Ritmos do Carnaval agora estão disponíveis em playlist do Spotify

Os primeiros registros do Samba de Roda do Recôncavo Baiano datam dos anos 1860, com o culto aos orixás e caboclos.

A musicalidade das manifestações culturais do Brasil agora está disponível no Spotify, novo canal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) nas redes sociais. Por meio da conta, o Instituto vai veicular músicas que fazem parte e que cantam bens tombados e registrados como Patrimônio Cultural do Brasil. E, para o mês de fevereiro, o Iphan reuniu as manifestações que são a cara do Carnaval em diferentes regiões do país. 

Dos 48 bens registrados pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil, pelo menos seis são ritmos que marcam o Carnaval: Frevo, Maracatu Nação, Maracatu de Baque Solto, Caboclinho, Samba de Roda do Recôncavo e as Matrizes do Samba do Rio de Janeiro (Samba-enredo, Partido-alto e Samba de terreiro). Para cair na festa e celebrar cada um deles, o Iphan criou a playlist Patrimônio Carnaval, disponível na plataforma de streaming Spotify. 

Na lista musical, foram selecionadas duas músicas de cada ritmo, incluindo canções próprias do repertório da cultura popular e outras de ampla circulação e divulgação fonográfica. Do Samba-enredo, por exemplo, a playlist traz Vale do São Francisco, que tem autoria de Cartola e Carlos Cachaça, além de Tititi do Sapoti, de Dominguinhos do Estácio. Já do Maracatu Nação, o tradicional grupo Maracatu Nação Encanto da Alegria canta Eu gostava tanto dela. A seleção também traz o maracatu do movimento manguebeat, com Maracatu Atômico, versão Chico Science & Nação Zumbi. 

A ação é parte do projeto Patrimônio Carnaval, promovido pelo Iphan, visando à valorização e promoção dos bens culturais relacionados às atividades carnavalescas em todo o país. A primeira etapa do projeto divulgou os sambas-enredo de escolas do Rio de Janeiro e de São Paulo que, em 2020, trouxeram o Patrimônio Cultural como protagonista. Já nas redes sociais, está em curso a ação O Carnaval nos Centros-Históricos, que incentiva os usuários a compartilharem suas histórias e memórias de Carnaval vividas nos centros urbanos tombados, como Olinda (PE) e Ouro Preto (MG).

Iphan no Spotify
Com a temática do Carnaval, o Iphan inaugura sua conta no Spotify, que vai reunir playlists com segmentações feitas a partir de bens registrados e tombados como Patrimônio Cultural. A ideia é mostrar o quanto a cultura brasileira é rica em sonoridades e, por meio da rede social, promover e valorizar esses bens junto a diferentes públicos. A iniciativa também vem divulgar essa diversidade, mostrando a contínua relação do Patrimônio Cultural com o cotidiano dos brasileiros. 

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan

comunicacao@iphan.gov.br
(61) 2024-5516 - 2024-5511 
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin