Com recursos do Iphan, Igreja do Passo reabre as portas para receber a comunidade em Salvador (BA)
Um dos importantes símbolos da arquitetura religiosa baiana, a Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo – ou Igreja do Passo, como é conhecida – foi reaberta em Salvador na segunda-feira, dia 05, após mais de vinte anos de portas fechadas. O templo foi totalmente restaurado, com investimento de R$11,3 milhões do Governo Federal, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Com duração de três anos, a obra possibilitou a devolução de um bem de grande valor simbólico e de uso para a comunidade de Salvador.
Os recursos contemplaram a estabilização e consolidação estrutural do prédio, sanando definitivamente o quadro de instabilidade do monumento, que apresentava graves fissuras e rachaduras e havia sido fechado devido ao seu mau estado de conservação. Também foi restaurada a escadaria que conecta a Rua do Passo e a Ladeira do Carmo, espaço de tradicionais eventos culturais de Salvador. Além disso, foram restaurados os bens integrados e imagens sacras, e promovidas soluções de acessibilidade universal, como implantação de elevador, rampas e plataforma para cadeirantes.
Para a entrega do templo, a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, o diretor do Departamento de Projetos Especiais do Iphan, Robson de Almeida, e o superintendente do Iphan na Bahia, Bruno Tavares, se reuniram com o Ministro de Estado da Cultura, Sérgio Sá Leitão, e representantes do Governo do Estado da Bahia, da Prefeitura Municipal de Salvador e da Arquidiocese de Salvador em solenidade religiosa, que foi realizada na Igreja do Passo, às 18h do dia 05 de fevereiro. Na mesma data, o Iphan também inaugurou na cidade a Casa do Carnaval, espaço cultural dedicado à história do Carnaval na Bahia.
A igreja do Pagador de Promessas
Localizada no Centro Histórico de Salvador, no Alto do Carmo, a Igreja do Passo foi tombada pelo Iphan ainda em 1938. O templo foi construído em 1736, para ser matriz da freguesia do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, com estrutura em alvenaria de pedra e tijolos, interior neoclássico e planta típica das igrejas baianas do século XVIII, com corredores laterais superpostos por tribunas e sacristia transversal que, neste caso, dá acesso ao ossuário, em nível inferior. A monumentalidade do edifício é realçada pela escadaria de 55 degraus, conhecida por ter sido cenário do filme O Pagador de Promessas, com base na peça de Dias Gomes e dirigido por Anselmo Duarte em 1962, o único brasileiro a ganhar a Palma do Ouro do Festival de Cannes.
Após algumas intervenções pontuais ao longo dos anos, a Igreja foi uma das selecionadas para integrar o PAC Cidades Históricas na Bahia e sua restauração foi agora concluída pelo programa Avançar, um projeto do Governo Federal focado na retomada de obras em todo o país, a fim de oferecer mais crescimento e cidadania para os brasileiros. O Ministério da Cultura, por meio do Iphan, integra o Programa, com a previsão de investimentos em 61 ações destinadas ao desenvolvimento das cidades históricas brasileiras.
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Déborah Gouthier - deborah.gouthier@iphan.gov.br
(61) 2024-5511 - 2024-5533 / (61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr