Publicações
-
Olinda – Sítio Histórico
Autor: Iphan/Programa Monumenta Edição: Edição: 2010 Páginas: 16Publicação: Iphan/Programa Monumenta/Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)
A série de publicações Rotas do Patrimônio – Uma viagem através da história apresenta roteiros completos com dicas de locais para visitação, lazer, compras e gastronomia nas cidades históricas. Localizado ao norte de Recife, bem próximo do centro da capital, o sítio histórico de Olinda está preservado em seu traçado urbano, na paisagem e no conjunto arquitetônico. Corresponde ao plano de ocupação colonial português a partir do século XVI. Também conhecido por Cidade Alta, a harmoniosa integração entre a arquitetura, o verde e o mar, compõe uma paisagem inesquecível. A cidade abriga inúmeros ateliês de artistas plásticos e um famoso Carnaval de rua. Edição bilíngue (português/inglês).
-
Inventário da obra de Athos Bulcão em Brasília
Autor: Iphan Edição: 2018 Páginas: 215Athos Bulcão conjugou, com maestria desenho, forma e cor, expressando-se nos mais variados suportes, gerando múltiplas, lúdicas e originais criações. Sua obra identifica-se com Brasília de tal modo que é difícil dissociar uma da outra, além da identificação e o carinho que desperta no público. São pinturas, desenhos, colagens, máscaras, cenários e figurinos teatrais, além de murais, painéis e elementos escultóricos criados especificamente para os espaços a que se destinavam.
-
Barroco e Rococó nas Igrejas de Sabará e Caeté
Autor: Myriam Andrade de Oliveira e Célio Macedo ALves Edição: 2018 Páginas: 228 -
Revista do Patrimônio nº 40
Autor: Iphan Edição: 2019 Páginas: 396Trazer à luz o tema do turismo na perspectiva do patrimônio foi um interessante desafio. O objetivo central desta edição é abordar essa relação, favorecendo uma leitura instigante tanto para aqueles que se debruçam sobre a gestão patrimonial quanto para profissionais do turismo.
-
Mestres Artífices - Bahia
Autor: Eugenio de Ávila Lins, Mariely Cabral de Santana, Maria Hermínia Olivera Hernández e Silvia Pimenta d’Affonsêca Edição: 2017 Páginas: 299Coordenação: Eugenio de Ávila Lins e Mariely Cabral de SantanaPublicação: Iphan/ UFBAEsta publicação apresenta os resultados do Inventário dos Mestres Artífices da Construção Civil Tradicional na Chapada Diamantina – BA, realizado pelo IPHAN em cooperação com a Universidade Federal da Bahia – UFBA, no qual foram identificados e documentados os saberes tradicionais que envolvem o conhecimento de materiais e técnicas construtivas locais, conformadoras de um rico patrimônio material e imaterial, tão marcantes da paisagem cultural da Chapada. O projeto tem o intuito de valorizar tais ofícios e seus detentores, contribuindo para que as práticas construtivas tradicionais se mantenham vivas na região e reconhecidas pelo importante valor para o campo da preservação e da arquitetura vernacular brasileira. -
Patrimônio cultural do Brasil : pareceres de registro dos bens culturais imateriais (v. 1)
Autor: Iphan Edição: 2021 Páginas: 535Ao celebrar as duas décadas da instituição da Política de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, o Iphan reúne nos dois volumes desta publicação os pareceres e notas técnicas conclusivos que recomendaram o Registro dos 48 bens culturais de natureza imaterial reconhecidos nestes 20 anos. Os documentos foram elaborados entre 2002 e 2019, tanto por técnicos e gestores do Departamento do Patrimônio Imaterial (DPI), das Superintendências do Iphan nos estados e do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), quanto por integrantes do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan.
Ao mesmo tempo, este compêndio se oferece como uma poderosa ferramenta de conhecimento, promovendo a difusão
dos princípios, fundamentos e diretrizes do PCI, historiando sua implementação e sua operação, com potencial educativo,
de formação e capacitação. Esperamos que esta edição em dois volumes, ricamente ilustrada, possa favorecer a tomada de decisões pertinentes para ações em andamento e por vir, dos mais diversos entes e membros da sociedade. -
Manual de elaboração de Planos de Salvaguarda
Autor: organização: Aline Miranda, Rafael Belló Klein e Sara Santos Morais Edição: 2022 Páginas: 60O Manual de Elaboração de Plano de Salvaguarda tem como objetivo apresentar orientações para a construção de planos de salvaguarda de bens registrados pelo Iphan como Patrimônio Cultural do Brasil. Espera-se que este material seja um instrumento para subsidiar a gestão compartilhada do patrimônio imaterial e alcance toda a sociedade.
-
Educar, Documentar e Valorizar para Preservar: Pesca Artesanal com Auxílio dos Botos em Laguna
Autor: Alicia Norma González de Castells e Fátima Satsuki de Araujo Lino Edição: 2015 Páginas: 161Preservar para permitir às futuras gerações que apreciem uma das manifestações culturais mais expressivas de interação entre homem e animal. Esse foi um dos fatores que motivou o projeto intitulado “Educar, documentar e valorizar para Preservar: Pesca Artesanal com Auxílio dos Botos em Laguna/SC”.
-
Manual de catalogação rede de bibliotecas do Iphan
Autor: Iphan Edição: 2024 Páginas: 59O Grupo de Trabalho de Catalogação da Rede de Bibliotecas do Iphan, ora denominado GTCATALOGAÇÃO, instituído pela Portaria GAB-Iphan/Iphan nº 28, de 13 de julho de 2021, apresenta este Manual de Catalogação como resultado de seu trabalho conjunto. O Manual de Catalogação tem como objetivo o estabelecimento de padrões para a catalogação e unificação dos registros da Rede de Bibliotecas do Iphan, utilizando o sistema Pergamum. O Manual apresenta, ainda, exemplos substanciosos de vários tipos de materiais que podem corroborar as atividades dos catalogadores da Rede e a padronização do Catálogo.
-
Patrimônio e Leitura: Catálogo Comentado de Literatura Infantojuvenil - 2
Autor: Maria Beatriz Rezende Edição: 2009 Páginas: 48Publicação: Iphan
Apresenta obras que vão desde narrativas memorialistas, histórico-ficcionais e de aventura a poesia. As resenhas procuram demonstrar a presença de temas como a cultura popular – o folclore, as festas, a culinária; a memória como construção individual e coletiva; o saber das populações tradicionais; as narrativas históricas; a iconografia como registro documental.