Publicações
-
Construindo Sobral - Ensino Fundamental I
Autor: Germana Coelho Vitoriano, Monalisa Freitas Viana e Rosa Lilian Sérvio de Carvalho Chaves Edição: 2011 - Edições Demócrito Rocha Páginas: 159Gostaríamos de convidar a todos para realizar uma viagem pela história e geografi a do seu município. Temos certeza de que ao chegar ao final de cada unidade, poderá ver sua cidade de maneira bem diferente, pois saberá muito mais sobre ela e porque, após realizar tantas leituras, inevitavelmente será outra pessoa.
-
Um passeio por Sobral
Autor: Germana Coelho Vitoriano, Monalisa Freitas Viana e Rosa Lilian Sérvio de Carvalho Chaves Edição: 2011 - Edições Demócrito Rocha Páginas: 12Olá, você sabia que pode aprender História saindo da sala de aula e passeando pela cidade onde mora? Este encarte que acompanha seu livro didático é um convite para que você, seus amigos e familiares saiam pelas ruas, visitando a cidade, observando a beleza dos prédios e monumentos e conversando com pessoas que contam muitas histórias de Sobral.
-
Construindo Viçosa do Ceará - Ensino Fundamental I
Autor: Germana Coelho Vitoriano, Monalisa Freitas Viana e Rosa Lilian Sérvio de Carvalho Chaves Edição: 2011 - Edições Demócrito Rocha Páginas: 163Gostaríamos de convidar a todos para realizar uma viagem pela história e geografia do seu município. Temos certeza de que ao chegar ao final de cada unidade, poderá ver sua cidade de maneira bem diferente, pois saberá muito mais sobre ela e porque, após realizar tantas leituras, inevitavelmente será outra pessoa.
-
Um passeio por Viçosa do Ceará
Autor: Germana Coelho Vitoriano, Monalisa Freitas Viana e Rosa Lilian Sérvio de Carvalho Chaves Edição: 2011 - Edições Demócrito Rocha Páginas: 12Olá, você sabia que pode aprender História saindo da sala de aula e passeando pela cidade onde mora? Este encarte que acompanha seu livro didático é um convite para que você, seus amigos e familiares saiam pelas ruas observando a cidade e conversando com pessoas que conhecem muitas histórias de Viçosa.
-
Cartilha - Proteção aos conhecimentos dos povos indígenas e das sociedades tradicionais da Amazônia
Autor: Claudia Leonor López (coord.), Cristina Azevedo e Ana Gita de Oliveira Edição: 2012 - 4a. Edição revista e ampliada Páginas: 25Publicação Museu Paraense Emílio Goeldi
Direcionada às sociedades tradicionais, esta cartilha pretende ser um instrumento de informação, contribuir para melhor compreensão do sistema de proteção aos conhecimentos tradicionais e incentivar práticas sociais justas nas relações entre povos indígenas e comunidades da Amazônia com pesquisadores, entidades públicas, organizações não governamentais (ONGs) e setor empresarial. É uma iniciativa do Projeto Formação de Recursos Humanos e Fortalecimento Institucional como Alternativa de Recomposição do Patrimônio Ambiental e Cultural Amazônico (material e imaterial), patrocinada pelo Fundo de Defesa de Direitos Difusos do Ministério da Justiça (FDD/MJ), com apoio do Iphan.
-
Cartilha - Aqui se faz queijo
Autor: Iphan Edição: 2017 Páginas: 20Publicação: Superintendência do Iphan em Minas gerais
A cartilha Aqui se faz queijo apresenta uma história que trata do modo artesanal de fazer queijo de Minas nas regiões do Serro, Serra da Canastra e da Serra do Salitre/Alto Paranaíba. O patrimônio imaterial é muito diferente das cidades e dos monumentos históricos. Sua importância maior está na transmissão dos saberes e do conhecimento de nossos antepassados. Os produtos desse conhecimento - os queijos produzidos com leite cru em Minas Gerais - são os objetos que nos falam das memórias e tradições que tanto expressam o que é ser mineiro e ser brasileiro, ou seja, um símbolo de que se pertence a algum lugar com o qual nos identificamos.
-
Gabriel em Brasília • A Cidade com Asas •
Autor: Elisa Leonel Edição: 3ª reimpressão, 2024 Páginas: 119"Fiquei imaginando a capital do Brasil com aquele monte de homens de terno e gravata, deputados, ministros, um monte de gente entrando e saindo daqueles prédios importantes. Pra mim, não era uma cidade para se fazer turismo, ver o quê em Brasília?"
Gabriel fez um diário de viagem, no qual descreve as percepções de sua primeira visita a Brasília e nos apresenta a capital do Brasil de maneira diferente, destacando a modernidade do plano urbanístico de Lucio Costa, a beleza da arquitetura de Oscar Niemeyer, além de aspectos que despertaram sua atenção. Ele descobre que Brasília é divertida e tem vida própria. Ao seguir a aventura de Gabriel em nossa capital, o jovem leitor se sentirá estimulado a visitá-la, a descobrir seus atrativos, sua gente e a refletir sobre a preservação desse Patrimônio Cultural Brasileiro e da Humanidade
-
Modos de ver, modos de ler: roteiro para o uso do material didático "Gabriel em Brasília, a cidade com asas", de Elisa Leonel
Autor: Elaboração e organização Sonia Maria Soares dos Reis Edição: 2024 Páginas: 28Convidamos você a conhecer este material e a realizar as atividades que se seguem. Explore bem a leitura do livro antes de iniciá-las. Veja o que vai precisar para realizar cada uma delas. Ressaltamos que as
atividades propostas são exemplos para que os profissionais da educação possam obter um parâmetro para a condução de um trabalho colaborativo e participativo. -
Novas (Velhas) Batalhas
Autor: Gabriela Romeu (organização) Edição: 2019 Páginas: 150Este projeto foi desenvolvido no âmbito da candidatura do “Conjunto de Fortificações do Brasil” a Patrimônio Mundial da Unesco, pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). A proposta dessa inscrição é simbólica ao apresentar o testemunho material do contato ocorrido entre DIFERENTES POVOS e culturas na ocupação do território. Dessa forma, tais fortificações, erguidas com o objetivo de garantir a posse e a segurança dos novos territórios, formam um conjunto ímpar, frente a outros sistemas fortificados edificados no mesmo período e em outros locais, e exerceram importante papel na ocupação territorial da América do Sul.
-
Memórias do Presente - Patrimônios de Mato Grosso do Sul
Autor: Iphan Edição: Iphan Páginas: 61A publicação reúne o acervo patrimonial sul-mato-grossense. Por meio de textos e ilustrações, a publicação apresenta aspectos históricos de bens culturais do Estado, como o Casario do Porto de Corumbá, o Complexo Ferroviário da Noroeste do Brasil em Campo Grande, as Grutas de Bonito, o Forte de Coimbra e a Viola de Cocho. A obra abrange, também, conceitos de Patrimônio Cultural e esclarece as diferenças entre os processos de tombamento e de registro, informando à comunidade sobre atuação do Iphan.A publicação reúne o acervo patrimonial sul-mato-grossense. Por meio de textos e ilustrações, a publicação apresenta aspectos históricos de bens culturais do Estado, como o Casario do Porto de Corumbá, o Complexo Ferroviário da Noroeste do Brasil em Campo Grande, as Grutas de Bonito, o Forte de Coimbra e a Viola de Cocho. A obra abrange, também, conceitos de Patrimônio Cultural e esclarece as diferenças entre os processos de tombamento e de registro, informando à comunidade sobre atuação do Iphan.