Publicações

  • Memórias do Presente - Patrimônios de Mato Grosso do Sul

    Autor: Iphan Edição: Iphan Páginas: 61

    A publicação reúne o acervo patrimonial sul-mato-grossense. Por meio de textos e ilustrações, a publicação apresenta aspectos históricos de bens culturais do Estado, como o Casario do Porto de Corumbá, o Complexo Ferroviário da Noroeste do Brasil em Campo Grande, as Grutas de Bonito, o Forte de Coimbra e a Viola de Cocho. A obra abrange, também, conceitos de Patrimônio Cultural e esclarece as diferenças entre os processos de tombamento e de registro, informando à comunidade sobre atuação do Iphan.A publicação reúne o acervo patrimonial sul-mato-grossense. Por meio de textos e ilustrações, a publicação apresenta aspectos históricos de bens culturais do Estado, como o Casario do Porto de Corumbá, o Complexo Ferroviário da Noroeste do Brasil em Campo Grande, as Grutas de Bonito, o Forte de Coimbra e a Viola de Cocho. A obra abrange, também, conceitos de Patrimônio Cultural e esclarece as diferenças entre os processos de tombamento e de registro, informando à comunidade sobre atuação do Iphan.

  • O canto das garças me contou

    Autor: Aline Silva Lima e Patrícia Pereira Xavier (organização) Edição: 1a Páginas: 122

    O livro O Canto das Garças me Contou é parte dos esforços do IPHAN em divulgar o patrimônio cultural de um dos municípios cearenses, Acaraú, para os jovens e professores da rede pública. Nele há narrativas contadas pelos moradores locais, retratando muitas histórias e memórias coletadas em entrevistas e rodas de conversa, valorizando a cultura material e imaterial, do sertão ao litoral.

  • O canto das garças me contou: manual do professor

    Autor: Aline Silva Lima e Patrícia Pereira Xavier (organização) Edição: 1a Páginas: 42

    O livro O Canto das Garças me Contou é parte dos esforços do IPHAN em divulgar o patrimônio cultural de um dos municípios cearenses, Acaraú, para os jovens e professores da rede pública. Nele há narrativas contadas pelos moradores locais, retratando muitas histórias e memórias coletadas em entrevistas e rodas de conversa, valorizando a cultura material e imaterial, do sertão ao litoral. No manual do professor, há propostas de atividades para os educadores desenvolverem a interpretação dos textos de forma lúdica, valorizando o patrimônio cultural de ontem e hoje daquela região, ajudando na preservação desse patrimônio para futuras gerações.

  • Educação patrimonial no centro histórico de Laguna

    Autor: organização Ana Paula Cittadin, Carla Ferreira Cruz, Renata Lais Bogo Edição: 2020 Páginas: 28

    A educação patrimonial defendida pelo Iphan é realizada por meio de processos pedagógicos dialógicos, nos quais as referências culturais são utilizadas como temáticas geradoras para reflexão e ação rumo à preservação e salvaguarda do patrimônio cultural. Este livreto foi elaborado a fim de atender a demanda de professores de Laguna por material sobre as referências culturais da cidade, a qual possui Centro Histórico tombado em nível federal pelo Iphan. 

    Este é o primeiro livreto que elaboramos a fim de preencher essa lacuna, esperamos que ele seja útil e certamente aprimoraremos as próximas versões a partir do retorno sobre o seu uso em sala de aula. Desta forma, sugestões e comentários podem ser enviados para tecnica.sc@iphan.gov.br e escritório.laguna@iphan.gov.br.

  • Conjunto Histórico e Paisagístico de Antonina/PR

    Autor: organização Moisés Julierme Stival Soares e Lia Mity Ono Edição: 2018 Páginas: 20

    Todos somos responsáveis pelo Patrimônio Cultural de nossas comunidades e devemos cuidar para que ele seja preservado como herança para as futuras gerações. As ações podem ser simples, começando pela nossa própria casa, nossa rua, nosso bairro e cidade. Nesse sentido, o presente material compartilha os valores e qualidades a serem preservados no Conjunto Histórico e Paisagístico de Antonina pelo tombamento federal, bem como, orientar sobre o relacionamento respeitoso e os cuidados que devem existir entre os prédios do passado e a comunidade.

  • Caderno de Educação Patrimonial Centro Histórico de Paranaguá

    Autor: organização Lia Ono Edição: 1ª edição Páginas: 25

    Esta publicação tem por objetivo compartilhar com os moradores de Paranaguá e demais leitores algumas informações sobre o Conjunto Histórico de Paranaguá, tombado em 2009 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - lphan. Além do centro histórico, o Fandango Caiçara também foi registrado e reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro, em 2012.

  • Ilha do Mel: Eu vou lá, eu

    Autor: Iphan PR Edição: 1ª edição Páginas: 34

    Este livro é resultado do projeto “Patrimônio nota 10!” – iniciativa de educação patrimonial promovida pela Superintendência do Iphan – PR. Em novembro de 2009, nas escolas das comunidades de Encantadas e Brasília, trabalhou-se noções de patrimônio cultural e a importância de conhecer, respeitar e saber contar a própria história.Esta obra feita a partir da visão de jovens e crianças é um convite para o leitor descobrir a história e a cultura da Ilha do Mel.

  • Catálogo - Exposição Preservar Igarassu

    Autor: textos de Romero de Oliveira e Silva Filho Edição: 2015 Páginas: 32

    Com a mostra “Preservar Igarassu”, a partir de uma perspectiva histórica, antropológica, arquitetônica e museológica, a Superintendência do Iphan em Pernambuco, por meio do seu Escritório Técnico em Igarassu, busca reafirmar o paradigma atual de participação coletiva nos temas relativos ao patrimônio cultural num dos mais significativos sítios históricos do país. Particularmente, o diálogo com o campo pedagógico tem lugar de destaque, no sentido de fortalecer as políticas de educação patrimonial e o trabalho dentro do espírito de Casa do Patrimônio.

  • Roteiros Nacionais de Imigração: Santa Catarina - Vol. 2 - O Patrimônio do Imigrante

    Autor: Iphan Edição: 2011 Páginas: 342

    Publicação: Iphan

    Propõe o desenvolvimento de uma política de amplo reconhecimento e proteção. Partindo das pequenas propriedades rurais, estudando as casas que abrigavam as famílias, os ranchos que viabilizavam a subsistência, os núcleos rurais e os centros urbanos, o projeto busca proteger as evidências maiores do extraordinário ciclo migratório ocorrido no Brasil. O patrimônio cultural dos imigrantes que se deslocaram para Santa Catarina durante os séculos XIX e XX, em especial entre 1850 e 1930, é de importância mundial.

  • Roteiros Nacionais de Imigração: Santa Catarina - Vol. 1

    Autor: Dalmo Vieira Filho e Maria Regina Weissheimer Edição: 2011 Páginas: 118

    Publicação: Iphan

    Este trabalho mostra o processo imigratório instaurado em todo o Brasil a partir do século XIX, que resultou no crescimento populacional com o incremento etnográfico e o desenvolvimento econômico de muitas regiões que estavam, às margens do processo colonizador. O fluxo migratório, que durou mais de um século, determinou os traços econômicos e culturais da região sul.

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