Publicações

  • Guia de Pesquisa e Documentação - Formulário e Roteiro de Pesquisa - Vol.2

    Autor: Iphan Edição: 2016 Páginas: 112

    O Formulário e Roteiro de Pesquisa é dividido em duas partes. A primeira trata do formulário do INDL, com as respectivas orientações para o seu preenchimento, enquanto a segunda parte apresenta seções com orientações sobre os diversos temas de pesquisa relativos ao escopo do inventário. Neste volume também são contempladas, do ponto de vista procedimental, algumas temáticas que requerem abordagem conceitual específica, tais como denominações, classificação genética, atitudes e representações, língua e variedades, usos linguísticos e escala de vitalidade linguística.

     

  • Arquitetura na Formação do Brasil

    Autor: Briane Elisabeth Panitz Bicca e Paulo Renato Silveira Bicca (organização) Edição: 2006 Páginas: 294

    Publicação: Unesco/Iphan

    A produção do livro Arquitetura na Formação do Brasil tem muito em comum com a visão e o papel que a Unesco atribui à História, a começar pela narrativa escolhida, cujo fio condutor considera os processos mais marcantes do desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Ao eleger a arquitetura como representação material desses processos, a ela confere o seu sentido maior de manifestação direta e legível da cultura. Ao lado da expressão contemporânea de alguns dos melhores fotógrafos brasileiros da atualidade, apresenta acervos iconográficos preciosos e, com eles, valoriza também a longa e custosa tarefa de preservação documental a cargo de instituições públicas e privadas no país.

  • Robert Smith e o Brasil - Vol. 1 - Arquitetura e Urbanismo

    Autor: Nestor Goulart Reis Filho (organização) Edição: 2012 Páginas: 255

    Publicação: Iphan

    Organizado em dois volumes, este livro apresenta o trabalho do historiador norte-americano Robert Chester Smith a respeito do urbanismo, da arquitetura e da arte colonial brasileira. Com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, depositária de grande parte do legado de Smith, foram aqui reunidos dezenove de seus mais relevantes artigos, diretamente ligados ao Brasil, além da maior parte da rica documentação cartográfica e iconográfica que acompanhou originalmente cada um dos ensaios escolhidos. Esse material estava disperso por livros e periódicos publicados em nosso país, em Portugal e nos Estados Unidos. 

     

  • Preservação do Patrimônio Edificado: a questão do uso

    Autor: Cyro Corrêa Lyra Edição: 2016 Páginas: 308

    Publicação: Iphan

    A primeira parte deste livro apresenta a análise da importância da preservação da obra arquitetônica, destacando a experiência francesa, que influenciou a organização da proteção do patrimônio cultural no Brasil. Nos capítulos seguintes, o autor mostra os resultados de pesquisas sobre a reutilização do bem arquitetônico, a requalificação urbana da orla marítima do Rio de Janeiro, com os projetos do Parque do Flamengo e do Porto Maravilha, além de ações desenvolvidas nas cidades de São Luís (MA), Salvador (BA), Curitiba e Lapa (PR). A revitalização na obra de arquitetura também é amplamente estudada com destaque para suas características específicas: militar, rural, industrial e religiosa, entre outras.

  • Ex-votos em Congonhas

    Autor: Lélia Coelho Frota Edição: 2012 Páginas: 208

    Publicação: Iphan

    Relegados aos fundos das sacristias ou depósitos e depois queimados, os ex-votos levaram tempo para serem percebidos como uma manifestação reveladora da arte popular brasileira. Este livro apresenta um extenso estudo sobre o resgate de duas coleções de ex-votos, em Congonhas, Minas Gerais: a primeira coleção é formada pelos ex-votos tombados da Sala dos Milagres do Santuário do Bom Jesus de Matozinhos e os ex-votos da Coleção Márcia Moura Castro; a segunda possui peças esculturais e medalhas, de várias origens e estabelece, por meio desses novos elementos, um diálogo entre as tradições presentes em Congonhas e essa quase universal prática dos ex-votos. 

  • Santo de Casa – Imaginária doméstica em Minas Gerais nos séculos XVIII e XIX

    Autor: Márcia de Moura Castro Edição: 2012 Páginas: 176

    Publicação: Iphan

    Ao contrário da exuberância da arte encontrada em igrejas brasileiras, os santos de casa - pequenos e modestos - tendem a ser mais ingênuos. Mas, nem por isso, menos interessantes e expressivos. Os santos de casa falam mais da cultura e da estética do povo brasileiro e fazem parte da intimidade das famílias religiosas. A autora deste livro é o exemplo clássico do colecionador cuja visão treinada percebe o valor do que não era valorizado e constrói, ao longo dos anos, uma bela coleção com essas imagens. Fotografias de todas as imagens da coleção de santos ilustram  e completam os textos.

  • Guia de Identificação de Arte Sacra

    Autor: Raphael João Hallack Fabrino Edição: 2012 Páginas: 147

    Publicação: Iphan

    O Guia de Identificação de Arte Sacra visa a identificação rápida de obras de arte sacra e dos objetos litúrgicos possibilitando determinar suas principais características estilísticas e funções. Anteriormente, os bens que compunham o patrimônio cultural no Brasil eram divididos em duas grandes categorias: bens imóveis - exemplares de natureza fixa, presos aos contextos em que estão inseridos, como bens arquitetônicos, paisagísticos, urbanísticos, entre outros; e bens móveis - aqueles que, independente de seu peso e tamanho, podiam ser transferidos de um local para o outro sem maiores problemas.  

  • Mapa Etno-Histórico do Brasil e Regiões Adjacentes

    Autor: Curt Nimuendajú Edição: 2017 - 2a. Edição Páginas: 120

    Publicação: Iphan e IBGE

    A presente versão do Mapa Etno-histórico do Brasil e Regiões Adjacentes é uma iniciativa da equipe técnica do Inventário Nacional da Diversidade Linguística do Departamento do Patrimônio Imaterial (INDL/DPI). O Iphan realizou uma revisão completa desta obra que é considerada um marco dos estudos sobre as línguas e culturas indígenas no Brasil. Trata-se de uma obra cujo objetivo é utilizar as novas tecnologias da informação e da comunicação para promover o acesso a conteúdos como a restauração digital do mapa original (elaborado em meados dos anos 1940), informações georreferenciadas sobre a diversidade linguística no país, entre outros dados.

     

  • Mercado de Ferro Restauração e Conservação - 2010/2015

    Autor: Carla Ferreira Cruz, Fernando José de Mesquita e Giovanni Blanco Sarquis (organização) Edição: 2015 Páginas: 32

    Publicação: Iphan/Superintendência no Pará

    Localizado entre os bairros da Cidade Velha e Campina, na doca do Ver-o-Peso, o Mercado de Ferro foi inaugurado em 1901, consolidando-se como um ponto de venda de produtos alimentícios da Amazônia. Nesta publicação estão aspectos relacionados à história do lugar em que o Mercado foi construído, informações sobre a época e o estilo arquitetônico de sua construção, além de aspectos das intervenções para conservação desse patrimônio. O Mercado foi tombado pelo Iphan, em 1977, integrando o conjunto arquitetônico e paisagístico do Ver-o-Peso, em Belém (PA).

     

     

  • Normatização de Cidades Históricas

    Autor: Iphan Edição: 2010 Páginas: 63

    Publicação: Iphan

    A preservação dos bens culturais materiais, na ação específica do Iphan, organiza-se em dois grandes conjuntos de atividades: identificação e proteção; e gestão. No que diz respeito às cidades históricas, desde sua criação, em 1937, o Iphan priorizou ações voltadas à sua proteção por meio do tombamento. Atualmente, o trabalho não termina com o tombamento - na realidade apenas começa - e neste contexto insere-se a elaboração desta publicação, que abrange inúmeras orientações para a elaboração de diretrizes e normas de preservação para áreas urbanas tombadas. 

     

Registros encontrados: 538

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin