Publicações

  • Vol. 4 - Entorno de bens tombados

    Autor: Lia Motta e Analucia Thompson Edição: 2010 Páginas: 174

    Publicação: Iphan

    Este livro é o resultado de pesquisa realizada nos acervos arquivísticos e bibliográficos do Iphan, no Rio de Janeiro, e da reunião de informações sobre o tema entorno de bens tombados. Um panorama da história e evolução conceitual do tema, desde as referências internacionais até a experiência brasileira, destacando o trabalho do Iphan a partir da aplicação das noções de visibilidade e vizinhança – definidas no Decreto-Lei nº 25 de 1937 – e, posteriormente, do conceito de entorno, que abrange a ambiência e a historicidade dos contextos que envolvem os bens tombados. Reprodução de documentos importantes, resultados de seminários e portarias que regulamentam procedimentos administrativos, incluindo entorno, e a proposta da criação do Livro de Entorno.

  • Aquarelas do Brasil: A importância dos registros pictóricos de Debret

    Autor: Mariane Pimentel Tutui Edição: 2015 Páginas: 23

    O presente artigo tem como objetivo ressaltar a importância dos registros pictóricos do artista francês Jean-Baptiste Debret, durante sua permanência no Brasil, de 1816 a 1831. Nos trópicos, seu traçado adquiriu novas formas e distintas abordagens temáticas, entre as quais figuram negros e mestiços em meio ao cenário do Rio de Janeiro oitocentista. Trata de festas e cores descortinadas por Debret que oferecem possibilidades de investigação sobre histórias, memórias e identidades expressas em processo de transformação, concernentes às manifestações culturais e à consolidação do que denominamos, na atualidade, de bens patrimoniais. Nesse exercício, está reforçada a importância das referências em uma obra de arte para que o legado do artista, a autenticidade de suas obras e sua memória sejam salvaguardados.

  • Patrimônio e Leitura: Catálogo Temático de Literatura Infantojuvenil - 4

    Autor: Maria Beatriz Rezende Edição: 2014 Páginas: 110

    Publicação: Iphan

    Esta edição incorpora e amplia o levantamento de títulos selecionados pelos Catálogos Comentados de Literatura Infantojuvenil 1, 2 e 3, consolidando a proposta de criar instrumentos de referência de cunho educativo sobre o patrimônio cultural que se apoiam na produção literária dirigida a jovens e crianças. Organizado em quatro capítulos, apresenta textos informativos relacionando os livros de literatura a temas tais como memória, identidade, história, modos de fazer e criar, saberes tradicionais, patrimônio edificado, patrimônio móvel e integrado, paisagens culturais, entre outros.  

  • Algumas Questões Relativas ao Patrimônio Industrial e sua Preservação

    Autor: Beatriz Mugayar Kühl Edição: 1a. Páginas: 7

     

     

     

  • Superquadra de Brasília - preservando um lugar de viver

    Autor: Iphan/Superintendência Iphan - DF Edição: 2015 Páginas: 101

    Publicação: Iphan

    Cartilha publicada com o propósito de construir um diálogo com o morador de Brasília, particularmente, o da superquadra, sobre o significado desse componente urbanístico fundamental para a constituição e valorização do espaço urbano da cidade. "A proposta de Brasília mudou a imagem de ‘morar em apartamento’, e isto porque morar em apartamento na superquadra significa dispor de chão livre e gramados generosos contíguos à 'casa', numa escala que um lote individual normal não tem possibilidade de oferecer.” Lucio Costa, em Brasília revisitada, 1985-1987: complementação, preservação, adensamento e expansão urbana.

  • Vol. 7 - Patrimônio e Fronteiras: Anais da IV Oficina de Pesquisa

    Autor: Copedoc/Daf/Iphan Edição: 2016 Páginas: 109

    Publicado: Iphan

    Os anais da IV Oficina de Pesquisa do Iphan: patrimônio e fronteiras apresentam trabalhos dos servidores do Iphan que participaram desse evento, realizado no Rio de Janeiro (RJ), entre os dias 20 e 24 de setembro de 2010, organizada pela Coordenação-Geral de Documentação e Pesquisa do Departamento de Articulação e Fomento (Copedoc/Daf). A Oficina se estruturou em quatro eixos principais que contribuíram para orientar as discussões, nos grupos de trabalho e na organização das comunicações e palestras dos convidados: Fronteiras Institucionais, Fronteiras da Preservação, Fronteiras Culturais, e Fronteiras do Conhecimento.  

  • Patrimônio Cultural Imaterial: Para Saber Mais - Cartilha 2 - Salvaguarda de Bens Registrados Patrimônio Cultural do Brasil

    Autor: Iphan Edição: 2017 Páginas: 40

    Publicação: Iphan

    Nesta cartilha é apresentada a forma como o Iphan vem atuando com os bens culturais reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil, os chamados Bens Registrados. Mais especificamente, serão detalhadas as diretrizes, demonstrados os procedimentos e descritos os eixos de ação que conformam a atuação institucional. Seu objetivo principal é demonstrar como o Iphan, por meio da execução de ações de apoio e fomento, em conjunto com a sociedade civil e instituições parceiras, realiza a salvaguarda de bens Registrados.

  • Barroco e Rococó nas Igrejas de São João del-Rei e Tiradentes - Vol. 2

    Autor: Myriam A. Ribeiro de Oliveira e Olinto Rodrigues dos Santos Edição: 2010 Páginas: 160

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    Os Roteiros de São João del-Rei e Tiradentes (Itineraries in São João del-Rei and Tiradentes) sugeridos para os visitantes dessas cidades mineiras incluem os marcos iniciais de monumentos de grande importância para o período barroco, como as igrejas de Irmandades, começando pelas mais antigas até o apogeu do rococó nas igrejas das ordens terceiras do Carmo e São Francisco de Assis de São João del-Rei. Apresenta um breve resumo de aspectos interessantes outras igrejas e capelas, em localidades próximas, que completam o panorama do ciclo rococó na região. Um exemplo é a primitiva igreja de Nossa Senhora do Pilar, construída no início do século XVIII. Edição bilíngue (português/inglês).

     

  • Azulejaria em Belém do Pará: Inventário – Arquitetura civil e religiosa – século XVIII ao XX

    Autor: Dora Monteiro e Silva de Alcântara, Stella Regina Soares de Brito e Thais Alessandra Bastos Caminha Sanjad Edição: 2016 Páginas: 344

    Publicação: Iphan

    A particular história de Belém (PA), seus períodos de excepcional riqueza e seus fortes laços com a Europa explicam muito da profusão e da variedade do emprego do azulejo, tanto em fachadas quanto em interiores ao longo de, pelo menos, três séculos. Os exemplos vão da azulejaria de padronagem e dos painéis azuis e brancos do chamado “Ciclo dos Mestres” até a produção em série do século XIX, ao Art Nouveau e Art Déco, no início do século XX. O processo de inventário da azulejaria em Belém foi iniciado, em 1971, pelo arquiteto Antônio Pedro Gomes de Alcântara (1926-1999) a quem esta obra é dedicada. 

  • Antônio Francisco Lisboa – Moldagens de gesso como instrumento de preservação da sua obra e o processo construtivo nas oficinas de escultura em Portugal a partir do século XVIII

    Autor: Alexandre Mascarenhas Edição: 2014 Páginas: 292

    Publicação: Iphan/Fino Traço Editora Ltda. 

    A partir da documentação sobre escultores portugueses dos séculos XVIII e XIX, o autor estabelece um paralelo com a obra de Antônio Francisco Lisboa (o Aleijadinho) quanto à forma de organização do trabalho - as corporações de ofício - e ao seu processo construtivo criativo, incluindo um exaustivo inventário da sua produção de moldes e reproduções das esculturas. O estudo Antônio Francisco Lisboa trata - além de inúmeros aspectos da História da Arte e da Arquitetura - dos saberes dos profissionais do gesso, dos grandes artistas, como Aleijadinho, Machado de Castro, Soares do Reis, entre outros. 

Registros encontrados: 538

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin