História das Ferrovias no Brasil

As antigas locomotivas da Central do Brasil fazem parte do rico acervo protegido pelo Iphan.A história das ferrovias no Brasil inicia-se em 30 de abril de 1854, com a inauguração, por D. Pedro II, do primeiro trecho de linha, a Estrada de Ferro Petrópolis, ligando Porto Mauá à Fragoso, no Rio de Janeiro, com 14 km de extensão. Mas a chegada da via à Petrópolis, transpondo a Serra do Mar, ocorreu somente em 1886. 

Em São João del Rei (MG), o Museu Ferroviário preserva a história da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas, criada em 1872. Seu percurso ligava a cidade de Sítio (atual Antônio Carlos) à Estrada de Ferro D. Pedro II (posteriormente, Central do Brasil), partindo daí para São João del Rei. Com novas concessões, a ferrovia Oeste de Minas se estendeu a outras cidades e ramais, alcançando, em 1894, um percurso total de 684 km, e foi considerada a primeira ferrovia brasileira de pequeno porte. 

As dificuldades e desafios para implantar estradas de ferro no Brasil eram muitos. Procurando atrair investidores, o governo implantou um sistema de concessões, que se tornou característico da política de infra-estrutura do período imperial. Entre o final do século XIX e início do século XX os recursos, sobretudo dos britânicos, alavancaram a construção de linhas férreas.

A expansão ferroviária, além de propiciar a entrada de capital estrangeiro no país, tinha, também, o objetivo de incentivar a economia exportadora. Desta forma, as primeiras linhas interligaram os centros de produção agrícola e de mineração aos portos diretamente, ou vencendo obstáculos à navegação fluvial. Vários planos de viação foram elaborados na tentativa de integrar a malha ferroviária e ordenar a implantação dos novos trechos. Entretanto, nenhum deles logrou êxito em função da política de concessões estabelecida pelo governo brasileiro. 


Leia mais

As Ferrovias na República
Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA)

Ferrovias Brasileiras

  • BA_FER_Estacao_da_Calcada
    Estação da Calçada, Bahia
  • ES_FER_Ponte_sobre_o_rio_Itabapoana
    Ponte sobre o rio Itabapoana, em Mimoso do Sul, Espírito Santo
  • PE_FER_Museu_do_Trem
    Museu do Trem, Estação Central em Recife, Pernambuco
  • PB_FER_Estacao_ferroviaria
    Estação ferroviária de João Pessoa, Paraíba
  • SP_FER_Patrimonio_ferroviario
    Patrimônio ferroviário em São Paulo
  • MS_FER_Ponte_ferroviaria
    Ponte ferroviária sobre o rio Paraguay, Mato Grosso do Sul
  • MG_FER_Patrimonio_Ferroviario
    Manutenção do patrimônio ferroviário, São João Del Rei
  • PI_FER_Estacao_ferroviaria_de_Piracuruca
    Estação ferroviária de Piracuruca, Piauí
  • GO_FER_Locomotiva
    Locomotiva do patrimônio ferroviário em Goiânia, Goiás
  • RS_FER_Patio_ferroviario
    Patio ferroviário em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul
  • MA_FER_Patrimonio_Ferroviario
    Patrimônio ferroviário de São Luis, Maranhão
  • RJ_FER_Locomotiva_no_Museu_do_Trem
    Locomotiva no Museu do Trem, Rio de Janeiro
Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin