Publicações
-
Boletim - SPHAN 23
Autor: SPHAN e Fundação Nacional Pró-Memória Edição: março/abril de 1983 Páginas: 20A edição de março/abril de 1983 aborda o reconhecimento de Olinda (PE) como Patrimônio Mundial pela UNESCO; restauração do Forte Príncipe da Beira (RO); instalação de agências bancárias do Banco do Brasil em prédios históricos; entrega do Estudo de Transportes Urbanos de Ouro Preto (MG), da Igreja de São José e Santa Cecília dos Prados em Ouro Preto (MG) e da Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Santa Rita Durão (MG); entrega das partituras do Barroco Mineiro ao Museu da Inconfidência, em Ouro Preto (MG); dossiê de candidatura do Centro Histórico de Salvador (BA) a Patrimônio Mundial da UNESCO; pedido de tombamento do terreiro Casa Branca, em Salvador (BA); acervo do Museu do Homem do Nordeste, em Recife (PE); a centésima reunião do Conselho Consultivo do Iphan, realizada no Rio de Janeiro (RJ). O Boletim traz ainda o artigo “Patrimônio cultural construído: cena e cenário”, do advogado e arqueólogo Ulysses Pernambucano de Mello; notícias; e espaço para cartas dos leitores.
-
Boletim - SPHAN 24
Autor: SPHAN e Fundação Nacional Pró-Memória Edição: maio/junho de 1983 Páginas: 20A edição de maio/junho de 1983 aborda a entrega das obras de restauração do Paço Imperial (antigo Paço da Cidade), no Rio de Janeiro (RJ) prevista para 1985; restauração da Casa dos Contos, em Ouro Preto (MG); criação do Museu do Homem do Norte, em Manaus (AM); inauguração do Museu da Abolição em Recife (PE); tombamento estadual de Marechal Deodoro (AL). O Boletim traz ainda o artigo “A preservação do patrimônio arquitetônico como agente dinamizador da consciência cultural americana”, do arquiteto e consultor da UNESCO Ramón Gutiérrez; notícias; e espaço para cartas dos leitores.
-
Boletim - SPHAN 25
Autor: SPHAN e Fundação Nacional Pró-Memória Edição: julho/agosto de 1983 Páginas: 26A edição de julho/agosto de 1983 aborda a restauração do Mercado da Carne de Aquiraz (CE); catalogação do acervo arquitetônico de Icó (CE); estudo do tombamento do Açude do Cedro, em Quixadá (CE); protocolo de intenções entre a Fundação Nacional pró-memória e a Prefeitura de Fortaleza (CE); entrega das obras de restauração da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, o Sobrado Major Selemérico e o Palácio Episcopal, em Oeiras (PI); a atuação do Instituto Nacional do Livro (INL); mudança de local do Museu Villa-Lobos, no Rio de Janeiro (RJ); restauração do Museu do Açude, no Rio de Janeiro (RJ); restauração do Engenho Vitória, em Cachoeira (BA); estudos para a restauração do Forte Príncipe da Beira, em Rondônia; obras de restauro do Seminário Menor de Mariana (MG); o tombamento do Palácio Laranjeiras e o Hospital São Francisco de Assis, no Rio de Janeiro (RJ) e o Pórtico Central e os Armazéns do Porto, em Porto Alegre (RS). O Boletim traz ainda um artigo sobre “Reciclagem técnica: algumas ideias para formulação de um programa”, do arquiteto da 8ª Diretoria Regional da SPHAN, José Leme Galvão Junior; notícias; e espaço para cartas dos leitores.
-
Patrimônio Cultural, Direito e Meio Ambiente
Autor: Juliano Bitencourt Campos, Daniel Ribeiro Preve e Ismael Francisco de Souza Edição: 1ª Páginas: 256 -
Boletim - SPHAN 26
Autor: SPHAN e Fundação Nacional Pró-Memória Edição: setembro/outubro de 1983 Páginas: 20A edição de setembro/outubro de 1983 trata da proteção ao Morro da Conceição, no Rio de Janeiro; o legado cultural não-monumental de Santa Catarina, especialmente as fortalezas de Santo Antônio e de Santa Cruz; da ampliação da área tombada no Centro Histórico de Salvador, em cumprimento a exigência da UNESCO. O número traz também artigo de Ulysses Pernambucano de Mello Neto sobre o vocabulário relativo ao Patrimônio Cultural no Brasil. Além disso, o Boletim nº 26 aborda a candidatura do Mosteiro de São Bento (RJ) a Patrimônio Cultural da Humanidade; a restauração do Convento de Carmo, em Olinda (PE); o Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira Rodrigo de Melo Franco de Andrade, o lançamento do Livro de Arte Brasileiro, da autora Catarina Helena Knychala; a instalação de escritórios técnicos em núcleos tombados. O número divulga atividades como encontro sobre restauração com professores italianos, a posse de novos membros do Conselho Consultivo da SPHAN, a cooperação entre SPHAN/pró/Memória com antiquários brasileiros, a criação de plano para recuperação de acervos de obras raras, o Projeto Integração Museu-Escola promovido pelo Museu Nacional, no Rio de Janeiro e a aprovação, pelo Conselho Consultivo do SPHAN de projeto para restauração do Paço na cidade. A revista informa sobre projeto para preservar o acervo da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e sobre a comemoração, pelo Museu Imperial, do casamento de Dom Pedro, com a realização de exposição e ação educativa. Ao final, a edição traz cartas dos leitores.
-
Boletim - SPHAN 27
Autor: SPHAN e Fundação Nacional Pró-Memória Edição: novembro/dezembro de 1983 Páginas: 20A edição de novembro/dezembro de 1983 tem como destaque a declaração, pela UNESCO, das ruínas missioneiras de São Miguel, no Rio Grande do Sul, como Patrimônio Cultural da Humanidade. Ainda no tema das missões, o arquiteto e consultor da Unesco, Ramón Gutierrez escreve o artigo “Reflexões sobre as Missões Jesuíticas”. O número aborda as obras de restauração realizadas na cidade do Rio de Janeiro no período, com destaque para o Largo da Carioca, a Casa da Moeda e a Biblioteca Nacional, a visita do arquiteto alemão Edgar Heydock a Brasília, o projeto Extra-Muros do Museu Nacional de Belas Artes em Itaipu e Paraty (RJ), acordo entre Brasil e Portugal para microfilmagem de documentos históricos, a restauração da Sé de Olinda (PE), a realização de curso sobre obras e restauração de monumentos na UFOP, o Projeto Memória Eleitoral promovido pela Fundação Joaquim Nabuco (MEC) e informa sobre as inscrições para o prêmio do Instituto Nacional do Livro. Ao final, a edição traz cartas dos leitores.
-
Boletim - SPHAN 28
Autor: SPHAN e Fundação Nacional Pró-Memória Edição: janeiro/fevereiro de 1984 Páginas: 34A edição de janeiro/fevereiro de 1984 tem como destaque matéria sobre o Jardim Botânico do Rio de Janeiro e a preservação do patrimônio natural. O número também informa sobre as atividades da Cinemateca Brasileira e traz artigo de Ulysses Pernambucano de Mello, arqueólogo e advogado, intitulado Um guia de restauração. Além disso, o Boletim noticia a mudança da Regional da SPHAN e da Regional da Pró-Memória para o Horto Florestal, no Rio de Janeiro, a instalação de painéis explicativos das reformas no Paço, também na capital carioca, e a visita do neto mais velho da Princesa Isabel, D. Pedro Gastão de Orleans e Bragança ao local da reforma. Nas demais notícias, o boletim informa que em Paraty (RJ), o Escritório Técnico do Pró-Memória promoveu o projeto Pra mim, Paraty é assim..., com a professora Deise Dantas Lima; por meio de convênio com a Embrafilme, o Escritório Técnico da SPHAN em Cabo Frio (RJ) projetou documentários sobre Patrimônio no museu da cidade; o tombamento da Casa do Jornalista Brasileiro foi realizado pela SPHAN; reportagem sobre a Fundação Joaquim Nabuco, localizada em Recife (PE); visita do presidente João Figueiredo a cidades históricas mineiras; as ruas de Prado (MG) foram protegidas por lei municipal; as imagens de Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora do Rosário e São José foram devolvidas à Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Almofala, em Almofala (CE); o secretário de cultura do MEC, Marcos Vilaça, visitou as obras de recuperação de monumentos no Rio Grande Norte; convênio realizado para restaurar o Mercado Público de Ceará-Mirim (RN). A edição apresenta um relação dos imóveis beneficiados por obras de conservação e preservação no Mato Grosso do Sul e Goiás, notícias e as cartas dos leitores.
-
Boletim - SPHAN 29
Autor: SPHAN e Fundação Nacional Pró-Memória Edição: março/abril de 1984 Páginas: 48A edição março/abril de 1984 tem como destaque uma reportagem sobre o projeto de pesquisa Elementos Culturais das Antigas Colônias Italianas do Nordeste do Rio Grande do Sul, ação que teve como objetivo realizar levantamento dos bens e valores locais. A sessão Escritos Técnicos traz um histórico e depoimentos de representantes das unidades de Paraty, Olinda, Alcântara, Lençóis/Mucugê, Rio das Contas, Porto Seguro/Santa Cruz Cabrália, Cachoeira e Sergipe. Na matéria Comunicação e Bens Culturais, o leitor conhece a Arca de Desenvolvimento de Projetos Especiais para Difusão Cultural. O boletim apresenta os tombamentos realizados no período: Açude do Cedro, em Quixadá (CE), o primeiro açude tombado, tem matéria específica na página 25; Fábrica de Vinho de Caju Tito Silva, em João Pessoa (PB); Caixa d’água de Pelotas (RS); Ginásio Pernambucano, em Recife, (PE); do Presépio do Piripau e da Matriz do Santo Antônio, em Minas Gerais. O Boletim informa sobre a reintegração de patrimônio de sino da Matriz de Nossa Senhora da Conceição dos Militares; as obras urgentes implantadas em Diamantina, Serro e Tiradentes; as visitas à Reserva Técnica Nº01 do Museu Histórico Nacional; o Projeto Encontro Marcado, por meio do Museu Nacional de Belas Artes; a campanha de doação do Projeto Memória, além de outras notícias, seções sobre lançamentos de publicações e cartas dos leitores.
-
Boletim - SPHAN 30
Autor: SPHAN e Fundação Nacional Pró-Memória Edição: maio/junho de 1984 Páginas: 54A Edição maio/junho de 1984 traz matéria principal sobre a criação de um banco de dados para valorização e a preservação da memória musical brasileira. Na sequência, temos matérias sobre o Programa Nacional de Museus e a experiência pioneira de Goiás em programas educativos, entrevistando a museóloga Célia Corsino; a entrega da Igreja Madre de Deus restaurada; pesquisa arqueológica na restauração do Paço Imperial, no Rio de Janeiro; o Projeto Centro de Memória e História Oral das Telecomunicações; encontro em Santa Catarina sobre Patrimônio Cultural, com relato integral da palestra da arquiteta Briane E. Bicca; no Rio Grande do Norte, noticia a entrega da Passarela do Forte dos Reis Magos e a assinatura de protocolo de intenções para a restauração da capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho de Cunhaú; Devolução das Capelas de Nossa Senhora do Rosário do Padre Faria e de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia, em Ouro Preto (MG), e da Igreja Matriz de Santo Antônio, entre Ouro Preto e Ouro Branco; o tombamento do mais antigo terreiro de Candomblé do país, Casa Branca, em Salvador (BA). Na sessão Noticiário, destaque para a Cinemateca.
-
Boletim - SPHAN 31
Autor: SPHAN e Fundação Nacional Pró-Memória Edição: julho/agosto de 1984 Páginas: 36A edição de julho/agosto de 1984 aborda o Museu de Biologia Mello Leitão, no Espírito Santo; microfilmagem de jornais brasileiros; restauração da Capela de Nossa Senhora do Pilar, em Taubaté (SP) e do Conjunto Carmelitano de Mogi das Cruzes (SP); cooperação técnica entre a SPHAN, a Mitra Diocesana e a Prefeitura Municipal de Taubaté (SP); cinema brasileiro apresentado na Mostra Humberto Mauro; exposição promovida e dedicada pela Região da Umbria (Itália), no Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro), sobre São Francisco de Assis; inauguração do Museu de Arte Sacra de São João Del Rey (MG); restauração da Igreja de São Pedro dos Clérigos, em Mariana (MG) e sua transformação em centro cultural da cidade; convênios firmados pela SPHAN com prefeituras mineiras para restauração de bens culturais; restauração do calçamento de pedras da cidade de Goiás (GO); cadastramento e preservação do acervo cultural e arquitetônico de Santa Catarina; nova sede do Museu do Folclore (na Rua do Catete – Rio de Janeiro – RJ) . O Boletim traz ainda o artigo “Sensibilização comunitária – uma questão básica na preservação cultural”, da arquiteta especialista em restauração da Fundação de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife (PE), Maria Betânia Uchôa Cavalcanti; notícias; e espaço para cartas dos leitores.