Arquipélago de Fernando de Noronha - Pernambuco (PE)

O Arquipélago de Fernando de Noronha, distrito do Estado de Pernambuco, foi declarado Parque Nacional em 1988 e, em 2001, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Natural Mundial. Em diversos períodos políticos, Fernando de Noronha era o destino de presos políticos, como os ciganos (em 1739), os farroupilhas (em 1844) e os capoeiristas (em 1890). Em 1938, a ilha foi requisitada pela União para tornar-se oficialmente um presídio político. Atualmente, sua principal atividade econômica é o turismo.

O título de Patrimônio Natural Mundial deve-se à importância do arquipélago para a vida marinha: suas águas garantem a reprodução e a alimentação do atum, tubarão, tartaruga e mamíferos marinhos, e abriga a maior concentração de aves tropicais marinhas do Oceano Atlântico. Com uma área de 26 km2 é formado por 21 ilhas e ilhotas que surgiram do topo de uma cordilheira vulcânica, cuja base está a cerca de quatro mil metros de profundidade, no Oceano Atlântico. A ilha principal (única habitada) tem 17 km de extensão e nela está a Vila dos Remédios.

O arquipélago é formado pelo topo das montanhas de uma cordilheira vulcânica e tem sua base a cerca de quatro mil metros de profundidade. 0cupa área de aproximadamente 26 quilômetros quadrados, com 21 ilhas, rochedos e ilhotas. Das ilhas na região, Fernando de Noronha é a que conta com as maiores colônias reprodutivas de aves marinhas e de variadas e exóticas espécies de peixes, esponjas, algas, moluscos e corais.

Como território federal, ficou sob o domínio militar de 1942 a 1987. Por força da Constituição de 1988, a ilha foi devolvida a Pernambuco, constituindo região geoeconômica, social e cultural do estado. É conduzida por um administrador nomeado pelo Governo pernambucano, com o aval da Assembleia Legislativa. A sede do distrito fica no Palácio São Miguel, situado na Vila dos Remédios, e tem como foro a comarca de Recife.

Leia mais

Patrimônio Natural Mundial
História de Um Paraíso no Oceano Altântico
Base Militar e Presídio Político
Monumentos e Espaços Públicos Tombados
Obras do PAC Cidades Históricas - Fernando de Noronha (PE)

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin