Revitalização do Ver-o-Peso, em Belém (PA), é tema de encontro no Iphan

Encontro reúne bancada do Pará em Brasília

Com foco nos 400 anos da cidade de Belém (PA), comemorados em 2016, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Prefeitura Municipal reuniram deputados federais e senadores paraenses, nesta quinta-feira, dia 15 de outubro, na sede do Iphan, em Brasília. Durante o café da manhã, o tema dos debates foi a valorização do patrimônio cultural de Belém, em especial a revitalização da Feira do Ver-o-Peso, monumento símbolo da cidade, já inscrito na Lista Indicativa do Patrimônio Mundial da Unesco, candidato a Patrimônio Mundial. 

Por meio do PAC Cidades Históricas, a previsão de investimentos na Feira é de R$ 34 milhões. No entanto, como os valores necessários para a revitalização extrapolam essa cifra, os parlamentares concordaram em trabalhar, de forma suprapartidária, para buscar os recursos necessários, em função de sua representatividade e importância para a dinâmica social e cultural de Belém.

A presidenta do Iphan, Jurema Machado, e o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, receberam os parlamentares, acompanhados pelos diretores do Instituto e pela superintendente do Iphan-PA, Maria Dorotéa de Lima. Participaram da reunião os senadores Paulo Rocha e Flexa Ribeiro, os deputados Arnaldo Jordy, Nilson Pinto, Delegado Éder Mauro e Edmilson Rodrigues, além de assessores dos outros parlamentares que não puderam comparecer ao debate. 

De acordo com Jurema Machado, o encontro foi extremamente positivo. “Temos a perspectiva de que a bancada poderá criar emendas individuais direcionadas para à Feira do Ver-o-Peso”. O prefeito de Belém ressaltou a importância do local, tombado pelo Iphan em 1977. O mercado atualmente é um complexo arquitetônico e paisagístico que compreende uma área de 35 mil metros quadrados, incluindo construções históricas como o Mercado de Ferro, o Mercado de Carne, a Praça do Relógio, a Doca, a Feira do Açaí, a Ladeira do Castelo e o Solar da Beira. “Nós temos que intensificar as ações junto à bancada para verificar quanto cada parlamentar pode contribuir, e também fazer essas articulações com o Ministério do Planejamento e o próprio Ministério da Cultura, no sentido da gente priorizar o grande cartão postal de Belém que é o Ver-o-Peso”, declarou Zenaldo Coutinho.

O Ver-o-Peso está inscrito Lista Indicativa da UNESCO desde fevereiro de 2014, mas para receber o título de Patrimônio Mundial ainda é necessário cumprir alguns critérios exigidos. O Iphan apresentou o calendário geral da candidatura com cronogramas a serem seguidos de novembro de 2015 até a avaliação pelo Comitê do Patrimônio Mundial, em junho de 2018.

Para as comemorações dos 400 anos de Belém também estão previstas uma exposição sobre o Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro e publicações do Iphan sobre a Azulejaria de Belém, a Cerâmica Arqueológica da Amazônia e do Dossiê do Carimbó, registrado como Patrimônio Cultural Imaterial em 2014. 

Mais informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação Iphan 

comunicacao@iphan.gov.br
Adélia Soares - adelia.soares@iphan.gov.br
(61) 2024-5463 / 2024-5471/ 2024-5449

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin