Publicações
-
Revista do Patrimônio nº 31
Autor: Iphan Edição: 2005 Páginas: 318 -
Dossiê 10 - Matrizes do Samba no Rio de Janeiro
Autor: Iphan Edição: 2014 Páginas: 204Publicação: Iphan
Neste Dossiê - produzido a partir de trabalho realizado no Rio de Janeiro, em 2006 - estão textos e documentos que reforçam a importância do bem registrado pelo Iphan, como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. O Centro Cultural Cartola analisou os variados estilos de samba no Rio de Janeiro, que se originaram nas tradicionais reuniões musicais na casa da Tia Ciata, no Estácio, nas escolas de samba, blocos, morros, ruas e quintais cariocas. De música marginalizada, o samba passou a símbolo nacional devido e esta trajetória cultural e histórica é apresentada pelo Iphan, em mais uma publicação que está à disposição do público. -
Artesanato: Cinco Pontos para Discussão
Autor: Ricardo Lima Edição: 2005 Páginas: 12 -
Educação Patrimonial: Diálogos Entre Escola, Museu e Cidade - Caderno Temático 4
Autor: Átila Bezerra Tolentino (org.) Edição: 2015 Páginas: 61Publicação: Iphan/Superintendência no Estado da Paraíba
O número 4 desta série de cadernos patrimoniais retrata experiências de Educação Patrimonial por todo o Brasil que tomam os espaços educativos das escolas e dos museus como polos a partir dos quais se desenvolvem experiências sensoriais e interpretativas que extrapolam seus limites físicos e sua atuação institucional. A ampliação do limite entre o dentro e o fora, relatada em diversas experiências, incorpora novos elementos às práticas educativas comumente realizadas e revela como as referências culturais são palpáveis e acessíveis a qualquer cidadão ou cidadã, pois permeiam o cotidiano, a vizinhança e a cidade de todos.
-
Prêmio Teatro de Bonecos Popular do Nordeste
Autor: Departamento de Patrimônio Imaterial Edição: 2016 Páginas: 80Publicação: Iphan
O Brasil é o único país das Américas que apresenta um patrimônio com feitio de tradição teatral encenada com bonecos e realizada por artistas populares. Artistas estes que pela vultuosidade de sua atuação são reconhecidos como mestres. Embora o mestre bonequeiro seja o protagonista desta forma de expressão, a performance nunca é solitária: por detrás de suas toldas, os bonecos ganham alma e personalidade em suas mãos e também se tornam protagonistas da cena, demonstrando a intrínseca relação entre bonequeiro e boneco e o modo como a “brincadeira” é, na verdade, uma devoção.
-
Recife – Mercado de São José
Autor: Iphan/Programa Monumenta Edição: Edição: 2010 Páginas: 16Publicação: Iphan/Programa Monumenta/Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
A série de publicações Rotas do Patrimônio – Uma viagem através da história apresenta roteiros completos com dicas de locais para visitação, lazer, compras e gastronomia nas cidades históricas. O Mercado de São José localiza-se no bairro de São José, centro de Recife, em frente à Igreja Nossa Senhora da Penha. É um dos pontos centrais do tradicional comércio de rua desse bairro, onde é possível encontrar o mais típico artesanato da cidade, além da gastronomia. Pela singularidade e importância histórica e cultural, é destino certo de visitantes e turistas. No século XIX - inspirado no projeto do mercado público em ferro de Grenelle, em Paris (França) -, o engenheiro francês Victor Lieutier, contratado pela Câmara Municipal de Recife, elaborou o projeto de um mercado para a área. Edição bilíngue (português/inglês).
-
Plano de salvaguarda : capoeira em Goiás
Autor: Organização: Renata Silva de Oliveira Galvão Edição: 2023 Páginas: 27Esse Plano de Salvaguarda apresenta as diretrizes, as ações e as metas a serem realizadas em curto, médio e longo prazo. O objetivo é planejar e construir ações, de modo a promover a valorização, o apoio e o fomento da capoeira em Goiás, impulsionando a transmissão de seus valores e de seus saberes para as próximas gerações.
-
Patrimônio Cultural e Desenvolvimento Sustentável Anais – Vol. 3
Autor: Luiz Philippe Torelly Edição: 2012 Páginas: 70Esta publicação dá continuidade à coleção Anais, inaugurada com os volumes sobre o I Encontro da Casa de Samba de Santo Amaro da Purificação (2007) e o I Fórum Nacional do Patrimônio Cultural (2009), em Ouro Preto (MG). O objetivo é divulgar e promover a reflexão sobre os temas debatidos no Encontro de Especialistas em Patrimônio Mundial e Desenvolvimento Sustentável (2012). O estabelecimento de políticas públicas ambientalmente sustentáveis e a ampliação e qualificação da proteção ao patrimônio cultural mantêm uma relação muito estreita. Com a expansão do conceito de patrimônio cultural nas últimas décadas, observa-se que as políticas de preservação não estão apenas vinculadas ao conceito de excepcionalidade, mas, principalmente, ao exercício da cidadania, e passaram a considerar a dimensão territorial desse patrimônio.
-
Manual de Intervenção em Jardins Históricos - 1ª Edição
Autor: Iphan/Programa Monumenta Edição: 1999 Páginas: 69Publicação: Iphan/Programa Monumenta
O Manual de Intervenção em Jardins Históricos tem como público-alvo os técnicos do Iphan, dos órgãos estaduais e administrações municipais ou profissionais liberais envolvidos com a preservação. Está direcionado, também, às empresas de restauração, proprietários e usuários de espaços de valor cultural que estejam submetidos a qualquer forma de proteção. Aborda, especificamente, os locais caracterizados como jardins históricos e os chamados entornos de monumentos tombados e procura orientar as ações necessárias ao cuidado desses jardins.
-
Roteiros 7 - Engenhos do Recôncavo Baiano
Autor: Esterzilda Berenstein de Azevedo Edição: 2009 Páginas: 140Publicação: Iphan/Programa Monumenta
O sétimo título desta série propõe aos leitores interessados no patrimônio arquitetônico nacional uma viagem por alguns dos monumentos remanescentes da arquitetura do açúcar na Bahia. Os conjuntos tradicionais ali instalados com suas casas-grandes, capelas, fábricas e senzalas são descritos em minúcia e com muitas imagens, inclusive as dos vestígios que ainda podem ser visitados.