Em ritmo de Carnaval, Iphan inaugura novo espaço cultural de Salvador (BA)

Casa do Carnaval , Salvador (BA)

O Carnaval de 2018 em Salvador teve início com uma novidade que pretende manter a folia ao longo de todo o ano na Bahia. Foi inaugurada, no dia 05 de fevereiro, a Casa do Carnaval, um espaço cultural com acervo interativo dedicado à festa, que é uma das mais celebradas em todo o país. 

O novo equipamento cultural foi instalado no edifício do antigo 18º Batalhão da Polícia Militar da Bahia, que acaba de ser totalmente restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com investimentos de mais de R$10 milhões do Governo Federal, por meio do programa Avançar. Localizado no Plano Inclinado Gonçalves, importante equipamento de mobilidade vertical de Salvador e muito utilizado para apreciação da cidade baixa e da Baía de Todos os Santos, o edifício foi adequado para receber um acervo fixo de exposições dedicado à história e à riqueza do Carnaval na Bahia.

Casa do Carnaval

Assim, o local oferece agora ao público acesso a um acervo digital audiovisual interativo, seguindo a tendência dos museus contemporâneos ao redor do mundo. Com ambientes de exposição, café, áreas de convivência e a vista da Baía, a Casa do Carnaval será um espaço de referência para a memória, a produção e a divulgação da festa, apresentando permanentemente tudo o que ela representa na Bahia. A Prefeitura Municipal de Salvador é a responsável pela implantação do projeto museográfico e pela administração do espaço.

Às vésperas do início de mais um Carnaval, o espaço foi lançado no dia 05, em evento que reuniou o Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto, o diretor do Departamento de Projetos Especiais do Iphan, Robson de Almeida e o superintendente do Iphan na Bahia, Bruno Tavares, entre outras autoridades locais. Na mesma data, os representantes do Iphan entregaram ainda a Igreja do Passo, que também passou por obra de restauração.

Acervo da folia
O edifício que recebe a Casa do Carnaval compõe o Conjunto Arquitetônico, Paisagístico e Urbanístico do Centro Histórico de Salvador, protegido pelo Iphan desde 1984 e reconhecido pela Unesco como Patrimônio Cultural Mundial desde 1985. O prédio também está situado atrás da Catedral Basílica de Salvador, um dos monumentos mais significativos e visitados da região. Além de toda a obra de restauração, o espaço também ganhou um mosaico com obras do artista plástico J. Cunha.

O responsável pela curadoria do novo equipamento cultural da cidade é o renomado artista e arquiteto Gringo Cardia, que vem preparando um acervo carnavalesco permanente, voltado para a preservação da memória e divulgação da manifestação cultural. Além disso, segundo a Prefeitura Municipal de Salvador, a Casa do Carnaval também passará a promover um contínuo calendário de eventos, com lançamentos, discussões e planejamentos para estabelecer uma agenda fixa e uma produção permanente para o presente e o futuro do Carnaval.

Avançar
O Programa Avançar é um projeto do Governo Federal focado na retomada de obras em todo o país, a fim de oferecer mais crescimento e cidadania para os brasileiros. Até o fim de 2018, o programa pretende concluir 7 mil empreendimentos, incluindo obras de infraestrutura logística, energética, defesa, social e urbana e envolvendo todos os ministérios setoriais. O Ministério da Cultura, por meio do Iphan, também integra o Avançar, com a previsão de investimentos em 61 ações destinadas ao desenvolvimento das cidades históricas brasileiras.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br 
Déborah Gouthier - deborah.gouthier@iphan.gov.br
(61) 2024-5511 - 2024-5533 / (61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin