Programa Nacional de Extensão Universitária (Proext)

O Programa Nacional de Extensão Universitária (Proext) - desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) - foi criado para apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de ações de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas com ênfase na inclusão social.

Por meio de editais anuais, o programa fomenta projetos onde estudantes e professores das instituições de ensino superior passem a atuar de maneira integrada às políticas sociais desenvolvidas pelo Estado, de forma a contribuir para o reforço da cidadania, e interagir de perto com o conjunto de experiências e saberes das comunidades nas quais as universidades estão inseridas.

A extensão universitária está prevista no artigo 207 da Constituição Federal, que estabelece que as universidades obedeçam ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Além disso, a realização de ações de extensão nas universidades possui respaldo na Lei no. 10.172, de 9 de janeiro de 2001, que aprovou o Plano Nacional de Educação.

Nessa perspectiva, desde 2009, o Iphan mantém parceria com o MEC na elaboração anual do edital Proext e na avaliação de propostas da linha temática preservação do patrimônio cultural brasileiro. Assim como o Iphan, diversos ministérios, secretarias e autarquias têm sido instados pelo MEC a contribuir na elaboração do edital, aproximando as prioridades de suas políticas públicas à ação universitária.

A parceria entre o Iphan e as universidades, por meio das ações de extensão, é um caminho promissor para a promoção e a preservação do patrimônio cultural brasileiro, pois pretende estimular a participação e o envolvimento de outros agentes capazes de se associar à política de reconhecimento, promoção e proteção ao patrimônio. Dada a capacidade técnica e de inovação das instituições de ensino superior públicas e comunitárias, a parceria entre o Iphan e o MEC segue estratégica e potencialmente as políticas públicas de preservação do patrimônio cultural.


Leia mais

Projetos contemplados na linha temática em 2009
Projetos contemplados na linha temática em 2010
Projetos contemplados na linha temática em 2011

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin