Seminário Capoeira e Patrimônio abre chamada para envio de trabalhos

Inscrições poderão ser realizadas até o dia 04 de dezembro. Evento reunirá pesquisas, debates e palestras sobre a salvaguarda da capoeira entre os dias 13 e 15 de dezembro, em Fortaleza (CE)

Roda de capoeira com o Mestre José Carlos, em Santa Tereza no Rio de Janeiro

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Ceará (Iphan-CE) abre a partir desta terça-feira, 19 de novembro, a chamada de trabalhos para o Seminário Capoeira e Patrimônio. Os interessados terão até o dia 04 de dezembro para realizar inscrições e enviar resumos de artigos científicos, pesquisas e experiências. Organizado pelo Iphan-CE em parceria com a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), o evento reunirá em Fortaleza (CE), entre os dias 13 e 15 de dezembro, pesquisadores, detentores e interessados na preservação da capoeira como Patrimônio Cultural Brasileiro. 

As inscrições para o evento são gratuitas e poderão ser feitas por meio de um formulário disponível on-line. Para a proposição de trabalhos, é necessário, além da inscrição, enviar os resumos para o e-mail patrimonio.imaterial.ce@iphan.gov.br seguindo as instruções para submissão.

Os Grupos de Trabalho para envio de resumos estão divididos entre as seguintes temáticas: Ancestralidade e Religiosidade na Capoeira, Representatividade na Capoeira e Capoeira Desportiva, realizados no dia 14 de dezembro, e Histórias da Capoeira e Capoeira e Educação, no dia 15. Além de pesquisas na área, poderão ser apresentados relatos de experiências e vivências de mestres, contra-mestres e capoeiristas. 

A programação do evento inclui ainda a conferência de abertura Capoeira, Patrimônio e Profissionalização, com o mestre de capoeira e doutor em Sociologia da Cultura prof. Luiz Renato Vieira; mesas-redondas sobre diversos assuntos relacionados ao bem cultural e o lançamento do livro Capoeirices de Zantoin, do historiador do Iphan-CE Igor Soares.

O evento é uma ação de salvaguarda da capoeira no Ceará idealizada e planejada por meio de reuniões do Grupo de Trabalho da Salvaguarda da Capoeira, que reúne mestres, capoeiristas e pesquisadores do estado. O objetivo é promover a produção e a difusão de conhecimentos sobre a capoeira, bem como a democratização das políticas voltadas à preservação da manifestação cultural no Ceará, valorizando o protagonismo dos mestres e demais capoeiristas.
 
Ofício de Mestre da Capoeira e Roda de Capoeira 
A Roda de Capoeira é um elemento estruturante de uma manifestação cultural, espacial e temporal, na qual se expressam simultaneamente o canto, o toque dos instrumentos, a dança, os golpes, o jogo, a brincadeira, os símbolos e os rituais de herança africana - notadamente banto - recriados no Brasil. O bem foi registrado pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil em 2008.

No mesmo ano, foi reconhecido o Ofício dos Mestres de Capoeira, saber transmitido de modo oral e gestual, de forma participativa e interativa, nas rodas, nas ruas e nas academias, assim como nas relações de sociabilidade e familiaridade construídas entre mestres e aprendizes.

Os registros da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira têm abrangência nacional. Em 2014, a Roda de Capoeira foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultural (Unesco) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Serviço:
Seminário Capoeira e Patrimônio

Data: 13 a 15 de dezembro
Local: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - Campus Fortaleza  
Av. Treze de Maio, 2081 - Benfica, Fortaleza - CE
Inscriçõeshttps://bit.ly/2r9VMxe

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Liana Costa – liana.carmo@iphan.gov.br 
(61) 2024-5523 - 2024-5516 
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Capoeira

  • MG_IMAT_Capoeira_02
    Capoeira
  • MG_IMAT_Capoeira_09
    Capoeira
  • MG_IMAT_Capoeira_33
    Capoeira
  • MG_IMAT_Capoeira_51
    Capoeira
  • MG_IMAT_Capoeira_01
    Capoeira
  • MG_IMAT_Capoeira_07
    Capoeira
  • MG_IMAT_Capoeira_22
    Capoeira
  • MG_IMAT_Capoeira_12
    Acervo Iphan
  • MG_IMAT_Capoeira_47
    Capoeira
  • MG_IMAT_Capoeira_06
    Capoeira
  • MG_IMAT_Capoeira_05
    Capoeira
  • MG_IMAT_Capoeira_04
    Capoeira
  • MG_IMAT_Capoeira_03
    Capoeira
  • MG_IMAT_Capoeira_38
    Capoeira
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin