Palácio Cristo Rei, sede da reitoria da UFMA, é restaurado pelo Iphan

Palácio Cristo Rei, em São LuísMais uma obra de restauração foi entregue pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) à população de São Luís, no Maranhão. Em uma série de investimentos garantidos pelo Governo Federal, é chegada a vez de os maranhenses conhecerem a nova estrutura do edifício que sedia a reitoria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). A conclusão da obra foi celebrada em cerimônia no dia 04 de maio, com a participação da presidente do Iphan, Kátia Bogéa; do diretor do Departamento de Projetos Especiais do Iphan, Robson de Almeida; do superintendente do Iphan no Maranhão, Maurício Itapary; da reitora Nair Portela; do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda; entre outras autoridades locais. 

Conhecido como Palácio Cristo Rei, o prédio foi restaurado com recursos de cerca de R$ 2,36 milhões, por meio de uma parceria entre o Iphan e a UFMA. A obra recuperou a integridade do imóvel e melhorou suas instalações, garantindo seu uso enquanto reitoria e também como espaço de memória institucional, no que foi denominado Memorial Cristo Rei. Na solenidade, a presidente do Iphan ressaltou a importância da conservação e utilização de edifícios como esse e o do prédio da Pós-Graduação em Direito, recentemente entregue pelas duas instituições. “A Universidade tem equipamentos de maior grandeza no centro histórico, e, por isso, estamos caminhando de mãos dadas com a responsabilidade social de salvaguardar essas memórias. Com a parceria UFMA, IPHAN e Prefeitura Municipal, não mediremos esforços para melhorar o patrimônio histórico de São Luís”, afirmou. 

Palácio e Reitoria
Tombado pelo Iphan, como parte do Conjunto da Praça Gonçalves Dias, o Palácio Cristo Rei é um sobrado construído em 1838, em estilo tradicional luso-maranhense, com características de um barroco tardio e um imponente jardim. Concebido como residência para a família de um comendador, o sobrado de três pavimentos foi sede de diversas instituições ao longo dos anos, até ser adquirido pela UFMA. Na década de 1990, passou por um grande incêndio e foi então restaurado, passando a receber um memorial para resgatar e preservar a memória da Universidade. 

Reforços estruturais em concreto armado, inclusão de vigas em aço, escadas e instalações sanitárias foram algumas das modificações que o prédio recebeu com os anos e que mereceram especial atenção quando da elaboração do atual projeto de restauração. Entre outras demandas, a obra propôs soluções para essas questões, levou acessibilidade aos três andares da edificação com a instalação de um elevador e ainda incluiu um espaço de café, atendendo às necessidades de atendimento ao público. Também foram reformulados o layout dos espaços internos, resgatada a entrada social lateral pelo jardim, restaurados elementos artísticos integrados do prédio, como portões, balcões e esculturas e proposto um novo projeto museográfico. 

A intervenção está incluída entre as obras realizadas em São Luís, no âmbito do PAC Cidades Históricas, programa do Governo Federal que dedica investimentos para 44 sítios históricos urbanos protegidos pelo Iphan em todo o Brasil. Na capital maranhense, já foram concluídas as restaurações do sobrado da Fapema, do sobrado da Faculdade de História, da fachada de azulejo do sobrado da Praça João Lisboa; a requalificação da Praça da Alegria; e as restaurações do Teatro Arthur Azevedo e do antigo Fórum Universitário da UFMA, sendo essas duas últimas já no escopo do programa Agora, é Avançar.

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
Fernanda Pereira – fernanda.pereira@iphan.gov.br
Déborah Gouthier - deborah.gouthier@iphan.gov.br
(61) 2024-5533 - 2024-5504
(61) 99381-7543
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

 

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin