Publicações
-
Revista do Patrimônio nº 30
Autor: Iphan Edição: 2002 Páginas: 294 -
Dossiê 11 - Modo Artesanal de Fazer Queijo de Minas
Autor: DPI/Iphan Edição: 2014 Páginas: 140Publicação: Iphan
Fazer e comer queijo são parte do modo de ser mineiro. A produção artesanal de queijos de leite cru é uma atividade tradicional, enraizada no cotidiano de fazendas e sítios de Minas Gerais, e remete ao processo de ocupação desse território, durante os séculos XVII e XVIII. Esta publicação apresenta narrativa que abrange cidade e vilas das microrregiões do Serro, Canastra, Serra do Salitre, Alto Paranaíba, Araxá, serras do sul de Minas, Campo das Vertentes, e retrata a tradição e os modos de fazer de um queijo reconhecido mundialmente. Um vasto repertório de conhecimentos tradicionais que inclui as formas de comercialização e consumo desses queijos artesanais também compõe mais um Dossiê produzido pelo Iphan. -
Carta das Paisagens Culturais e Geoparques
Autor: Seminário Serra da Bodoquena - MS Edição: 2007 Páginas: 7 -
Educação Patrimonial: políticas, relações de poder e ações afirmativas - Caderno Temático 5
Autor: Átila Bezerra Tolentino e Emanuel Oliveira Braga (orgs.) Edição: 2016 Páginas: 148Este texto é fruto da pesquisa sobre Educação Patrimonial como componente da Política Nacional de Patrimônio Cultural e apresenta uma concepção político-pedagógica mais progressista, em um contexto que favorece processos de preservação participativos e fundamentados na diversidade cultural e nas liberdades a ela associadas. Os autores dos artigos reunidos neste Caderno Temático trataram de temas como Políticas, relações de poder e ações afirmativas, Educação, patrimônio e sujeitos: diálogo democrático), e Dinâmica das emoções através da educação patrimonial pautada na arte/educação, entre outros.
-
Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI) - Volume I - 2005 a 2010
Autor: Rívia Ryker Bandeira de Alencar Edição: 2016 Páginas: 140Publicação: Iphan
O Edital do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI) é um dos instrumentos fundamentais para o alinhamento da atuação das esferas pública e privada nas ações de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial. O objetivo é a promoção e a valorização e, sobretudo, a transmissão dos saberes relacionados às práticas culturais trabalhadas nos projetos. Os produtos gerados são distribuídos para as comunidades e grupos detentores dos bens culturais, além de bibliotecas públicas, escolas, entre outras instituições, visando uma ampla divulgação de informações sobre esses bens. Ao longo dos anos, os mais variados grupos sociais, em diversas localidades brasileiras, foram beneficiados pelos editais do PNPI.
-
Jaboatão - Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes
Autor: Iphan/Programa Monumenta Edição: Edição: 2010 Páginas: 16Publicação: Iphan/Programa Monumenta/Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
A série de publicações Rotas do Patrimônio – Uma viagem através da história apresenta roteiros completos com dicas de locais para visitação, lazer, compras e gastronomia nas cidades históricas. Neste volume estão informações detalhadas sobre a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes está situada no Jaboatão dos Guararapes, distante cerca de 14 km do centro de Recife (PE), no Parque Histórico Nacional dos Guararapes, bem no alto de um monte e em meio à vegetação, de onde se pode desfrutar de uma vista panorâmica. Edição bilíngue (português/inglês).
-
Plano de Salvaguarda da Capoeira em Rondônia
Autor: Organização: Emanuel Messias Arcas Vieira Edição: 2023 Páginas: 32O Plano de Salvaguarda da Capoeira em Rondônia que ora é apresentado, é fruto do trabalho socializado entre os diferentes grupos e rodas de capoeira rondonienses que vêm participando coletivamente de sua construção. O objetivo principal deste Plano é viabilizar, conforme as diretrizes do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial, a implementação da política de salvaguarda do Ofício dos Mestres de Capoeira e da Roda de Capoeira, registrados pelo Iphan, respectivamente, no Livro dos Saberes e no Livro das Formas de Expressão. Para tanto, este documento reúne demandas e propostas de ação percebidas pelos detentores, na dinâmica cotidiana de seus grupos, como importantes para a valorização, preservação, difusão, reprodução e transmissão deste bem cultural de reconhecimento e prestígio internacionais.
-
Manual de Conservação de Cantarias - 1ª Edição
Autor: Iphan/Programa Monumenta Edição: 2000 Páginas: 43Publicação: Iphan/Programa Monumenta
Esta publicação unifica os procedimentos adotados nas intervenções de conservação em esculturas, estruturas e elementos decorativos executados em pedra nos monumentos históricos brasileiros. Trata, ainda, da orientação técnica prevista nas intervenções preliminares de conservação da pedra, sem esgotar todas as possibilidades de diagnóstico, tratamentos e procedimentos relativos a essa área de atuação. Entre outros aspectos, estão os tipos de rocha utilizados no Brasil e suas formas de utilização, a identificação das patologias e dos agentes degradadores e os métodos de tratamento.
-
Roteiros 6 - Igrejas, Palácios e Palacetes de Belém
Autor: Jussara da Silveira Derenji e Jorge Derenji Edição: 2009 Páginas: 228Publicação: Iphan/Programa Monumenta
Os autores propõem uma viagem do surgimento do pequeno núcleo de Santa Maria de Belém à metrópole regional de nossos dias, capital do Estado do Pará. A história da criação dos mais importantes exemplares do seu patrimônio arquitetônico, com as informações necessárias à plena fruição dos palácios, palacetes e igrejas indicados. Divididos entre os períodos de seu surgimento, os monumentos da arquitetura civil e religiosa foram estudados pelos autores, que destacaram o estilo, as características originais e as modificações sofridas posteriormente.
-
Revista do Patrimônio nº 29
Autor: Iphan Edição: 2001 Páginas: 391