Concursos, Seleções e Editais

Edital do Mestrado Profissional para servidores municipais e distrital com Sítios Patrimônio Mundial

Conteúdo

Servidores e empregados públicos das 13 cidades detentoras de sítios declarados como Patrimônio Mundial no Brasil podem concorrer ao Mestrado Profissional em Preservação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O Mestrado Profissional em Preservação do Patrimônio Cultural do IPHAN, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é oferecido pelo Centro Lucio Costa: Escola do Patrimônio do IPHAN (CLC), que conta, em suas atividades concernentes à preservação do patrimônio mundial e no âmbito de Acordo Internacional entre o Governo brasileiro e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com reconhecimento internacional desta última como Centro de Categoria 2. São 13 vagas, uma para cada cidade onde há sítios Patrimônio Mundial. As inscrições serão aceitas até o dia 2 de outubro.

O curso terá duração de dois anos. A proposta pedagógica associa as práticas de preservação do Patrimônio Cultural ao aprendizado teórico-metodológico e à pesquisa. O aluno deverá participar de atividades práticas em órgãos municipais e distritais de preservação. O projeto de pesquisa deve tratar de temáticas relacionadas à preservação do Patrimônio Mundial Cultural e Natural e à gestão dos sítios reconhecidos pela Unesco.

Ficam a cargo da instituição de origem do aluno a definição da carga horária dessas práticas durante a vigência do Mestrado, possíveis reduções e/ou dispensa durante os meses finais do curso para beneficiar a escrita da dissertação.

 

 

Categoria

Editais

Status

Finalizados