Acervo Bispo do Rosário é o mais novo Patrimônio Cultural do Brasileiro

Acervo de Arthur Bispo do Rosário é Patrimônio Cultural BrasileiroNa tarde desta quarta-feira, 19 de setembro, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural decidiu, por unanimidade, tornar o Acervo Arthur Bispo do Rosário Patrimônio Cultural do Brasil. A reunião ocorreu no Forte de Copacabana, Rio de Janeiro. 

Com uma vida repleta de mistérios, o sergipano Arthur Bispo do Rosário ganhou destaque no universo da arte contemporânea sem querer. Suas obras, produzidas sem o propósito de serem consideradas culturais, geraram debates sobre os limites entre a arte e a loucura. Diagnosticado como portador de esquizofrenia-paranoide, Bispo do Rosário (1909-1989) teve sua principal coleção reconhecida como Patrimônio Cultural Brasileiro. 

O Acervo de Arthur Bispo do Rosário é formado por 805 peças, entre elas estandartes, indumentárias, vitrines, fichários, móveis, objetos (recobertos com fio azul ou não) e vagões de espera. O acervo é composto por peças elaboradas em diversos materiais, como vidro, madeira, plástico, tecidos, linhas, botões, gesso, e diversos itens recolhidos do lixo e da sucata.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin