Publicações

  • Educação Patrimonial: Orientações ao Professor - Caderno Temático 1

    Autor: Iphan Edição: 2011 Páginas: 65

    Publicação: Iphan/Casa do Patrimônio de João Pessoa 

    O primeiro Caderno Temático parte da concepção de Educação Patrimonial como processo sistemático, continuado e transversal a diferentes áreas do conhecimento. E trabalha conceitos como de patrimônio, memória, cidadania, museu, educação, entre outros.

  • Manual de Arqueologia Histórica em Projetos de Restauração - 1ª Edição

    Autor: Rosana Najjar e Maria Cristina Coelho Duarte Edição: 2002 Páginas: 57

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    Este manual foi elaborado para atender exigências de orientação técnica na gestão dos projetos de restauração/conservação dos bens imóveis tombados sob tutela federal. Busca suprir a necessidade de estabelecimento de procedimentos padrões a serem adotados pelo Iphan, no que se refere às práticas de Arqueologia e do seu papel nas atividades de preservação e quais são os resultados esperados. 

  • Roteiros 8 - Barroco e Rococó em Ouro Preto e Mariana - Vol. 1

    Autor: Myriam A. Ribeiro de Oliveira e Adalgisa Arantes Campos Edição: 2010 Páginas: 160

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta

    A obra propõe - sobretudo aos visitantes de Ouro Preto e Mariana, em Minas Gerais - um rico painel de seu acervo cultural resultado de minuciosa pesquisa realizada nas duas cidades mineiras. No Volume I, estão detalhados os aspectos mais importantes de seus monumentos religiosos, as características dos emblemáticos artistas do barroco e rococó mineiros, além das celebrações realizadas segundo práticas católicas tradicionais ali preservadas. Ouro Preto era a capital política e administrativa, enquanto Mariana se destacava como a capital religiosa.

  • Educação Patrimonial no Programa Mais Educação - Fichas do Inventário

    Autor: Iphan Edição: 2013 Páginas: 43

    Publicação: Iphan

    As Fichas do Inventário são os modelos para o preenchimento das informações produzidas e para a organização dos materiais resultantes do inventário do patrimonio cultural. Elas são parte integrante do Manual e, por isso, também orientam a realização do trabalho de forma organizada, instrutiva e pedagógica.

  • Revista do Patrimônio nº 31

    Autor: Iphan Edição: 2005 Páginas: 318

     

     

     

       

  • Dossiê 10 - Matrizes do Samba no Rio de Janeiro

    Autor: Iphan Edição: 2014 Páginas: 204

    Publicação: Iphan

    Neste Dossiê - produzido a partir de trabalho realizado no Rio de Janeiro, em 2006 - estão textos e documentos que reforçam a importância do bem registrado pelo Iphan, como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.  O Centro Cultural Cartola analisou os variados estilos de samba no Rio de Janeiro, que se originaram nas tradicionais reuniões musicais na casa da Tia Ciata, no Estácio, nas escolas de samba, blocos, morros, ruas e quintais cariocas. De música marginalizada, o samba passou a símbolo nacional devido e esta trajetória cultural e histórica é apresentada pelo Iphan, em mais uma publicação que está à disposição do público. 

  • Artesanato: Cinco Pontos para Discussão

    Autor: Ricardo Lima Edição: 2005 Páginas: 12

     

     

     

  • Educação Patrimonial: Diálogos Entre Escola, Museu e Cidade - Caderno Temático 4

    Autor: Átila Bezerra Tolentino (org.) Edição: 2015 Páginas: 61

    Publicação: Iphan/Superintendência no Estado da Paraíba

    O número 4 desta série de cadernos patrimoniais retrata experiências de Educação Patrimonial por todo o Brasil que tomam os espaços educativos das escolas e dos museus como polos a partir dos quais se desenvolvem experiências sensoriais e interpretativas que extrapolam seus limites físicos e sua atuação institucional. A ampliação do limite entre o dentro e o fora, relatada em diversas experiências, incorpora novos elementos às práticas educativas comumente realizadas e revela como as referências culturais são palpáveis e acessíveis a qualquer cidadão ou cidadã, pois permeiam o cotidiano, a vizinhança e a cidade de todos.

     

  • Prêmio Teatro de Bonecos Popular do Nordeste

    Autor: Departamento de Patrimônio Imaterial Edição: 2016 Páginas: 80

    Publicação: Iphan

    O Brasil é o único país das Américas que apresenta um patrimônio com feitio de tradição teatral encenada com bonecos e realizada por artistas populares. Artistas estes que pela vultuosidade de sua atuação são reconhecidos como mestres. Embora o mestre bonequeiro seja o protagonista desta forma de expressão, a performance nunca é solitária: por detrás de suas toldas, os bonecos ganham alma e personalidade em suas mãos e também se tornam protagonistas da cena, demonstrando a intrínseca relação entre bonequeiro e boneco e o modo como a “brincadeira” é, na verdade, uma devoção.

  • Recife – Mercado de São José

    Autor: Iphan/Programa Monumenta Edição: Edição: 2010 Páginas: 16

    Publicação: Iphan/Programa Monumenta/Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

    A série de publicações Rotas do Patrimônio – Uma viagem através da história apresenta roteiros completos com dicas de locais para visitação, lazer, compras e gastronomia nas cidades históricas. O Mercado de São José localiza-se no bairro de São José, centro de Recife, em frente à Igreja Nossa Senhora da Penha. É um dos pontos centrais do tradicional comércio de rua  desse bairro, onde é possível encontrar o mais típico artesanato da cidade, além da gastronomia. Pela singularidade e importância histórica e cultural, é destino certo de visitantes e turistas. No século XIX - inspirado no projeto do mercado público em ferro de Grenelle, em Paris (França) -, o engenheiro francês Victor Lieutier, contratado pela Câmara Municipal de Recife, elaborou o projeto de um mercado para a área. Edição bilíngue (português/inglês).

Registros encontrados: 558

Compartilhar
Facebook Twitter Email Linkedin