O reconhecimento mundial do Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil

O que a Roda de Capoeira, o Samba de Roda do Recôncavo Baiano (BA), a Arte Kusiwa- Pintura Corporal (AP), o Frevo (PE) e o Círio de Nazaré (PA), têm em comum? Todos possuem o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, reconhecido pelo Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura). A peculiaridade do patrimônio imaterial, ou intangível, é que suas práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas transmitidos de geração a geração estão em constante recriação pelas comunidades e grupos em função de seu ambiente, interação com a natureza e de sua história.
O trabalho do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) junto às comunidades, prefeituras e governos locais, tem resultado na inscrição de diversos bens culturais imateriais nesta seleta lista. Os primeiros títulos vieram em 2008: As Expressões Orais e Gráficas dos Wajapis e o Samba de Roda do Recôncavo Baiano (BA). De 2011 a 2014, o Brasil conseguiu o reconhecimento mundial de outros seis bens brasileiros, sendo o último a Roda de Capoeira. 
A criação do título internacional, concedido a destacados espaços e manifestações da cultura tradicional e popular, teve início em 2003, quando a UNESCO adotou a Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial de modo a contemplar toda a herança cultural da humanidade, complementado assim a Convenção do Patrimônio Mundial de 1972, que cuida dos bens tangíveis.
Saiba mais sobre todos estes patrimônios:

Lista Representativa do Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade no Brasil
Samba de Roda no Recôncavo Baiano
Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi
Frevo: expressão artística do Carnaval de Recife
Círio de Nossa Senhora de Nazaré
Roda de Capoeira
 
Patrimônio Cultural Imaterial que Requer Medidas Urgentes de Salvaguarda
Yaokwa - ritual do povo Enawene Nawe para a manutenção da ordem social e cósmica
 
Lista de Melhores Práticas de Salvaguarda
Chamada Pública de Projetos do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI)
Museu Vivo do Fandango

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin