São Miguel das Missões (RS): segurança das imagens é prioridade

Ruínas remanescentes das Missões Jesuíticas, no Parque Histórico Nacional das Missões, criado em 2009, no município de São Miguel (RS).

O temporal acompanhado de tornado que atingiu a cidade de São Miguel das Missões, localizada ao noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, na noite do dia 24 de abril, provocou grandes estragos. Equipes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), com o apoio da Prefeitura de São Miguel, terminaram hoje, 27 de abril, a limpeza do museu do Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões (RS), Patrimônio Mundial desde 1983, muito atingido pelas chuvas.

O acervo de esculturas sacras missioneiras do período jesuítico, abrigadas no museu, será transportado do Tenondé Park Hotel para a Secretaria de Turismo do município, de maneira a garantir o acesso do público, após a realização de algumas modificações no local. As imagens foram levadas para o hotel na segunda-feira como medida de segurança, pois o espaço é considerado o mais protegido. O mobiliário expositivo do museu também será levado para a Secretaria. O levantamento das ações de recuperação está sendo concluído pelos técnicos, o que permitirá a realização de estimativa dos valores para as obras.

A força do vento causou danos à vegetação e estilhaçou vidros e esquadrias das janelas do museu do Sítio Arqueológico, mas não prejudicou as ruínas e a Igreja de São Miguel, embora a cobertura da sacristia tenha sido atingida, sofrendo danos na cobertura. As avarias causadas ao mobiliário e à sacristia serão incluídas nas ações de recuperação do processo emergencial. Além da transferência das esculturas e da limpeza do local, a Superintendência do Iphan-RS trabalha no conserto das cercas do Sítio e podas no entorno.

O Museu das missões será isolado com telas metálicas para impedir o acesso direto ao edifício, devido ao risco de queda de telhas soltas. Até que todos os reparos serem feitos, o sítio e o museu permanecerão fechados para garantir a segurança dos visitantes. 

O Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões é um dos conjuntos históricos mais importantes situados em terras brasileiras. Em 1937, o arquiteto Lucio Costa foi enviado ao Rio Grande do Sul para analisar os remanescentes dos Sete Povos das Missões e a visita resultou no tombamento, pelo Iphan, em 1938.
Abaixo, imagens do Museu após a limpeza.

Mais informações 
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
(61) 2024-5476 / 2024-5479
www.iphan.gov.br 
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin