Gestão de Patrimônio Mundial urbano é tema de congresso internacional

Tendo como um dos pilares o debate em torno dos sítios reconhecidos como Patrimônio Mundial em território brasileiro, com especial atenção àqueles localizados no estado de Minas Gerais, acontece entre os dias 17 e 20 de setembro o I Congresso Internacional Gestão dos Patrimônios da Humanidade urbanos: desafios e riscos da preservação e I Simpósio Internacional de Patrimônios da Humanidade Mineiros no Contexto Internacional. Entre as pautas do evento está a cidade de Diamantina (MG), que completa 20 anos de reconhecimento como Patrimônio Mundial em 2019.

O evento, promovido pelo Laboratório de Patrimônios Culturais (LAPA) da Universidade Federal de Juiz de Fora Juiz de Fora (UFJF), conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Um dos objetivos é potencializar a troca de experiências acerca das dinâmicas, discursos e práticas para a preservação dos sítios urbanos chancelados atualmente como Patrimônio Mundial.

O Brasil possui 22 sítios declarados pela Unesco como Patrimônio Mundial. Desses, quatro estão em Minas Gerais e entre eles está o Centro Histórico de Diamantina, tombado pelo Iphan em 1938 e reconhecido como Patrimônio Mundial em dezembro de 1999, por ser importante testemunho da ocupação do interior do país, criando uma cultura original. O conjunto urbanístico-arquitetônico é marcado pelo espírito aventureiro, combinado a engenhosidade e capacidade de adaptação aos trópicos, e guarda monumentos significativos para a história da arte e arquitetura. 

I Congresso Internacional Gestão dos Patrimônios da Humanidade urbanos

A programação do congresso contará com a presença de profissionais de referência nacional e internacional da área. Entre as discussões propostas estão as mesas Atores da preservação: os riscos e desafios da preservação de cidades patrimônio da humanidade e A gestão dos patrimônios da humanidade de Minas Gerais, com as participações do diretor do Departamento de Cooperação e Fomento (Decof/Iphan), Marcelo Brito e do chefe do Escritório Técnico do Instituto em Diamantina, Junno da Matta.

Segundo Junno, a participação nessa mesa será uma boa oportunidade de expor, em meio acadêmico, a atuação do Iphan na gestão de sítios históricos que são Patrimônio Mundial. Ele ressalta que “a expectativa é apresentar ao público do seminário a forma de trabalho, as diversas parcerias institucionais em favor da preservação, os investimentos e a gestão junto à comunidade na conscientização e valorização desse patrimônio local, diamantinense, mineiro”.

O evento está com inscrições abertas aos interessados em acompanhar as palestras. Há uma taxa de inscrição que varia de acordo com a graduação do inscrito.

Serviço:

I Congresso Internacional Gestão dos Patrimônios da Humanidade urbanos: desafios e riscos da preservação e I Simpósio Internacional de Patrimônios da Humanidade Mineiros no Contexto Internacional

Data: 17 a 20 de setembro de 2019
Local: Universidade Federal de Juiz de Fora Juiz de Fora (UFJF)
Campus Universitário
Rua José Lourenço Kelmer, s/n - São Pedro
Juiz de Fora - MG
 

Mais informações para a imprensa

Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
André Brasil – andre.nogueira@iphan.gov.br
(31) 3222-2440

www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin