Sabará (MG)

O centro histórico de Sabará, em Minas Gerais, foi tombado pelo Iphan, em 1938, e a Rua Direita (Rua Dom Pedro II) uma das mais importantes áreas do conjunto arquitetônico e urbanístico, tombada em 1965. Implantada no início do século XVIII, a antiga Rua Direita, constituía a principal via do primitivo núcleo da Barra, onde funcionava a sede da Vila do Sabará. Seu conjunto, pelo expressivo número de edificações remanescentes do período colonial, é considerado o mais significativo do acervo arquitetônico da cidade. 

Entre as esquinas das ruas da República e Comendador Viana até à Praça Santa Rita e Rua Luiz Cassiano, estão as edificações que constituem o conjunto mais homogêneo que dá força e identidade a todo o logradouro. Destacam-se interessantes sobrados com sistema construtivo em alvenaria de adobe, cunhais de madeira e vãos moldurados com sobrevergas trabalhadas e guarda-corpo em madeira recortada. 

Apesar do processo de expansão e modernização que afetou a paisagem urbana herdada do período colonial, mantiveram-se preservadas quase todas as edificações religiosas, como a Igreja de Nossa Sra. do Carmo, que reúne várias obras de Aleijadinho, e parte do casario séculos XVIII e XIX.  Os primeiros tombamentos do patrimônio cultural de Sabará ocorreram em 1938 e 1945.

Leia mais

História
Monumentos e Espaços Públicos Tombados
Obras do PAC Cidades Históricas - Sabará (MG)

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin