Publicações

  • Aprendendo sobre o nosso patrimônio Cultural

    Autor: Izaurina Maria de Azevedo Nunes, organizadora ; Robson Araújo, ilustrador Edição: 2022 Páginas: 47

    A cartilha é uma das quatro publicações do kit de material paradidático do projeto de educação patrimonial O Boi vai à Escola, destinada a promover, junto aos alunos do 5º ano do ensino fundamental, a reflexão sobre o patrimônio cultural. Com maior densidade de conteúdo, são tratados temas que provocam o debate dos estudantes acerca das noções de cultura, do patrimônio cultural em suas dimensões material e imaterial; e do Bumba meu boi, com as especificidades do sotaque de Costa de mão, permeado por questões relacionadas ao preconceito racial e à intolerância religiosa.

    Em 48 páginas, numa linguagem descontraída, as personagens interagem com os alunos em diálogos nos quais textos e atividades são associados, promovendo pesquisas, criação, debates e pensamento crítico sobre os temas propostos. A produção da cartilha conta com ilustração de Robson Araújo e textos de uma equipe constituída por: Izaurina Nunes, Rafael Gaspar, Juliana Nogueira e Lisandra Teixeira, com a colaboração de Jandir Gonçalves, Mariana Zanchetta e alunos da Unidade de Educação Básica Honório Odorico Ferreira orientados pela professora Rosa Santos.

  • Plano de salvaguarda : modos de fazer o queijo minas artesanal

    Autor: Iphan Edição: 2024 Páginas: 63

    Este é um plano elaborado a partir da perspectiva da gestão compartilhada, reflexo da importância da autonomia dos detentores dos bens culturais e da promoção de uma articulação interinstitucional para a salvaguarda do patrimônio imaterial. Com a publicação do Plano de Salvaguarda dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal, o Iphan segue reforçando e consolidando o compromisso institucional firmado pelo Programa Nacional do Patrimônio Imaterial – PNPI, instituído pelo Decreto nº 3.551/2000 e regulamentado pela Portaria Iphan nº 200/2016. Com o comprometimento e a participação ativa das associações de detentores e dos parceiros envolvidos, o que se espera é que este plano seja um instrumento eficaz para a valorização e preservação desse importante Patrimônio Cultural do Brasil.

  • Os Sambas Brasileiros: Diversidade, Apropriação e Salvaguarda Anais - Vol. 1

    Autor: Márcia Sant´Anna Edição: 2011 Páginas: 144

    Publicação: Iphan

    O seminário sobre os sambas brasileiros reuniu pesquisadores e artistas de renome nacional para tratar das origens, características, diferenças e semelhanças do samba nas diversas regiões do Brasil, e o registro do Samba de Roda do Recôncavo Baiano, no Livro das Formas de Expressão do Iphan. Esta publicação contém a política de salvaguarda do samba de roda, implantada a partir do seu registro e reconhecimento como patrimônio cultural, e aponta aquela que pode e deve ser uma das dimensões da Casa do Samba de Santo Amaro, na Bahia. Com este trabalho, o Instituto retoma uma tradição antiga e de grande importância para os gestores e pesquisadores que realizam pesquisas sobre o patrimônio cultural: registrar, nos Anais, os encontros, simpósios e conferências que promove, patrocina ou apoia.

  • Manual de Intervenções em Jardins Históricos - 2ª Edição

    Autor: Carlos Fernando Delphim Edição: 2005 Páginas: 151

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    Essa publicação apresenta, especificamente, os locais considerados jardins históricos e os entornos dos monumentos tombados. O Manual de Intervenção em Jardibns Históricos visa atender às exigências de orientação técnica em conservação e preservação dos jardins sob tutela federal, considerando que os objetos em questão são elementos vivos e em constante mudança.

  • Dossiê 6 - Ofício das Baianas de Acarajé

    Autor: DPI/Iphan Edição: 2007 Páginas: 104

    Publicação: Iphan

    Este bem cultural de natureza imaterial, inscrito no Livro dos Saberes em 2005, consiste em uma prática tradicional de produção e venda, em tabuleiro, das chamadas comidas de baiana, feitas com azeite de dendê e ligadas ao culto dos orixás, amplamente disseminadas na cidade de Salvador, Bahia.

  • Patrimônio Cultural Imaterial: Para Saber Mais

    Autor: Natália Guerra Brayner Edição: 2009 Páginas: 32

    Publicação: Iphan

    Esta publicação apresenta as diretrizes e instrumentos que norteiam e tornam possíveis as atividades de identificação, registro e salvaguarda do patrimônio imaterial. O Iphan pretende, também, promover uma reflexão crítica sobre essa política, de forma que todos os leitores percebam a importância da contribuição de cada um de nós, por meio da criatividade e do diálogo permanente, para o aperfeiçoamento dessas estratégias, instrumentos de salvaguarda e sua adequação aos contextos específicos de cada bem cultural.

  • Roteiros 9 - Igrejas e Conventos da Bahia - Vol. 3

    Autor: Maria Helena Ochi Flexor Edição: 2011 Páginas: 181

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta 

    As publicações Igrejas e Conventos da Bahia apresentam os mais importantes conjuntos de igrejas e conventos, em três volumes, com a longa e minuciosa viagem que a historiadora e autora oferece ao leitor. O Volume 3 mostra cinco roteiros de visitação entre os mais significativos do Recôncavo Baiano e do Baixo Sul da Bahia. Entre esses conjuntos, está a Igreja e Recolhimento de Nossa Senhora dos Humildes (às margens do rio Subaé, em Santo Amaro da Purificação). O Recolhimento abrigava viúvas, órfãs, pensionistas ou filhas de senhores de engenho. Edição bilíngue (português/inglês). 

  • Vol. 6 - Brasil: Monumentos Históricos e Arqueológicos

    Autor: Rodrigo Melo Franco de Andrade Edição: 2012 Páginas: 364

    Organização: Maria Beatriz Rezende; colaboração: Maria Tarcila Ferreira Guedes, Augusto Carlos da Silva Telles, entre outros.
    Publicação: Iphan

    Reedição comentada do livro de Rodrigo Melo Franco de Andrade, publicado em 1952, pelo Instituto Pan-Americano de Geografia e História, do México. Apresenta a trajetória da preservação no Brasil e seus aspectos administrativo e legislativo, a conservação e restauração dos monumentos, a bibliografia específica sobre o tema, o intercâmbio com instituições do continente americano, a educação popular e dos museus. Inclui a primeira lista completa dos bens culturais que compunham o patrimônio histórico e artístico na época, situando-os em um mapa do território nacional. A presente reedição traz capítulos inéditos que a contextualizam e fornecem uma visão panorâmica das práticas e discussões conceituais que se seguiram ao esforço inicial de criação do Iphan.

  • Patrimônio Histórico, Projetos Urbanos E Urbanidade

    Autor: Nadia Somekh Edição: 2015 Páginas: 16

    O Processo de urbanização de São Paulo produziu um modelo urbano sem urbanidade. A verticalização da cidade se desenvolveu nas ultimas décadas em condomínios fechados e destruiu os bens culturais. As transformações recentes da indústria e a reestruturação produtiva trouxe para as nossas cidades a convivência  de velhos e novos problemas, além disso, deixaram áreas, bem equipadas, vazias, ampliando o processo de expansão da cidade dispersa e consequente dilapidação dos recursos naturais. As cidades contemporâneas vêm passando por transformações que podem ser elencadas apontando a necessidade de ampliar a importância da proteção do Patrimônio Cultural, bem como dos espaços públicos, garantindo identidade e democracia urbana. Este artigo aponta diretrizes para a (re)formulação de uma Política de Preservação do Patrimônio para a cidade de São Paulo, com vistas ao resgate da urbanidade.

  • A Pesquisa Arqueológica na Casa da Fundição do Ouro de Goiás

    Autor: Catarina Eleonora E. da Silva e Maria Lúcia Franco Pardi Edição: 1889 Páginas: 25

     

     

     

Registros encontrados: 552

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin