Publicações

  • Patrimônio Imaterial - Títulos Diversos

    Registro do Patrimônio Imaterial - 4ª Edição

    Autor: Márcia G. de Sant´Anna Edição: 2006 Páginas: 140

    Publicação: Iphan/Ministério da Cultura

    Este trabalho apresenta o dossiê final das atividades da Comissão e Grupo de Trabalho Patrimônio Imaterial realizadas a partir da vigência do Decreto 3.551, de 4 de agosto de 2000, que instituiu o Registro dos Bens Culturais de Natureza Imaterial e criou o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI). Trata da construção e cultivo de uma noção sempre mais abrangente, mais realista, menos exclusivista e excludente do que sejam as heranças culturais brasileiras. Aponta para a inclusão, esse universo, não apenas de prédios, monumentos, marcos materiais, mas, também, das inumeras formas expressivas geradas ao longo dos séculos e produzidas, rotineira e cotidianamente, nos dias de hoje.

  • Patrimônio Imaterial - Planos de Salvaguarda

    Plano de Salvaguarda da Capoeira no Paraná

    Autor: organização Geslline Giovana Braga, Juliano Martins Doberstein e Vinícius Villela Penna Edição: 2019 Páginas: 41

    Os bens culturais associados à Capoeira – a roda e o ofício de mestres – são reconhecidos como “Patrimônio Cultural do Brasil” desde 2008. Os procedimentos de “Registro” dos bens de natureza imaterial como Patrimônio do Brasil pelo Iphan, exigem políticas de “salvaguarda” como forma de realizar ações concretas em benefício do bem reconhecido como parte das nossas tradições culturais. Um dos objetivos centrais da salvaguarda é garantir a continuidade e o acesso ao bem cultural pelas pessoas e comunidades que detêm e transmitem esse Patrimônio – os seus “detentores” –, além da ampla divulgação e promoção das manifestações culturais registradas como forma de valorização das mesmas junto à sociedade brasileira. No que se refere à titulação referente à Capoeira pelo IPHAN, por sua vez:

    “O objetivo dos Registros da Roda de Capoeira e do Ofício de Mestres de Capoeira foi o de valorizar a história de resistência negra no Brasil, durante e após a escravidão. O reconhecimento da ‘Capoeira’ como patrimônio demarca a conscientização sobre o valor da herança cultural africana. Herança esta que, no passado, foi reprimida e discriminada, inclusive com práticas – como a própria roda de Capoeira – oficialmente criminalizadas durante um período da história do Brasil”. (Cartilha Salvaguarda da Roda de Capoeira e do Ofício dos Mestres de Capoeira: Apoio e Fomento. Brasília/DF: IPHAN, 2017. p. 7)

  • Patrimônio Imaterial - Dossiês

    Dossiê 10 - Matrizes do Samba no Rio de Janeiro

    Autor: Iphan Edição: 2014 Páginas: 204

    Publicação: Iphan

    Neste Dossiê - produzido a partir de trabalho realizado no Rio de Janeiro, em 2006 - estão textos e documentos que reforçam a importância do bem registrado pelo Iphan, como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.  O Centro Cultural Cartola analisou os variados estilos de samba no Rio de Janeiro, que se originaram nas tradicionais reuniões musicais na casa da Tia Ciata, no Estácio, nas escolas de samba, blocos, morros, ruas e quintais cariocas. De música marginalizada, o samba passou a símbolo nacional devido e esta trajetória cultural e histórica é apresentada pelo Iphan, em mais uma publicação que está à disposição do público. 

  • Patrimônio Imaterial - Títulos Diversos

    Prêmio Teatro de Bonecos Popular do Nordeste

    Autor: Departamento de Patrimônio Imaterial Edição: 2016 Páginas: 80

    Publicação: Iphan

    O Brasil é o único país das Américas que apresenta um patrimônio com feitio de tradição teatral encenada com bonecos e realizada por artistas populares. Artistas estes que pela vultuosidade de sua atuação são reconhecidos como mestres. Embora o mestre bonequeiro seja o protagonista desta forma de expressão, a performance nunca é solitária: por detrás de suas toldas, os bonecos ganham alma e personalidade em suas mãos e também se tornam protagonistas da cena, demonstrando a intrínseca relação entre bonequeiro e boneco e o modo como a “brincadeira” é, na verdade, uma devoção.

