Programa de Mestrado do Iphan dá início a mais uma turma

Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural.A nova turma do Programa de Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural – PEP, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já está em atividade. Na aula inaugural, ocorrida no dia 06 de maio, no Palácio Gustavo Capanema na cidade do Rio de Janeiro, a presidenta do Iphan, Jurema Machado, e coordenadora de Documentação e Pesquisa, Lia Motta, recepcionaram os alunos e deram início ao primeiro módulo de aulas à turma em vigência.

Ambas abordaram a disciplina Constituição do Campo do Patrimônio. Após introdução histórica ao tema, proferida por Lia Motta, foi debatido, por Jurema Machado, o papel desempenhado pela Unesco, o seu sistema de governança global e a preservação em um contexto internacional. Além disso, abordou conceitos, categorias tipologias e abordagens do patrimônio adotadas pelos sistemas e instituições internacionais.

Durante a aula, os pontos mais discutidos foram o panorama do surgimento e a constituição atual da Unesco, a Diplomacia Cultural – cooperação cultural internacional – e as principais convenções e mecanismos de governança internacional aplicados à preservação do patrimônio cultural.

Sobre o PEP
O programa abre seleção anual, por meio de edital público. Primeiramente, funcionava como um curso de especialização, vinculado a Unesco. Com seu desenvolvimento, em 2011, recebeu a titulação de mestrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), tendo formado quatro turmas, nos anos anteriores. 

O perfil do curso prima pela multidisciplinaridade de áreas de formação como história, arqueologia, arquitetura, letras, ciências sociais, comunicação social, dialogando, até mesmo, com áreas como ciências contábeis e informática.

Com duração de dois anos, o PEP alia a prática profissional, que ocorre nas superintendências e escritórios técnicos do Iphan, à formação acadêmica com o desenvolvimento de pesquisas e a participação dos alunos em módulos de aulas. O corpo docente é formado por pesquisadores, técnicos do Iphan e professores universitários. Com isso, o objetivo é formar profissionais e pesquisadores que possam pensar o campo da preservação do patrimônio cultural a partir de olhar mais amplo e interdisciplinar. 

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