Publicações
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Educar, Documentar e Valorizar para Preservar: Pesca Artesanal com Auxílio dos Botos em Laguna
Autor: Alicia Norma González de Castells e Fátima Satsuki de Araujo Lino Edição: 2015 Páginas: 161Preservar para permitir às futuras gerações que apreciem uma das manifestações culturais mais expressivas de interação entre homem e animal. Esse foi um dos fatores que motivou o projeto intitulado “Educar, documentar e valorizar para Preservar: Pesca Artesanal com Auxílio dos Botos em Laguna/SC”.
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Saberes, Fazeres, Gingas e Celebrações
Autor: Iphan Edição: 2018 Páginas: 360Esta publicação reúne as principais ações de salvaguarda realizadas com os bens culturais registrados como Patrimônio Cultural do Brasil no período de 2002 a 2018. É apresentado um histórico do trabalho do Iphan com os bens registrados desde os primeiros reconhecimentos da dimensão imaterial dos patrimônios culturais em 2002. Marcos conceituais e procedimentos para operacionalização da política de salvaguarda do PCI também são descritos. O volume tem o objetivo de promover os bens culturais registrados e visibilizar centenas de ações realizadas em prol do apoio e valorização de seus detentores, bem como em busca de sua preservação e sustentabilidade cultural.
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Patrimônio Cultural Imaterial: Para Saber Mais - Cartilha 3 - Salvaguarda da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira
Autor: Iphan Edição: 2017 Páginas: 40Publicação: Iphan
O objetivo desta publicação é divulgar diretrizes para a salvaguarda da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira, bens culturais reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil, desde 2008. As ações de salvaguarda são instrumentos integrantes do macroprocesso Apoio e Fomento, que em conjunto com os macroprocessos identificação e reconhecimento, conformam o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI).
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Mapeamento da Capoeira em Minas Gerais
Autor: Andréia Ribeiro (coordenação) Edição: 2016 Páginas: 60Publicação: Iphan/Superintendência em Minas Gerais
Este material apresenta o resultado do Mapeamento da Capoeira em Minas Gerais realizado, em 2014, como ação prioritária do Plano de Salvaguarda proposto pelo Comitê Gestor do Plano de Salvaguarda da Capoeira no Estado. Como toda ação de mapeamento, esta remete a uma situação e a um momento específico, não pretendendo assim ser completa ou definitiva: o mapeamento é um instrumento que nos possibilita saber, em linhas gerais, como os mestres, rodas e grupos estão distribuídos em Minas. Esta é uma primeira versão de um trabalho que deverá ser complementado, atualizado e constantemente revisado, com a participação de mestres, capoeiristas, pesquisadores e agentes públicos.
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Patrimônio Cultural Imaterial: Para Saber Mais - Cartilha 2 - Salvaguarda de Bens Registrados Patrimônio Cultural do Brasil
Autor: Iphan Edição: 2017 Páginas: 40Publicação: Iphan
Nesta cartilha é apresentada a forma como o Iphan vem atuando com os bens culturais reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil, os chamados Bens Registrados. Mais especificamente, serão detalhadas as diretrizes, demonstrados os procedimentos e descritos os eixos de ação que conformam a atuação institucional. Seu objetivo principal é demonstrar como o Iphan, por meio da execução de ações de apoio e fomento, em conjunto com a sociedade civil e instituições parceiras, realiza a salvaguarda de bens Registrados.
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Patrimônio Cultural Imaterial: Para Saber Mais
Autor: Natália Guerra Brayner Edição: 2009 Páginas: 32Publicação: Iphan
Esta publicação apresenta as diretrizes e instrumentos que norteiam e tornam possíveis as atividades de identificação, registro e salvaguarda do patrimônio imaterial. O Iphan pretende, também, promover uma reflexão crítica sobre essa política, de forma que todos os leitores percebam a importância da contribuição de cada um de nós, por meio da criatividade e do diálogo permanente, para o aperfeiçoamento dessas estratégias, instrumentos de salvaguarda e sua adequação aos contextos específicos de cada bem cultural.
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Os Sambas, As Rodas, Os Bumbas, Os Meus e os Bois (2003 - 2010) - 2ª Edição
Autor: Rogério Menezes Edição: 2010 Páginas: 122Publicação: Iphan
Esta publicação informa sobre os fundamentos e instrumentos da política de salvaguarda e da dimensão imaterial do Patrimônio Cultural Brasileiro, e presta contas dos resultados e desafios enfrentados. Com base na percepção da necessidade de diferentes estratégias de preservação para essas duas dimensões do patrimônio cultural foi possível buscar formas de salvaguarda adequadas à especificidade dos bens culturais imateriais. Essa adequação tem importantes implicações sociais, políticas e culturais, e vem atender à demanda por recohecimento das “formas de expressão e dos modos de criar, fazer e viver” como patrimônio cultural brasileiro.
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Os Sambas, As Rodas, Os Bumbas, Os Meus e os Bois (1936 - 2006) - 1ª Edição
Autor: Rogério Menezes Edição: 2006 Páginas: 36Publicação: Iphan
Nesta publicação estão os fundamentos e instrumentos da Política de Salvaguarda e da dimensão imaterial do Patrimônio Cultural Brasileiro, destacando aspectos e gestos essenciais da nossa vida cotidiana que, com muitos outros, são objeto das políticas de preservação cultural. Os bens culturais imateriais - jongos, violas, círios e ofícios, e muitos outros - são bens vivos mantidos pelas pessoas que os praticam. Preservá-los é valorizar seu conhecimento e ação, e a salvaguarda desses bens está orientada para a valorização do ser humano, a garantia e a melhoria das condições sociais, culturais e ambientais que permitem sua permanência.
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Registro do Patrimônio Imaterial - 4ª Edição
Autor: Márcia G. de Sant´Anna Edição: 2006 Páginas: 140Publicação: Iphan/Ministério da Cultura
Este trabalho apresenta o dossiê final das atividades da Comissão e Grupo de Trabalho Patrimônio Imaterial realizadas a partir da vigência do Decreto 3.551, de 4 de agosto de 2000, que instituiu o Registro dos Bens Culturais de Natureza Imaterial e criou o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI). Trata da construção e cultivo de uma noção sempre mais abrangente, mais realista, menos exclusivista e excludente do que sejam as heranças culturais brasileiras. Aponta para a inclusão, esse universo, não apenas de prédios, monumentos, marcos materiais, mas, também, das inumeras formas expressivas geradas ao longo dos séculos e produzidas, rotineira e cotidianamente, nos dias de hoje.
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Prêmio Teatro de Bonecos Popular do Nordeste
Autor: Departamento de Patrimônio Imaterial Edição: 2016 Páginas: 80Publicação: Iphan
O Brasil é o único país das Américas que apresenta um patrimônio com feitio de tradição teatral encenada com bonecos e realizada por artistas populares. Artistas estes que pela vultuosidade de sua atuação são reconhecidos como mestres. Embora o mestre bonequeiro seja o protagonista desta forma de expressão, a performance nunca é solitária: por detrás de suas toldas, os bonecos ganham alma e personalidade em suas mãos e também se tornam protagonistas da cena, demonstrando a intrínseca relação entre bonequeiro e boneco e o modo como a “brincadeira” é, na verdade, uma devoção.