  • Patrimônio Imaterial - Títulos Diversos

    Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI) - Volume I - 2005 a 2010

    Autor: Rívia Ryker Bandeira de Alencar Edição: 2016 Páginas: 140

    Publicação: Iphan

    O Edital do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI) é um dos instrumentos fundamentais para o alinhamento da atuação das esferas pública e privada nas ações de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial. O objetivo é a promoção e a valorização e, sobretudo, a transmissão dos saberes relacionados às práticas culturais trabalhadas nos projetos. Os produtos gerados são distribuídos para as comunidades e grupos detentores dos bens culturais, além de bibliotecas públicas, escolas, entre outras instituições, visando uma ampla divulgação de informações sobre esses bens. Ao longo dos anos, os mais variados grupos sociais, em diversas localidades brasileiras, foram beneficiados pelos editais do PNPI. 

     

  • Patrimônio Imaterial - Títulos Diversos

    Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI) - Volume II - 2011 a 2015

    Autor: Rívia Ryker Bandeira de Alencar Edição: 2016 Páginas: 148

    Publicação: Iphan

    O Programa Nacional do Patrimônio Imaterial  (PNPI) têm contribuído, ao longo desses anos, para o aprimoramento das práticas de gestão adotadas pelo Iphan e instituições parceiras. A mobilização de comunidades e instituições públicas e privadas promovida pelo editais PNPI para o desenvolvimento de ações de salvaguarda vem ampliando a coordenação de esforços entre Estado e sociedade, propagando as diretrizes do Programa. Estas inicaitivas contribuem, também, para a difusão da diversidade do patrimônio cultural imaterial do País divulgando metodologias e conhecimentos técnicos, especificamente aqueles associados a inventários e mapeamentos culturais. 

  • Textos Especializados

    Convenção da Salvaguarda do Patrimônio Imaterial

    Autor: Unesco Edição: 2003 Páginas: 18

     

     

     

  • Anais

    Seminário Ibero-americano de Diversidade Linguística

    Autor: Marcus Vinícius Carvalho Garcia Edição: 2016 Páginas: 350

    Esta publicação contém uma coletânea de textos produzidos pelos participantes do Seminário Ibero-Americano da Diversidade Linguística, que aconteceu em Foz do Iguaçu, Paraná, de 17 a 20 de novembro de 2014. O evento foi organizado pelo Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan e pela Diretoria de Relações Internacionais do Ministério da Cultura. Contou com a parceria e apoio da Universidade de Integração Latino-Americana (Unila), da Itaipu Binacional e da Secretaria Geral Ibero-americana (Segib).

  • Patrimônio Imaterial - Planos de Salvaguarda

    Plano de Salvaguarda da Capoeira em Rondônia

    Autor: Organização: Emanuel Messias Arcas Vieira Edição: 2023 Páginas: 32

    O Plano de Salvaguarda da Capoeira em Rondônia que ora é apresentado, é fruto do trabalho socializado entre os diferentes grupos e rodas de capoeira rondonienses que vêm participando coletivamente de sua construção. O objetivo principal deste Plano é viabilizar, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial, a implementação da política de salvaguarda do Ofício dos Mestres de Capoeira e da Roda de Capoeira, registrados pelo Iphan, respectivamente, no Livro dos Saberes e no Livro das Formas de Expressão. Para tanto, este documento reúne demandas e propostas de ação percebidas pelos detentores, na dinâmica cotidiana de seus grupos, como importantes para a valorização, preservação, difusão, reprodução e transmissão deste bem cultural de reconhecimento e prestígio internacionais.

  • Patrimônio Imaterial - Títulos Diversos

    Mamulengos do distrito Federal: patrimônio Cultural do Brasil

    Autor: Maria Vilar (organização) Edição: 2020 Páginas: 43

    O Catálogo do Mamulengo do Distrito Federal reúne histórias, enredos e trajetórias dos bonequeiros locais, bem como de outros artistas que colaboram na construção dessa arte registrada como bem imaterial brasileiro. O material foi construído pelos próprios bonequeiros e bonequeiras, desde o texto de cada um dos brincantes, passando pelo projeto gráfico, até a organização do conteúdo, com colaboração técnica do Iphan.

Registros encontrados: 49

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin