Comunidade do Mato Grosso do Sul participa de oficina virtual sobre Forte Coimbra

Forte de Coimbra - Mato Grosso do Sul (MS)


O Forte Coimbra, localizado no Pantanal sul-mato-grossense, será tema de oficina virtual realizada nesta terça-feira, dia 18 de agosto, que reunirá, além de especialistas, a comunidade local para discutir os Planos de Conservação do monumento. A iniciativa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Mato Grosso do Sul (Iphan-MS), em parceria com o comitê técnico estadual, contribuirá para a elaboração do dossiê de candidatura do Forte a Patrimônio Mundial.

A ideia da oficina é tornar os processos de valorização e preservação mais efetivos ao trazer para o centro das discussões o olhar das pessoas que vivenciam e ressignificam os seus bens culturais. Desta forma, insere a dimensão afetiva do Patrimônio Cultural nos Planos de Conservação dos monumentos. Durante o encontro, os técnicos do Iphan da área de educação patrimonial que atuam no estado, usarão ferramentas virtuais; nuvens de palavras e metodologias participativas, nas quais a reflexão é provocada por uma série de perguntas voltadas para fomentar a participação.

Usados por diversos países há mais de 30 anos, os planos de conservação são recomendados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para subsidiar a gestão de sítios reconhecidos como Patrimônio Mundial. Dentro das competências do Iphan, a ferramenta é usada para orientar intervenções em monumentos e demonstrar o alinhamento do país às melhores práticas internacionais de conservação dos bens culturais.

Candidatura a Patrimônio Mundial 

No ano de 2016, o Iphan apresentou à Unesco a candidatura do Conjunto de Fortificações do Brasil a título de Patrimônio Mundial. São 19 edificações, fortes e fortificações construídas entre os séculos XVI e XIX. Localizadas em todas as regiões do país, testemunharam o histórico esforço para a ocupação, defesa e integração do território nacional. Dentre eles está o Forte Coimbra.

O Forte Coimbra foi o primeiro a ser erguido a partir de uma ordem da Coroa Portuguesa para a construção de fortificações militares em alguns pontos do rio Paraguai, a partir de 1775. Durante a Guerra do Paraguai (1864 a 1870), teve papel importante nas batalhas travadas, sendo fundamental para a consolidação da fronteira oeste do Brasil. 


Serviço:
Oficina Virtual para o Plano de Conservação do Forte Coimbra: metodologias participativas virtuais
Data: 
18 de agosto de 2020

 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Mécia Menescal – mecia.menescal@iphan.gov.br
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin