Patrimônio Natural Mundial - GO

O Estado de Goiás possui dois parques nacionais reconhecidos como Patrimônio Natural Mundial pela Unesco: o da Chapada dos Veadeiros, e o das Emas. Ambos têm foram criados em janeiro de 1961, e 2001 como o ano de inclusão na Lista da Unesco. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros abrange vários municípios do nordeste goiano, entre os quais São João d’Aliança, Alto Paraíso, Colinas do Sul e Cavalcante, e perfaz 65,5 mil hectares, onde as altitudes variam de 600 a 1.650 metros. Abriga diversas formações vegetais, rochas com mais de um bilhão de anos e cânions de até 300 metros de altura. Das 6.429 espécies de plantas do bioma Cerrado, foram identificadas 1.476 no parque, entre as quais 139 gramíneas, 69 quaresmeiras e 39 orquídeas.

A fauna do Parque guarda 50 espécies consideradas raras, endêmicas ou sob o risco de extinção. Nesta situação podem ser encontrados o veado-campeiro, a onça-pintada, o lobo guará. Das 30 espécies endêmicas de aves do Cerrado, 13 habitam o parque, estando oito ameaçadas de extinção. A Chapada dos Veadeiros é o divisor das bacias dos rios Paraná e Maranhão, afluente mais alto do rio Tocantins que faz parte da Bacia Amazônica.

O Parque Nacional das Emas, localizado na divisa de Goiás com os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, tem quase o dobro da extensão da Chapada, com uma área de 132 mil hectares. Abrange parte dos municípios de Chapadão do Céu e Serranópolis, no Estado de Goiás, e de Costa Rica, no Mato Grosso do Sul. O Parque é considerado uma das mais importantes unidades de conservação do bioma Cerrado, imerso em uma área agrícola. A altitude da região varia entre 350 e mil metros e os terrenos mais elevados concentram-se na Serra dos Caiapó. Rios de algumas das principais bacias hidrográficas brasileiras, como o  Taquari (da Bacia do Paraguai) e o Araguaia (da Bacia do Tocantins), atravessam o Parque. A área é um refúgio para muitos exemplares da fauna nativa. São 350 espécies de aves e inúmeras espécies de mamíferos, entre as quais onça-pintada e onça-parda, lobo-guará, anta, veado-campeiro e ema.

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin