Iphan realiza primeira reunião na presidência do Comitê Executivo do Crespial

publicada em 07 de fevereiro de 2012, às 12h58

 

O Brasil será palco em 2012 de vários debates regionais sobre o tema do Patrimônio Imaterial na América Latina

A primeira reunião do Comitê Executivo – COE do Centro Regional para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da América Latina – Crespial, tendo o Brasil no exercício da presidência, definiu propostas de gestão para o período 2012-2015, entre elas, a realização de uma reunião em Brasília, ainda este ano, para estabelecer uma agenda comum entre o Crespial e o Centro Lucio Costa. O encontro será voltado para o campo da formação para a gestão do patrimônio cultural imaterial na região, o que deverá resultar num protocolo de intenções para o desenvolvimento de ações conjuntas.

Essa reunião, a 9ª do COE – Crespial foi realizada nos dias 27 e 28 de janeiro, em Lima, Peru, na sede da representação da Organização dos Estados Iberoamericanos. Além do Brasil, a Presidência do Comitê Executivo conta ainda com Cuba, na função de Secretaria, Chile, Paraguai e Peru. O encontro marcou a primeira reunião com o novo Diretor Geral do Centro, o antropólogo Fernando Villafuerte, eleito em novembro de 2011.

O novo diretor discutiu com os representantes dos países membros questões de caráter operativo do Crespial, de modo a atualizar e ajustar os procedimentos relacionados à contratação do corpo diretivo do Centro, do exercício para a sua gestão bancária, além da reprogramação das suas atividades para o biênio 2012-2013. Também foram apresentadas as propostas da direção do Crespial, como promover uma maior visibilização dos resultados, produtos e impactos das ações do Centro; organizar o escritório de modo mais eficiente e menos burocrático; dar nova ênfase aos aspectos internacionais à sua atuação, como a adesão de novos países da região, o que outorgará uma imagem mais fortalecida do Centro, como também obter maior compromisso dos Estados membros, no sentido de buscar novas estratégias para obtenção de recursos, como realizar um mapeamento institucional com vistas a buscar aliados estratégicos mediante mesas de cooperação. A direção defendeu, ainda, a necessidade de preparar o Centro para uma gestão por resultados, reestruturando sua organização administrativa, de modo a conferir caráter menos burocrático e mais eficiente e priorizando as sinergias da equipe para construir uma continuidade administrativa.

Veja a ata da reunião aqui.

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin