Publicações

  • Educação Patrimonial: Reflexões e Práticas - Caderno Temático 2

    Autor: Átila Bezerra Tolentino Edição: 2012 Páginas: 104

    Publicação: Iphan/Casa do Patrimônio de João Pessoa

    O segundo Caderno Temático tem como objetivo apresentar aos professores e interessados na área textos de referências sobre Educação Patrimonial, bem como diferentes experiências de atuação de Educação Patrimonial desenvolvidas no Estado da Paraíba, seja na escola ou fora dela.

  • Educação Patrimonial no Programa Mais Educação - Manual de Aplicação

    Autor: Iphan Edição: 2013 Páginas: 85

    Publicação: Iphan

    As orientações para elaboração do inventário do patrimônio cultural, uma forma de pesquisar, coletar e organizar informações sobre algo que se quer conhecer melhor estão reunidas em mais uma publicação sobre Educação Patrimonial. Nesta atividade, é necessário um olhar ao redor dos espaços da vida, inclusive os que podem estar junto à escola, buscando identificar as referências culturais que formam o patrimônio cultural do local.

  • Remando por Campos e Florestas: Memórias & Paisagens dos Marajós (Livro para o Ensino Fundamental - 5ª a 8ª Séries)

    Autor: Denise Pahl Schaan, Agenor Sarraf Pacheco e Jane Felipe Beltrão Edição: 2011 Páginas: 172

    Publicação: Iphan 

    Apresenta de forma didática, a Geografia, Historia e Cultura do Arquipélago do Marajó, no Estado do Pará, além de histórias do folclore local, narrativas dos residentes e modo de vida no local. Destaca a dimensão do trabalho de construção e do alcance de produzir material didático-pedagógico para o ensino transversal de conteúdos de História, Arqueologia e patrimônio cultural no arquipélago, lugar que é o orgulho maior dos paraenses. O trabalho foi elaborado a partir de muitos encontros e realização de oficinas de diálogo e experiências, fotos retiradas dos baús da memória, além de horas a fio de discussão e revisão. 

  • Educação Patrimonial no Programa Mais Educação - Fascículo 1

    Autor: Iphan Edição: 2011 Páginas: 18

    Publicação: Iphan/Ministério da Educação (Mec)

    Neste primeiro fascículo, está a proposta de Educação Patrimonial no âmbito do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação, além de esclarecimentos sobre os materiais e equipamentos audiovisuais que cada escola vai adquirir ao escolher esta nova atividade. A Educação Patrimonial no Mais Educação propõe uma forma dinâmica e criativa da escola se relacionar com o patrimônio cultural de sua região e, a partir dessa ação, ampliar o entendimento dos vários aspectos que constituem o Patrimônio Cultural Brasileiro.

  • Educação Patrimonial: Orientações ao Professor - Caderno Temático 1

    Autor: Iphan Edição: 2011 Páginas: 65

    Publicação: Iphan/Casa do Patrimônio de João Pessoa 

    O primeiro Caderno Temático parte da concepção de Educação Patrimonial como processo sistemático, continuado e transversal a diferentes áreas do conhecimento. E trabalha conceitos como de patrimônio, memória, cidadania, museu, educação, entre outros.

  • Educação Patrimonial no Programa Mais Educação - Fichas do Inventário

    Autor: Iphan Edição: 2013 Páginas: 43

    Publicação: Iphan

    As Fichas do Inventário são os modelos para o preenchimento das informações produzidas e para a organização dos materiais resultantes do inventário do patrimonio cultural. Elas são parte integrante do Manual e, por isso, também orientam a realização do trabalho de forma organizada, instrutiva e pedagógica.

  • Educação Patrimonial: Diálogos Entre Escola, Museu e Cidade - Caderno Temático 4

    Autor: Átila Bezerra Tolentino (org.) Edição: 2015 Páginas: 61

    Publicação: Iphan/Superintendência no Estado da Paraíba

    O número 4 desta série de cadernos patrimoniais retrata experiências de Educação Patrimonial por todo o Brasil que tomam os espaços educativos das escolas e dos museus como polos a partir dos quais se desenvolvem experiências sensoriais e interpretativas que extrapolam seus limites físicos e sua atuação institucional. A ampliação do limite entre o dentro e o fora, relatada em diversas experiências, incorpora novos elementos às práticas educativas comumente realizadas e revela como as referências culturais são palpáveis e acessíveis a qualquer cidadão ou cidadã, pois permeiam o cotidiano, a vizinhança e a cidade de todos.

     

  • Educação Patrimonial: políticas, relações de poder e ações afirmativas - Caderno Temático 5

    Autor: Átila Bezerra Tolentino e Emanuel Oliveira Braga (orgs.) Edição: 2016 Páginas: 148

    Este texto é fruto da pesquisa sobre Educação Patrimonial como componente da Política Nacional de Patrimônio Cultural e apresenta uma concepção político-pedagógica mais progressista, em um contexto que favorece processos de preservação participativos e fundamentados na diversidade cultural e nas liberdades a ela associadas. Os autores dos artigos reunidos neste Caderno Temático trataram de temas como Políticas, relações de poder e ações afirmativas, Educação, patrimônio e sujeitos: diálogo democrático), e Dinâmica das emoções através da educação patrimonial pautada na arte/educação, entre outros.

  • Educação Patrimonial: Práticas e Diálogos Interdisciplinares - Caderno Temático 6

    Autor: Iphan/Casa do Patrimônio da Paraíba Edição: 6ª Páginas: 83

    Nesta edição, a série apresenta diferentes olhares sobre a Educação  Patrimonial a partir de distintas disciplinas, como Ciências Sociais, Engenharia, Urbanismo, História, Museologia,  Design,  Arquivologia, Arqueologia  e Arte. Ao trilhar esses caminhos, demonstra-se o quanto a educação patrimonial pode ser interdisciplinar e o quanto está inserida nos espaços de vida e no cotidiano das pessoas. Os trabalhos publicados neste número resultaram de um amplo processo de seleção e têm, em comum, uma estreita relação com os princípios e diretrizes conceituais da Educação Patrimonial reafirmados pelo Iphan no documento Educação Patrimonial: histórico, conceitos e processos.  

  • Manual de Atividades Práticas de Educação Patrimonial

    Autor: Evelina Grunberg Edição: 2007 Páginas: 24

    Publicação: Iphan

    Este manual apresenta atividades que podem ser desenvolvidas com crianças, jovens e adultos que frequentem ou não o ensino formal, para provocar neles uma atitude favorável em relação aos bens culturais que fazem parte do Patrimônio Cultural Brasileiro. Busca desenvolver a percepção e o espírito crítico, com uma metodologia especifica de trabalho, propiciando experiências e contato direto com as manifestações culturais, sejam bens materiais ou bens imateriais.

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