Patrimônio Material - MS

O Iphan iniciou suas ações em Mato Grosso do Sul com o tombamento do Forte de Coimbra, em 1974. Construído às margens do rio Paraguai, em Corumbá, na fronteira com a Bolívia e o Paraguai, no século XVIII, a edificação pertencia a uma rede de fortificações de defesa das fronteiras e demarcação do território. O núcleo original do forte, o Presídio de Nova Coimbra, foi construído, em 1775. O conjunto de edificações do Forte reúne a capela, a casa de pólvora, um alojamento, pátios internos e a muralha com os baluartes. No local, há alguns canhões da Marinha.

Em 1978, o Iphan realizou o tombamento das grutas de Bonito, compostas pela Gruta do Lago Azul (aberta à visitação e localizada na Fazenda Anhumas) e a Gruta de Nossa Senhora Aparecida (na Fazenda Jaraguá), ambas situadas no município de Bonito. Incrustradas em uma paisagem natural de rios de águas transparentes, as grutas integram um circuito de turismo ecológico. O Instituto participa de ações para sustentabilidade e conservação atuando como membro do Conselho Municipal de Turismo de Bonito (Contur).

O tombamento do conjunto histórico, arquitetônico e paisagístico de Corumbá ocorreu em 1993. Construída em 1869 sobre o sítio da antiga Vila de Nossa Senhora da Conceição de Albuquerque, a cidade está ligada às tradições pantaneiras e à definição da atual fronteira oeste do País. Corumbá tornou-se um importante centro de comércio, principalmente com a Bolívia, sendo escala obrigatória no trânsito pelos rios Paraguai, São Lourenço e Cuiabá. O perímetro tombado engloba 119 edificações do conjunto urbano e três mil na área do entorno.

Em Campo Grande, o  complexo ferroviário da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (EFNOB) foi tombado pelo Iphan, em 2009. São 22,3 hectares e 135 edifícios em alvenaria e madeira, erguidos em datas diferentes a partir da ampliação das atividades da ferrovia, e ainda mantém parte dos trilhos que não foram retirados da área urbana da capital do Estado de Mato Grosso do Sul. O complexo ferroviário tem importante papel geopolítico e de integração nacional, aproximação política e econômica do sul do Estado com São Paulo, e a urbanização do início da ciddade. 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin