Publicações

  • Hanna Levy no SPHAN (1946 - 1948)

    Autor: Adriana Sanajotti Nakamuta Edição: 2009 Páginas: 34

    Publicação: Iphan

    Hanna Levy, historiadora da arte alemã, esteve no Brasil entre 1937 e 1947. Embora seja pouco conhecida a trajetória de Levy no Brasil, assim como os seus desdobramentos políticos, alguns trabalhos importantes foram realizados pela jovem doutora durante a sua estada no país, parte deles de grande importância para o Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN). Desses trabalhos, os mais conhecidos e recorrentemente citados são os cincos artigos disponiveis na  Revista do Patrimônio: Valor histórico e artístico: importante problema da história da arte (1940), A propósito de três teorias sobre o Barroco (1941), A pintura colonial no Rio de Janeiro: notas sobre suas fontes e alguns de seus aspectos (1942), Modelos Europeus na Pintura Colonial (1944) e Retratos Coloniais (1945). 

  • Investigando as restaurações fundadoras do patrimônio: das práticas rotineiras às normas técnicas

    Autor: Márcia Chuva Edição: 2009 Páginas: 4

    Publicação: Iphan

    O Arquivo Central do Iphan guarda inúmeras surpresas. Nele foi encontrada a assinatura de Carlos Drummond de Andrade, não exatamente antecedendo um poema, mas encerrando um documento de natureza burocrática, pois o poeta foi por longos anos chefe do Arquivo. Um croquis de Lucio Costa, registrado em um pequeno pedaço de papel desenhado com o intuito de ilustrar sua opinião numa reunião de trabalho sobre uma reforma em andamento de um bem tombado, também está no Arquivo. Além desses, outros documentos formam esse acervo de fontes de pesquisa ainda pouco trabalhadas por historiadores, relativas às obras de restauração e conservação, que reúnem plantas de edificações, memorandos, cartas e ofícios, entre muitos outros.


     

  • Recortes de história social das missões da UNESCO no Brasil (1964 - 1979)

    Autor: Claudia Feierabend Baeta Leal Edição: 2009 Páginas: 4

    Publicação: Iphan

    Entre 1964 e 1979, uma série de importantes personalidades estrangeiras ligadas ao campo da preservação, da arquitetura e do urbanismo esteve no Brasil em missões científicas coordenadas pela UNESCO e incentivadas pela então Diretoria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (DPHAN), atualmente Iphan. Seus destinos foram cidades históricas brasileiras, muitas delas ameaçadas por sérios problemas de urbanismo e conservação, para os quais a DPHAN procurava soluções. Parte da historiografia do patrimônio cultural tende a explicar os contatos entre este órgão e a UNESCO, principalmente a partir do viés do auxílio especializado e da cooperação técnica, o que é apresentado neste artigo.

  • Capoeira em Roraima. Vou contar a minha história

    Autor: Dagoberto Luís Ventura Mota, Jefferson Dias de Araújo e Márcio Akira Couceiro Edição: 1ª edição Páginas: 150

    Publicação: Iphan

  • Prêmio BNDES de Boas Práticas para sistemas agrícolas tradicionais - 1ª edição

    Autor: IPHAN Edição: IPHAN Páginas: 56

    Prêmio BNDES de Boas Práticas para sistemas agrícolas tradicionais - 1ª edição

    O Prêmio BNDES de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais (Prêmio BNDES SAT) tem o intuito de valorizar ações de boas práticas de salvaguarda e conservação de bens culturais imateriais associados à agrobiodiversidade e à sociobiodiversidade presentes nos sistemas agrícolas tradicionais brasileiros. Trata-se de iniciativa conjunta do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO). Esta publicação traz um resumo das 15 (quinze) ações premiadas na primeira edição do Prêmio (2017 /2018) e apresenta um mosaico da diversidade cultural presente nos sistemas agrícolas tradicionais brasileiros.

    Edições Iphan

  • Arte Iny Karajá Patrimônio Cultural do Brasil

    Autor: Comunidades Iny Karajá Edição: Iphan Páginas: 167

    Como um meio de valorizar e promover a cultura, a arte e os mitos do povo indígena Karajá, assim como sua língua materna, denominada Inyrybè, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) lançou, no dia 28 de agosto de 2019, na Aldeia Buridina, em Aruanã/GO, o livro Arte Iny Karajá Patrimônio Cultural do Brasil, idealizado através de convênio com a Fundação de Apoio à Pesquisa (FUNAPE) e executado pelo Museu Antropológico da Universidade Federal de Goiás (UFG).

  • 5º Fórum Internacional do Patrimônio Arquitetônico Brasil/Portugal

    Autor: Iphan Edição: Iphan Páginas: 254

    Publicação do 5° Fipa – Fórum Internacional do Patrimônio Arquitetônico Brasil /Portugal realizado no Rio de Janeiro em maio de 2018 no Museu Histórico Nacional (MHN) e Paço Imperial, com apoio do Iphan e Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB. O evento é preparatório ao 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA-2020, o mais importante evento de arquitetura mundial, que está programado para ser realizado no Rio de Janeiro, em 2020, promovido pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) e IAB. O Fipa é uma parceria entre instituições brasileiras e portuguesas (IAB-Núcleo Campinas, UA-Universidade de Aveiro e Pontifícia Universidade Católica de Campinas), realizado de forma intercalada, um ano no Brasil, outro em Portugal. Reúne profissionais de referência nos campos científicos, técnicos e de gestão do patrimônio.

  • Memórias do Patrimônio: entrevista com Augusto da Silva Telles

    Autor: Analucia Thompson Edição: 2010 Páginas: 322

    Publicação: Iphan

    Esta publicação apresenta o Projeto Piloto Memória Oral da Preservação do Patrimônio Cultural, com duas entrevistas com Augusto da Silva Telles, arquiteto do Iphan por mais de cinco décadas. Participaram dessas entrevistas Cyro Corrêa Lyra, Jurema Kopke Eis Karnaut, Lia Motta, Analucia Thompson, Oscar Liberal e Irene da Silva Telles. Dois artigos sobre o Projeto - da organizadora da obra e do historiador Hilário Figueiredo Pereira Filho –, trazem um levantamento da documentação referente a Silva Telles que se encontra no Arquivo Central do Iphan/Seção Rio de Janeiro e de verbetes com esclarecimentos sobre personalidades, instituições e eventos citados pelo entrevistado.

  • Athos colorindo Brasília

    Autor: Iphan DF Edição: 2ª reimpressão, 2020 Páginas: 72

    Este é o primeiro livro da Coleção Patrimônio para Jovens, iniciativa da Superintendência do Iphan no Distrito Federal, instituída no âmbito do programa de educação patrimonial, que ora se desenvolve em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do DF - SEEDF, por meio de acordo de cooperação técnica. O propósito da coleção é produzir livros sobre o patrimônio cultural de Brasília, com linguagem direta, lúdica e jovial, para servir de material didático complementar na sensibilização e formação de crianças e jovens sobre o tema patrimonial, com foco nos alunos da Rede Pública de Ensino.

  • GT Brasília: memórias da preservação do patrimônio cultural do Distrito Federal

    Autor: Iphan DF Edição: 1a Páginas: 87

    O Grupo de Trabalho para Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Brasília foi criado em 1981, no âmbito do complexo institucional sphan / Pró-Memória, e esteve atuante até o início de 1988. Constituiu a primeira ação governamental específica para tratar a preservação do patrimônio cultural da cidade de maneira institucionalizada e tecnicamente sistematizada. Iniciativa que deu a necessária amplitude conceitual, técnica e institucional à preservação do patrimônio cultural de Brasília, sobretudo no que tange ao seu patrimônio edificado, pois até então essa atividade estava fundada em ações pontuais e descontínuas.

Registros encontrados: 538

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin