Política do Patrimônio Imaterial brasileira é tema de live do Iphan

A Política de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial completa 20 anos de criação e a construção desse importante marco para a cultura nacional será tema da live realizada no canal do Youtube do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nesta terça-feira, 04 de agosto, às 18h30. A convidada é Márcia Sant´Anna, especialista que trabalha há quase 30 anos junto a organismos governamentais de preservação do Patrimônio Cultural, tendo exercido, entre outros cargos, o de diretora do Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan no período de 2004 a 2011.   

Seminário 4A trajetória profissional de Márcia Sant´Anna está estreitamente ligada com a criação da Política de Salvaguarda. Ainda em 1997, escreveu junto com outros especialistas a Carta de Fortaleza, documento gerado no Seminário Internacional promovido pelo Iphan que abordou o Patrimônio Imaterial: estratégias e formas de proteção. Dentre as recomendações da Carta estava a formação de um grupo de trabalho que pudesse elaborar uma proposta de instrumento legal destinado ao reconhecimento e valorização do Patrimônio imaterial no Brasil. 

Criado em 1998 e coordenado pela especialista, o grupo que consolidou valiosas contribuições entregava, após 17 meses, uma proposta técnica que resultaria no Decreto 3.551, assinado em 04 de agosto de 2000. A excelência desse trabalho realizado no Brasil foi influência direta para a elaboração da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, aprovada em 2003 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o primeiro instrumento internacional sobre o tema. 

Márcia Genésia Sant´Anna
Márcia Sant´AnnaArquiteta e urbanista graduada pela Universidade de Brasília, é também mestre e doutora em conservação e restauro pela Universidade Federal da Bahia. Trabalha por cerca de 30 anos junto a organismos governamentais de preservação do Patrimônio Cultural, tendo exercido, entre outros, os seguintes cargos: diretora interina do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (1988-1989); coordenadora regional para os estados do Ceará e Rio Grande do Norte (1996-1997), diretora do Departamento de Proteção (1998-1999) e diretora do Departamento do Patrimônio Imaterial (2004-2011) do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Atualmente é professora da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia, onde é professora permanente e coordenadora do projeto de pesquisa Arquitetura Popular: espaços e saberes. 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin