Comissão Nacional se reúne para escolher os vencedores do Prêmio Rodrigo

32º Edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

A Comissão Nacional de Avaliação do Prêmio Rodrigo se reúne na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), nos dias 26, 27 e 28 de agosto, em Brasília, para definir quais serão os oito trabalhos vencedores. Nesta edição, 323 projetos foram inscritos em todo país e 99 trabalhos passaram para última fase. Na abertura da reunião, a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, ressaltou a importância da construção coletiva do Prêmio, para que ele contemple cada vez mais toda a diversidade cultural do país. "Antes de chegar aqui na etapa nacional, já foi feito um trabalho de base muito grande nos Estados com as Superintendências do Iphan. Temos as etapas estaduais, realizamos oficinas locais e uma ampla divulgação em cada canto desse país. Tudo isso para que o Prêmio seja cada vez melhor", explicou aos presentes. A presidente do Iphan também destacou a itinerância da cerimônia de premiação, que desde 2016 tem acontecido em cidades diferentes.

O resultado final do concurso deverá ser divulgado até o dia 05 de setembro. Cada premiado receberá um valor de R$30 mil. Neste edital, o prêmio traz duas grandes categorias subdivididas em quatro segmentos. Portanto, oito ações serão selecionadas, sendo uma de cada segmento, por categoria.

32ª Edição do Prêmio Rodrigo: Patrimônio Cultural do Sul
Em 2019, o Iphan está promovendo o Patrimônio Cultural do Sul do país. Desde sua criação, o Prêmio Rodrigo vem se aperfeiçoando e estabelecendo novas propostas que refletem a evolução das políticas de valorização e proteção dos bens culturais. A partir de 2016, a Cerimônia de premiação passou a ser realizada em diferentes estados, visando estimular a participação comunitária na celebração das conquistas de parceiros que se dedicam à proteção, promoção e valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro. Por isso, em consonância com a proposta do Iphan, a celebração da 32ª edição do Prêmio Rodrigo acontecerá em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul.

Conheça a Comissão Nacional de Avaliação
A Comissão Nacional de Avaliação é presidida pela presidente do Iphan, Kátia Bogéa, e desempenha um papel de extrema relevância para a promoção dos bens culturais do Brasil. Responsável pela seleção dos trabalhos premiados, a comissão é formada por 20 profissionais do campo do Patrimônio Cultural, por representantes de instituições públicas e da sociedade civil, experientes, qualificados e envolvidos em caráter permanente com a produção e proteção do Patrimônio Cultural Brasileiro.

Serviço:
Reunião da Comissão Nacional de Avaliação
Data:
26, 27 e 28 de agosto de 2019, a partir das 9h
Local: SEPS - Quadra 713/913 - Bloco D - Edifício Iphan – Brasília (DF)

Mais informações sobre o Prêmio Rodrigo 2019
Departamento de Cooperação e Fomento (Decof)

(61) 2024 – 5454/5468
premio.prmfa@iphan.gov.br

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
(61) 2024-5516 - 2024-5511
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin