Sobre Burle Marx

Roberto Burle Marx, 1989.Roberto Burle Marx nasceu em 4 de agosto de 1909, em São Paulo. Desde pequeno, já manifestava vocação para as artes plásticas, através de desenhos e pinturas. Porém, foi aos 18 anos, em viagem para a Europa, que decidiu se tornar pintor, após visitar uma exposição de Van Gogh. Lá, também conheceu a coleção de plantas brasileiras do Jardim Botânico de Dahlen, em Berlim, que o inspirou, ao voltar para o Brasil, a criar jardins com plantas brasileiras, ao invés dos jardins tradicionais de inspiração europeia.

Em 1932, foi convidado pelo urbanista Lúcio Costa a fazer seu primeiro jardim em uma residência em Copacabana. Em 1934, como diretor de Parques e Jardins em Pernambuco, começa a fazer jardins públicos. São mais de dois mil projetos paisagísticos de sua autoria pelo Brasil e em outros países, dentre eles, o Parque do Flamengo, os jardins do Palácio Gustavo Capanema e o Calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro; os jardins do Complexo da Pampulha, em Belo Horizonte; e o paisagismo do Palácio Itamaraty, em Brasília.

Em 1949, Burle Marx adquiriu, juntamente com seu irmão Siegfried, o Sítio em Barra de Guaratiba, depois doado ao governo federal e transformado em Unidade Especial pelo Iphan. Naquela época, no Sítio de Santo Antônio da Bica, como era chamado, havia uma antiga casa de fazenda e uma pequena capela do século XVII, dedicada a Santo Antônio. Burle Marx restaurou a capela, recuperou e ampliou a casa e começou a levar para o Sítio sua coleção de plantas. Em 1973, o paisagista mudou-se definitivamente de Laranjeiras, bairro próximo ao centro do Rio de Janeiro, aonde cresceu, para Barra de Guaratiba.

É possível conhecer mais sobre a vida e a obra do paisagista por meio da série de documentários Expedições Burle Marx, exibida originalmente pela TV Brasil. Em cada episódio destaca-se uma faceta de Burle Marx: o colecionador incansável de plantas, o visionário do paisagismo como arte moderna, o botânico autodidata e um dos precursores da defesa do meio ambiente no Brasil.  

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin