Publicações
-
Vol. 3 - Sítios Históricos e Conjuntos de Monumentos Nacionais
Autor: Equipe Técnica Programa Monumenta Edição: 2005 Páginas: 456Publicação: MinC/IPHAN/Programa Monumenta
Contém o dossiê completo e o relatório final do trabalho da comissão que definiu a Lista de Prioridades e as fichas dos Sítios e Conjuntos Históricos Urbanos Nacionais Tombados das Regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste. Essa comissão também reuniu subsídios para o trabalho da comissão especial responsável pela elaboração da Lista de Prioridades de Conservação do Monumenta. Foram definidos os 101 Sítios e Conjuntos Históricos Urbanos Nacionais e coube ao Monumenta a elaboração do estudo de classificação tipológica segundo “narrativas históricas” elaboradas por professores do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP).
-
Seminário Brasília - Presente, Passado e Futuro
Autor: Iphan/MinC Edição: 2002 Páginas: 5 -
Sociedade e Educação Patrimonial - I Encontro Nacional de Educação Patrimonial
Autor: Ana Carmem Amorim Jara Casco Edição: 2005 Páginas: 5 -
Vol. 4 - Sítios Históricos e Conjuntos de Monumentos Nacionais
Autor: Equipe Técnica Programa Monumenta Edição: 2005 Páginas: 392Publicação: IPHAN/Programa Monumenta
Contém o dossiê completo e o relatório final do trabalho da comissão que definiu a Lista de Prioridades e as fichas dos Sítios e Conjuntos Históricos Urbanos Nacionais Tombados das Regiões Sul e Sudeste. Essa comissão também reuniu subsídios para o trabalho da comissão especial responsável pela elaboração da Lista de Prioridades de Conservação do Monumenta. Foram definidos os 101 Sítios e Conjuntos Históricos Urbanos Nacionais e coube ao Monumenta a elaboração do estudo de classificação tipológica segundo “narrativas históricas” elaboradas por professores do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP).
-
Tesauro de Folclore e Cultura Popular Brasileira
Autor: Iphan/CNFCP Edição: 1a. Páginas: 11 -
Um Século de Estradas de Ferro
Autor: Anna Eliza Finger Edição: 2013 Páginas: 465 -
Vol. 5 - Análise de Risco de Incêndio em Sítios Históricos
Autor: Antônio Maria Claret Gouveia Edição: 2006 Páginas: 104Publicação: Iphan/Programa Monumenta
As edificações típicas do período colonial brasileiro têm características que as tornam particularmente vulneráveis a incêndios. O método proposto pelo professor Antônio Maria Claret induz à reflexão acerca de novas formas de prevenção de incêndios em monumentos históricos, que envolvam amplos compromissos, das leis e fiscalização do uso do solo à adesão dos moradores e usuários dos sítios históricos.
-
Patrimônio e Leitura: Catálogo Comentado de Literatura Infantojuvenil - 3
Autor: Maria Beatriz Rezende Edição: 2012 Páginas: 48Publicação: Iphan
Mescla narrativas variadas, com propostas poéticas ou de cunho mais informativo, com ênfase na linguagem da imagem ou texto, sempre com o objetivo de enriquecer os recursos para a aproximação das obras com os temas do patrimônio cultural. Neste número, as narrativas possibilitam o contato com manifestações culturais formadoras da nossa sociedade, como o samba, a capoeira, o futebol, os folguedos; os brincantes; a criação de lendas; a língua como um modo de conceber o mundo, suas variedades regionais, sua transformação ao longo do tempo; nossos artistas.
-
Vol. 6 - Madeira: uso e conservação
Autor: Armando Luiz Gonzaga Edição: 2006 Páginas: 246Publicação: Iphan/Programa Monumenta
A construção tradicional brasileira tem na madeira o seu material mais nobre, ao contrário do que ocorre na Europa, onde se alcançou o auge da expressividade artística com trabalhos de cantaria. Seja no trabalho de talha e escultura presente nos altares, retábulos, imagens e forração de paredes e tetos, seja no trabalho de marcenaria de portas, soalhos, balaustradas e divisórias treliçadas, seja, finalmente, na carpintaria complexa de armação dos extensos telhados.
-
Patrimônio e Leitura: Catálogo Temático de Literatura Infantojuvenil - 4
Autor: Maria Beatriz Rezende Edição: 2014 Páginas: 110Publicação: Iphan
Esta edição incorpora e amplia o levantamento de títulos selecionados pelos Catálogos Comentados de Literatura Infantojuvenil 1, 2 e 3, consolidando a proposta de criar instrumentos de referência de cunho educativo sobre o patrimônio cultural que se apoiam na produção literária dirigida a jovens e crianças. Organizado em quatro capítulos, apresenta textos que relacionam livros de literatura a temas como memória, identidade, história, modos de fazer e criar, saberes tradicionais, patrimônio edificado, patrimônio móvel e integrado, paisagens culturais, entre outros.