Cuiabá (MT) recebe MISC e praças revitalizadas
Resultado de uma série de investimentos no Patrimônio Cultural de Cuiabá, a capital mato-grossense recebe, nos dias 05 e 06 de junho, a conclusão de três obras que pretendem valorizar e movimentar o seu centro histórico: a restauração do Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (MISC) e as requalificações urbanas das praças do Largo da Feirinha da Mandioca e do Senhor dos Passos. Inseridas no programa Agora, é Avançar, do Governo Federal, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), as obras foram executadas pela Prefeitura Municipal.
No dia 05, os cuiabanos poderão conhecer o resultado da restauração do edifício que abriga o MISC e que agora possui plenas condições para ser utilizado enquanto espaço para atividades sociais e culturais, além de local de pesquisa sobre a história de Cuiabá, valorizando a diversidade e a memória da cidade e do Mato Grosso. Foram cerca de R$732 mil investidos na obra, que resolveu patologias e problemas de conservação, readequou o uso dos espaços e ainda realizou serviços diversos, como cobertura e pintura.
Já no dia 06, serão entregues as obras das praças Largo Feirinha da Mandioca e Senhor dos Passos, também no centro histórico de Cuiabá, e importantes pontos de convívio social e comércio local. Iniciadas ainda no começo de 2018, as duas intervenções somam investimentos de mais de R$352 mil e tiveram como foco a execução de melhorias urbanísticas, como novo mobiliário, paisagismo, calçamento, iluminação, acessibilidade e mobilidade, privilegiando o uso dos pedestres.
As solenidades de entrega das obras serão realizadas com a participação da população e apresentações culturais, contando com a presença do diretor do Departamento de Projetos Especiais do Iphan, Robson de Almeida; da superintendente do Iphan em Mato Grosso, Amelia Hirata; do prefeito municipal Emanuel Pinheiro; entre outras autoridades locais.
Investimentos no Patrimônio Cultural
Tanto o MISC quanto as praças são parte do conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico de Cuiabá tombado como Patrimônio Cultural Brasileiro, desde 1993. Elas estão entres as ações que vem sendo executadas pela Prefeitura Municipal, com recursos do Governo Federal, por meio do programa Agora, é Avançar. O projeto, focado na retomada de obras em todo o país, pretende concluir milhares de empreendimentos até o fim de 2018, incluindo 61 obras conduzidas pelo Ministério da Cultura, por meio do Iphan, dentro daquelas já pré-selecionadas pelo PAC Cidades Históricas, visando o desenvolvimento das cidades históricas brasileiras. No escopo dos programas, também estão em execução outras nove ações na cidade, além da restauração da casa Barão de Melgaço, atual sede do Instituto Histórico e Geográfico do Mato Grosso (IHGMT) e da Academia Mato-Grossense de Letras (AML), concluída em maio de 2017.
Serviço:
Entrega da obra do Museu da Imagem e do Som de Cuiabá
Data: 05 de junho, 19h
Local: Rua Voluntários da Pátria, 79, esquina com Rua Engenheiro Ricardo Franco, Centro – Cuiabá/MT
Entrega das obras das praças do Largo Feirinha da Mandioca e Senhor dos Passos
Data: 06 de junho, 08h
Local: Praça Largo Feirinha da Mandioca - Rua Pedro Celestino, com Rua Engenheiro Ricardo Franco, Centro-Norte – Cuiabá/MT
Praça Senhor dos Passos – Rua Tenente Coronel Duarte, com Rua Voluntários da Pátria, Centro-Norte – Cuiabá/MT
Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Déborah Gouthier - deborah.gouthier@iphan.gov.br
(61) 2024-5533 - (21) 2233-6334
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr