle Marx, unidade especial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza em parceria com a Sociedade de Amigos do arquiteto e paisagista, no próximo dia 08 de agosto, o evento Música no Sítio.  As apresentações serão conduzidas pela saxofonista, arranjadora, compositora e educadora, Daniela Spielmann, e pela professora Associada da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Miriam Grosman, que interpretarão músicas de compositores famosos como Ludwig van Beethoven, Frédéric Chopin, Carlos Seixas, entre outros.

O evento também vai contar com uma visita guiada pelo Sítio que reúne uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semitropicais do mundo, cultivada em viveiros, jardins ao ar livre. O objetivo é comemorar o aniversário de Roberto Burle Marx. A apresentação é gratuita e as inscrições poderão ser feitas através por telefone. O concerto será limitado a 120 participantes.

Sobre Burle Marx
Roberto Burle Marx nasceu em 4 de agosto de 1909, em São Paulo. Desde pequeno, já manifestava vocação para as artes plásticas, através de desenhos e pinturas. Porém, foi aos 18 anos, em viagem para a Europa, que decidiu se tornar pintor, após visitar uma exposição de Van Gogh. Lá, também conheceu a coleção de plantas brasileiras do Jardim Botânico de Dahlen, em Berlim, que o inspirou, ao voltar para o Brasil, a criar jardins com plantas brasileiras, ao invés dos jardins tradicionais de inspiração europeia.

Em 1932, foi convidado pelo urbanista Lúcio Costa a fazer seu primeiro jardim em uma residência em Copacabana. Em 1934, como diretor de Parques e Jardins em Pernambuco, começa a fazer jardins públicos. São mais de dois mil projetos paisagísticos de sua autoria pelo Brasil e em outros países, dentre eles, o Parque do Flamengo, os jardins do Palácio Gustavo Capanema e o Calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro; os jardins do Complexo da Pampulha, em Belo Horizonte; e o paisagismo do Palácio Itamaraty, em Brasília.

Em 1949, Burle Marx adquiriu, juntamente com seu irmão Siegfried, o Sítio em Barra de Guaratiba, depois doado ao governo federal e transformado em Unidade Especial pelo Iphan. Naquela época, no Sítio de Santo Antônio da Bica, como era chamado, havia uma antiga casa de fazenda e uma pequena capela do século XVII, dedicada a Santo Antônio. Burle Marx restaurou a capela, recuperou e ampliou a casa e começou a levar para o Sítio sua coleção de plantas. Em 1973, o paisagista mudou-se definitivamente de Laranjeiras, bairro próximo ao centro do Rio de Janeiro, aonde cresceu, para Barra de Guaratiba.

Serviço:
Música no Sítio
Data
: 08 de agosto de 2015
Horário: 10h30 às 14h
Local: Estrada Roberto Burle Marx, 2019 - Barra de Guaratiba - Rio de Janeiro – RJ
Agendamento: (21) 2410-3000

Mais informações  para a imprensa:
Sítio Roberto Burle Marx- SRBM
Telefone: (21) 2410-3000

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin