São Luís do Paraitinga (SP)
O centro histórico de São Luís do Paraitinga - no Vale do Paraíba -, possui arquitetura em estilo colonial e preserva características da época dos barões do café. O tombamento realizado pelo Iphan, em 2012, incluiu casarões, capelas, praças, coretos e fontes, ladeiras, ruas e largos - marcos de preservação urbana que trazem relevantes referências espaciais da cidade e caracterizam as fases de sua expansão urbana. O dossiê de tombamento finalizado pelo Iphan, em 2009, foi atualizado após a enchente que ocorreu em janeiro de 2012 e danificou grande parte da cidade.
A delimitação da área do conjunto urbano tombado abrange mais de 450 imóveis e a preservação visual do entorno. Este entorno compreende o “mar de morros” que envolve a cidade, formando uma moldura verde que valoriza o conjunto arquitetônico. A área total de preservação visual ultrapassa os seis milhões de metros quadrados. Os marcos urbanísticos e arquitetônicos descritos no perímetro da área urbana têm como objetivo, prioritariamente, a proteção pública e abrange o rio Paraitinga, ruas e áreas seriamente afetadas pela enchente.
Em São Luís do Paraitinga, destacam-se as características arquitetônicas e o traçado urbano singular dos períodos colonial e imperial. O conjunto tombado foi classificado em dois setores: Centro Histórico I (171 grandes sobrados de uso residencial em sua maioria, predominantemente do século XIX, com tipologias do império) e o Centro Histórico II (constituído por 262 casas de um ou dois pavimentos, de uso residencial e pequeno comércio). A importância do município histórico de pouco mais de 10 mil habitantes deve-se, também, à sua paisagem natural.
A marca da cidade é formada pelo conjunto religioso e as residências urbanas. Os sobrados e casas grandes presentes no núcleo histórico são o resultado da riqueza do café, que promoveu um período de grande produção arquitetônica na cidade, resultando em uma expressiva arquitetura urbana. Há, ainda, um terceiro tipo de edificação - as casas térreas - caracterizado por ser um modelo mais simples, popular, posterior à riqueza do café.
Leia mais
História
Monumentos e Espaços Públicos Tombados
Obras do PAC Cidades Históricas - São Luiz do Paraitinga (SP)