Inscrições abertas para ações de salvaguarda da Capoeira no Espírito Santo

Inscrições serão feitas de forma online.Estão abertas as inscrições do edital que vai selecionar ações de caráter exemplar no âmbito da salvaguarda para a Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres de Capoeira no Espírito Santo (ES). A iniciativa é voltada para comunidades e grupos detentores desses bens culturais. Serão selecionadas dez propostas que atuem na divulgação, fomento, valorização e fortalecimento das manifestações da Capoeira nas localidades onde foram identificados grupos praticantes no estado. Cada premiado receberá o valor de R$ 4,5 mil. O período de inscrições vai de 02 de outubro a 16 de novembro.

A seleção é realizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo. O Instituto havia previsto para 2020 a realização do II Encontro Estadual de Capoeira. O evento foi cancelado devido às medidas de combate ao novo coronavírus (Covid-19).

Neste cenário, a superintendência do Iphan no Espírito Santo articulou-se para lançar o edital e impedir a interrupção das ações de salvaguarda. Atualmente, segundo mapeamento do Iphan, há 78 grupos praticantes da Roda de Capoeira e do Ofício de Mestres de Capoeira no estado, distribuídos em diversas cidades.

A Roda de Capoeira foi inscrita em 2008 no Livro de Registro das Formas de Expressão do Iphan. Trata-se de elemento estruturante de uma manifestação cultural onde se expressam simultaneamente o canto, o toque dos instrumentos, a dança, os golpes, o jogo, a brincadeira e os símbolos de herança africana recriados no Brasil. Profundamente ritualizada, a roda de capoeira congrega cantigas e movimentos que expressam uma visão de mundo, uma hierarquia e um código de ética que são compartilhados pelo grupo.

Já o Ofício dos Mestres de Capoeira, foi inscrito no Livro de Registro dos Saberes do Instituto, em 2008. É exercido por detentores dos conhecimentos tradicionais da capoeira. O saber é transmitido de modo oral e gestual, de forma participativa e interativa, nas rodas, nas ruas e nas academias, assim como nas relações de sociabilidade e familiaridade construídas entre mestres e aprendizes. Largamente difundida no Brasil e no mundo, a capoeira depende da manutenção da cadeia de transmissão desses mestres para sua continuidade como manifestação cultural. 

Originada no século XVII, a capoeira desenvolveu-se como forma de sociabilidade e solidariedade entre os africanos escravizados. Hoje, é um dos maiores símbolos da identidade brasileira e está presente em todo território nacional, além de ser praticada em mais de 160 países, em todos os continentes. Em 2014, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) reconheceu a Roda de Capoeira como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

Serviço
Seleção de ações de salvaguarda para a Roda de Capoeira e o Ofício dos Mestres de Capoeira no Espírito Santo (ES)
Inscrições: de 2 de outubro a 16 de novembro
Edital

Mais informações para a imprensa
Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Daniela Reis - daniela.reis@iphan.gov.br
(21) 2233-6334 
www.iphan.gov.br
www.facebook.com/IphanGovBr  |  www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin