Guia de línguas disponibiliza consulta de palavras em Talian

Acervo IphanO Brasil é um país conhecido por sua diversidade natural, cultural, étnica, artística, social, porém a variedade de línguas faladas no território nacional também é notável. Estima-se que mais de 250 línguas sejam faladas no Brasil entre indígenas, de imigração, de sinais, crioulas e afro-brasileiras, além do português. 

Esse patrimônio cultural é desconhecido por grande parte da população brasileira, que se acostumou a ver o Brasil como um país monolíngue. E como referência em consulta desses idiomas, a revista Talian Brasil lançou o Guia de Palavras 5 línguas - O Ghia de Parole. A publicação conta com mil palavras em Talian Brasilian, Português, Vèneto, Italiano e Inglês. 

O Talian
O Talian é uma das autodenominações para a língua de imigração falada no Brasil onde houve ocupação italiana, desde o século XIX, nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Espírito Santo, incluído no Inventário Nacional da Diversidade Linguística (INDL), em 2015.

O INDL é instrumento oficial de identificação, documentação, reconhecimento e valorização das línguas faladas pelos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira. Assim, o Iphan incluiu no INDL, até março de 2015, além do Talian, mais duas línguas; a língua Asuriní do Trocará, que pertence ao tronco Tupi, da família linguística Tupi-Guarani. Os Asurini do Trocará ou Auiu no Surini do Tocantins habitam a Terra Indígena Trocará, localizada às margens do rio Tocantins, em Tucuruí (PA); e a língua Guarani Mbya, identificada como uma das três variedades modernas da língua Guarani, da família Tupi-Guarani, tronco linguístico Tupi - as outras são o Nhandeva ou Chiripá/Txiripa/Xiripá ou Ava Guarani e o Kaiowa.

Acesse a página do Inventário Nacional da Diversidade Linguística no nosso portal.

Já o Guia será atualizado mensalmente de maneira digital, e conforme as pesquisas sobre os idiomas vão avançando, o guia vai sendo atualizado. 

Faça dowload gratuito do Ghia de Parole

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin