Conselho Consultivo vai se reunir em Brasília

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural estará reunido no próximo dia 17 de setembro, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília. Na pauta da 80ª reunião estão as propostas de tombamento do Conjunto Arquitetônico Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora (MG) e da Antiga sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro (RJ), além da proposta de registro com o Patrimônio Cultural do Brasil da Festa do Pau da Bandeira de Santo Antonio de Barbalha (CE).

Essa é a segunda reunião do Conselho este ano. A primeira aconteceu em junho e avaliou a prática artesanal de fazer cuias, realizada por mulheres de comunidades ribeirinhas do Baixo Amazonas, no Pará; a maestria do paisagismo de seis Jardins de Burle Marx, no Recife (PE); e a história, arte e beleza do parque Campo de Santana, no Rio de Janeiro (RJ)

Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Museu Mariano Procópio (MG)
Conjunto Arquitetônico e Paisagístico do Museu Mariano Procópio em Juiz de Fora (MG)A proposta de tombamento do conjunto tem como base o valor arquitetônico dos imóveis, com sua arquitetura eclética, exemplar único em Minas Gerais, sua decoração, mobiliário, além da importância do acervo que abriga. Além disso, destaca-se o valor paisagístico atribuído ao parque Glaziou, com seus prédios, estátuas, monumentos, fontes e outros. Se os conselheiros decidirem pelo tombamento, o Conjunto Arquitetônico passará a ser considerado Patrimônio Cultural do Brasil, inscrito no Livro do Tombo Histórico e Etnográfico, Arqueológico e Paisagístico.

 

 

Antiga sede do Arquivo Nacional
Museu Casa da Moeda, no Rio de JaneiroA antiga sede do Arquivo Nacional, localizada na Praça da República, 26, no Centro do Rio de Janeiro teve a proposta de proteção baseada no valor histórico do bem, que sediou inúmeras instituições de importância para a memória nacional. As fachadas originais do prédio estão associadas ao período de transição que marcou a passagem da arquitetura da fase colonial para a neoclássica, no final do século XVIII e início do XIX. Originalmente, o imóvel pertenceu ao Barão de Ubá, foi adquirido por D. João VI em 1818, assim que chegou ao Brasil, e passou por diversas reformas ao longo do tempo para adequá-lo a vários usos.

 

 

Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha (CE)
Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha (CE)A Festa é uma tradição que se reitera e se atualiza. Além da sua relevância nacional engloba a memória, a identidade e a formação da sociedade brasileira. É também, uma referência cultural importante que foi exercida, principalmente, pelas camadas populares do nordeste brasileiro um dos grupos formadores da nacionalidade, além de ser um dos momentos fundamentais na construção e afirmação da identidade da população de Barbalha, da região do Cariri e do Ceará. Se for aprovada, a inscrição será no Livro de Registro das Celebrações. 

O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural
O Conselho que avalia os processos de tombamento e Registro é formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia. Ao todo, são 23 conselheiros, que representam o Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB, o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios - Icomos, a Sociedade de Arqueologia Brasileira – SAB, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama, o Ministério da Educação, o Ministério das Cidades, o Ministério do Turismo, o Instituto Brasileiro dos Museus – Ibram, a Associação Brasileira de Antropologia – ABA, e mais 13 representantes da sociedade civil, com especial conhecimento nos campos de atuação do Iphan.

Serviço:
80ª Reunião do Conselho Consultivo
Data:
17 de setembro de 2015
Horário: das 09h às 19h
Local: Sede do Iphan - SEPS Quadra 713/913 – Bloco D – Asa Sul - Brasília – DF.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan 
comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares – adelia.soares@iphan.gov.br
Isadora Fonseca – isadora.fonseca@iphan.gov.br
(61) 2024-5461 / 2024-5479/ 2024-5459 / 9381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin