Publicações
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Educação Patrimonial: Inventários Participativos
Autor: Iphan Edição: 2016 Páginas: 136Publicação: Iphan
A presente publicação é de livre acesso, destinada ao público em geral, podendo ser utilizada sem necessidade de licença, autorização ou cessão de direitos. Constitui-se, antes, em uma ferramenta de Educação Patrimonial criada para fomentar a discussão sobre patrimônio cultural e estimular a própria comunidade para que busque identificar e valorizar as suas referências culturais. A iniciativa visa propiciar aos usuários o contato com princípios de uma pesquisa de campo, técnicas básicas de levantamento documental, sistematização e interpretação de dados e difusão de informações.
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As aventuras do boizinho Odorico
Autor: coordenação, Izaurina Maria de Azevedo Nunes ; texto, Izaurina Maria de Azevedo Nunes e Jessica Kalenne Silva Costa ; ilustrações, Robson Araújo Edição: 2021 Páginas: 34Livro de estórias infantis concebido para alunos do 2º ano do ensino fundamental, faz parte do kit de material paradidático do projeto de educação patrimonial O Boi vai à Escola Ao longo das páginas, com ilustrações de Robson Araújo e textos de Izaurina Nunes e Jéssica Costa e participação de Marize Ferreira, Jandir Gonçalves e alunos da Unidade de Educação Básica Honório Odorico Ferreira orientados pela professora Vanessa Bezerra, as personagens vivem aventuras cujos enredos apresentam o patrimônio cultural maranhense com destaque para o Bumba meu boi.
O livro contém narrativas clássicas da cultura popular maranhense como a lenda do místico Rei português Dom Sebastião e as estórias do Boizinho de São João e de Catirina e Pai Francisco, todas inseridas no contexto da publicação, nas quais as estórias cedem espaço para a interlocução com os personagens. A leitura convida a se divertir com as peripécias de Odorico, a visitar o Centro Histórico de São Luís, a vivenciar o ciclo do Bumba meu boi, a conhecer a celebração da Festa de São Pedro, a se emocionar com a morte do Boizinho e a valorizar o rico patrimônio legado pelos afrodescendentes que mantêm os Bois de Costa de mão.
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O sonho de Belinho
Autor: Izaurina Maria de Azevedo Nunes, organizadora ; Robson Araújo, ilustrador Edição: 2022 Páginas: 27Com a proposta de informar os fundamentos que levaram o Bumba meu boi a se tornar Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, a revista em quadrinhos ‘O Sonho de Belinho’ foi idealizada para alunos do 3º ano do ensino fundamental. Nela, Belinho, Nizetinha e o Boizinho Odorico fazem um passeio pela História da Humanidade, tendo como diretriz o culto ao Boi pelos povos antigos e vivem uma experiência lúdica que os leva a aprender sobre as culturas das antigas civilizações egípcia, grega, hebraica, indiana e de reinos africanos.
O roteiro é traçado para mostrar, ao final da estória, o porquê de o Bumba meu boi do Maranhão ter sido consagrado a Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade: um belo exemplar das celebrações ao Boi de vários povos ao longo da História da Humanidade. A revista em quadrinhos, com 28 páginas, ilustrações de Robson Araújo e roteiro e texto de Izaurina Nunes, é parte do kit de material paradidático do projeto de educação patrimonial ‘O Boi vai à Escola’.
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Caderno Passatempo
Autor: Izaurina Maria de Azevedo Nunes, organizadora ; Robson Araújo, ilustrador Edição: 2021 Páginas: 31O material propõe aos alunos do 4º ano do ensino fundamental atividades para serem executadas em sala de aula, de forma divertida, sobre conteúdos com breves abordagens relativas ao patrimônio cultural. Pequenos textos precedem as atividades com o objetivo de introduzir o aluno nos temas propostos, com ênfase no Bumba meu boi. As atividades a serem respondidas pelos alunos desenvolvem a habilidade da pesquisa à medida em que fornecem informações sobre o Tambor de Crioula, o ritual de morte do Boi, os amos e cantadores do Bumba meu boi e a icônica toada ‘Urro do Boi’, o Hino do Folclore do Maranhão.
A publicação de 32 páginas, ilustrada por Robson Araújo, tem concepção, elaboração e autoria dos textos de Izaurina Nunes e é parte do kit de material paradidático do projeto de educação patrimonial O Boi vai à Escola. Alunos da Unidade de Educação Básica Honório Odorico Ferreira orientados pela professora Vanessa Bezerra tiveram participação na publicação.
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Aprendendo sobre o nosso patrimônio Cultural
Autor: Izaurina Maria de Azevedo Nunes, organizadora ; Robson Araújo, ilustrador Edição: 2022 Páginas: 47A cartilha é uma das quatro publicações do kit de material paradidático do projeto de educação patrimonial O Boi vai à Escola, destinada a promover, junto aos alunos do 5º ano do ensino fundamental, a reflexão sobre o patrimônio cultural. Com maior densidade de conteúdo, são tratados temas que provocam o debate dos estudantes acerca das noções de cultura, do patrimônio cultural em suas dimensões material e imaterial; e do Bumba meu boi, com as especificidades do sotaque de Costa de mão, permeado por questões relacionadas ao preconceito racial e à intolerância religiosa.
Em 48 páginas, numa linguagem descontraída, as personagens interagem com os alunos em diálogos nos quais textos e atividades são associados, promovendo pesquisas, criação, debates e pensamento crítico sobre os temas propostos. A produção da cartilha conta com ilustração de Robson Araújo e textos de uma equipe constituída por: Izaurina Nunes, Rafael Gaspar, Juliana Nogueira e Lisandra Teixeira, com a colaboração de Jandir Gonçalves, Mariana Zanchetta e alunos da Unidade de Educação Básica Honório Odorico Ferreira orientados pela professora Rosa Santos.
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Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo
Autor: Organização : Ana Carolina Lessa Dantas... [et al] Edição: 2020 Páginas: 73Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo é o segundo volume da Coleção Patrimônio para Jovens, que reúne publicações direcionadas ao público infantojuvenil com temas relacionados ao patrimônio cultural e à educação patrimonial no Distrito Federal.
O livro conta a história de Aline e Margarida, as protagonistas de uma viagem pela história de Ceilândia, por suas referências culturais do passado e do presente e pelas tensões urbanas da cidade mais populosa do DF. Construída pela aplicação da ferramenta dos Inventário Participativos, a obra envolveu 250 pessoas participantes ao longo de um processo que durou aproximadamente dois anos.
O livro é acompanhado de um mapa ilustrativo de Ceilândia, feito a partir de referências culturais da cidade, que pode ser encontrado ao final do arquivo. -
Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo : caderno de apoio
Autor: Ana Carolina Lessa Dantas e Vinicius Prado Januzzi Edição: 2020 Páginas: 21O Caderno de Apoio é uma publicação virtual que acompanha Ceilândia, minha quebrada é maior que o mundo. Nela, são listados conteúdos de referência dessa obra, com indicações de textos, materiais audiovisuais e links relevantes em educação patrimonial. O objetivo é permitir que professores, técnicos e interessados possam trabalhar mais profundamente temas discutidos no livro, relacionados ao patrimônio cultural, à educação patrimonial e a tensões sociais no espaço urbano.
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Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos
Autor: Sônia Rampim Florêncio, Pedro Clerot, Juliana Bezerra e Rodrigo Ramassote Edição: 2012 Páginas: 63Publicação: Iphan
Esta publicação é resultado de um percurso amplo de debates, pesquisas teóricas e avaliações das práticas e ações educativas. Dividida em três partes, descreve a trajetória histórica dessas ações dentro do Iphan, os fundamentos conceituais que amparam as atuais políticas da área e apresenta os três macroprocessos institucionais desenvolvidos pela Coordenação de Educação Patrimonial, do Iphan. Nos últimos anos, multiplicaram-se iniciativas educacionais voltadas à preservação patrimonial, e uma grande variedade de ações e projetos com concepções, métodos, práticas e objetivos pedagógicos distintos foi realizada em todo o País.
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Educação Patrimonial: Educação, Memórias e Identidades - Caderno Temático 3
Autor: Átila Bezerra Tolentino (org.) Edição: 2013 Páginas: 57Publicação: Iphan/Superintendência no Estado da Paraíba
Nesta edição dos cadernos temáticos, os autores enfatizam a importância da Educação Patrimonial para se construir um elo entre espaços de memória, manifestações culturais e identidades de povos e pessoas. Por meio da sensibilização, os patrimônios culturais consagrados e os não consagrados pelos poderes públicos podem ser valorizados e preservados, e os sujeitos produtores de suas culturas poderão ter participação ativa e crítica na seleção dos seus patrimônios e nas ações de preservação.
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Carta de Nova Olinda - I Seminário de Avaliação e Planejamento das Casas do Patrimônio
Autor: IPHAN Edição: 2010 Páginas: 12Publicação: Iphan
Os participantes do seminário - realizado em 2009, na Fundação Casa Grande/Casa do Patrimônio, em Nova Olinda (CE) - elaboraram o documento final do encontro que documento representa a culminância de um conjunto de investimentos feitos pela área de Promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro, do Iphan, desde 2000. O objetivo é estruturar e consolidar um campo de trabalho para as ações educativas voltadas para o conhecimento e a preservação do patrimônio cultural brasileiro.